collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: One Toutch RELE  (Lida 7203 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline elmanoduarte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
One Toutch RELE
« em: 08 de Agosto de 2010, 14:32 »
OLA  :happy:

 Preciso de um sistema que ao pressionar um interruptor de pressão uma vez, ligue um rele de 12volts, e se mantenha ligado,, depois quando se voltar a pressionar no mesmo botão desligue o mesmo RELE. Estou a falar de um interruptor desses tipo one toutch , não sei explicar mas só de pressão única.
 Se alguém poder dar uma dica, agradecia.
  8)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: One Toutch RELE
« Responder #1 em: 08 de Agosto de 2010, 14:40 »
Tenho ideia que podes usar um 555 para fazer isso, procura por um circuito bi-estavel.
Avr fanboy

Offline elmanoduarte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: One Toutch RELE
« Responder #2 em: 08 de Agosto de 2010, 16:43 »
 Obrigado por responder   :)
 Estive a pesquisar, mas fico um pouco confuso, encontro varios circuitos, mas para montagens de comandos a distancia  etc.. eu pretendia algo mesmo simples. Sera isto ?

Offline elmanoduarte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: One Toutch RELE
« Responder #3 em: 08 de Agosto de 2010, 17:49 »
 Encontrei este KIT, que achão ? penso ser isto que preciso!

http://www.quasarelectronics.com/ci0009-electronic-flip-flop-relay-board-module.htm

Offline tcustodio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 344
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
Re: One Toutch RELE
« Responder #4 em: 09 de Agosto de 2010, 10:17 »
olá :)

não precisas de nenhum controlo electrónico especial, apenas precisas de um relé que tenha latch: http://en.wikipedia.org/wiki/Relay#Latching_relay

basicamente é um relé "com memória", apenas precisa de um impulso para trocar de estado! Tem a desvantagem de ser um pouco mais caro que os relés convencionais. Se mesmo assim estiver fora do teu alcance usar um relé destes (apesar de ser a melhor solução) sei que podes usar um 555 para simular um latch, tal como o senso disse.

Vantagens/Desvantagens:
Se usares um relé com latch, o consumo de energia é mínimo, pois o relé apenas precisa de um pulso vindo o botão para mudar de estado. Por exemplo, se faltar a luz, o relé manterá o estado em que estava, o que pode ser um factor crítico nalgumas aplicações;
Se usares um relé sem latch, tens um consumo constante para o manter ligado, e se construires um latch, esse latch também terá um consumo constante, mesmo que o relé esteje desligado.

Espero ter ajudado! ;)
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline fred gomes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 238
Re: One Toutch RELE
« Responder #5 em: 09 de Agosto de 2010, 11:58 »
com um biestável tambem podes fazer isso facilmente...

http://docentes.fam.ulusiada.pt/~d1095/SDI_Cap6_0506.pdf

Fiz aqui dois esquemas para te tentar explicar melhor, não ligues à qualidade de imagem, pois foram feitos à pressa no paint, no entanto dá para perceber bem a ideia..

http://img411.imageshack.us/i/img1h.png/

aqui..  o botão encontra-se normalmente com o estado lógico 0, quando o pressionas vai passar para 1 e voltar para 0 (0-->1-->0), vais ter um flanco ascendente (0-->1) e outro descendente (1-->0),

o que esse circuito vai fazer, é colocar(memorizar) o valor de D na sáida Q quando "for encontrado um flanco ascendente na entrada D (agora vê se consegues perceber).

neste circuito:

http://img535.imageshack.us/i/img2dn.png/

o valor memorizado é o valor de J, então.. supondo que actualmente temos o valor 1 no J , e 0 no K , pressionamos o botão (atenção que este memoriza quando ocorre um flanco descendente (vê a diferença do simbolo que este circuito têm na linha de clock com o do circuito anterior para perceberes), no entanto podes usar ambos os circuitos com qualquer tipo de flanco, uma vez que ao pressionares o botão ocorrem os 2 tipos de flanco)), iremos ter o valor 1 na saída Q, e 0 no Q negado. Agora repara, ficamos com os valores 1 na entrada K e 0 na entrada J , mas estes só serão memorizados depois de ocorrer um flanco (até lá o valor da saída Q mantêm-se), então, se voltarmos a pressionar o botão, já teremoso valor 0 em Q e 1 em Q negado, e assim sucessivamente..

percebeste? (podes experimentar estes circuitos num programa simulador de circuitos electrónicos, como o proteus ou multisim)

Ps: se alguem detectar algum erro nas explicações dadas agradeçia que me corrigisse..
« Última modificação: 09 de Agosto de 2010, 12:02 por fred gomes »
cumprimentos,
Fred

Offline elmanoduarte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: One Toutch RELE
« Responder #6 em: 09 de Agosto de 2010, 13:50 »
 Sim, percebi, no entanto, tenho tb de procurar o preço, eu vivo nos Açores Horta-Faial- (nada de confusões), então comprar ou melhor, mandar vir todos os componentes necessários, pode ficar melhor comprar um KIT, mesmo que desmontado, pq isso eu na tenho qualquer dificuldade. Comprei este...

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=130340589885&ssPageName=STRK:MEWNX:IT

existem outros, mas não pode haver temporizadores metidos, e muitos tem isso. O preço disto chegando a minha modesta casinha, é de 8.70€,   :)  tão a ver !,, não conseguiria todos os componentes ca na ilha por este preço, e depois pa mandar vir ai do continente, são raros as firmas que mandam por correio NORMALÍSSIMO  :) , usam derivado a vossa distancia dos CTT, EMS 18 e coisas parecidas que encarece logo coisinhas que muitas vezes custam só 0.50€ !,,por isso se juntar .50€ a a volta de 10€ para EMS´s tão  a ver !
  Qual o fim disto!
 Estou em casa a 1 ano, de canadianas, já fui operado 3 vezes a 1 joelho, tenho 38 anos e minha situação na tem bom fim!,,então já a bué de tempo que emprego o meu tempo em coisas que na preciso de me mover, esta que andava a anos abandonada (electrónica) , voltou a ser o que me faz sentir bem, muito bem até.
 Então, tenho um projecto, que poderá não se inserir muito neste tipo de FORUM, mas pa minhas dúvidas não encontrei FORUM PT com mais resposta ao que eu sempre pretendo. Estou a montar alias esta quase pronto, um repetidor de VHF , porquê? Porque eu gosto, e tenho o material! Sou radiomador  desde os 18 anos, e como vivo numa ilha, num arquipelago que é amedrontado constantemente por SISMOS e outras catastofres , + 1 repetidor ONLINE ..AUTOMONO , com paineis solares, e um gerador éolico que comprei no EBAY, ou seja meu pai tem um predio nesta ilha com uma localização muito boa para efeitos radio, então pretenho intalar tudo lá,  ligar a alimentção do repetidor a um telemovel que ja modifiquei para receber um SMS e ligar o sistema, so preciso de este sistema que com um CLICK,,,fique LIGADO   :)  posso ligar o sistema quando quizer. E como estou a usar MOTOROLAS GM 300, posso programar o REPETIDOR com um portatil como for necessario.

comprimentos
Duarte

« Última modificação: 09 de Agosto de 2010, 14:05 por elmanoduarte »

Offline fred gomes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 238
Re: One Toutch RELE
« Responder #7 em: 09 de Agosto de 2010, 14:34 »
Os biestáveis são baratos..
eu nunca comprei, mas são integrados, devem custar uns no máximo 5 € (no máximo mesmo),  em qualquer loja de electronica deves conseguir isso..

no entanto deves procurar por "um código" para poder pedir o biestavel na loja de electronica.. por exemplo, para comprares uma ponte H podes usar o L203D, L293NE, etc.. e em tdos os integrados tens esse codigo..

pesqquisa por biestaveis na net que encontras bem essa informação...
qualquer questão dispões  ;)
cumprimentos,
Fred

Offline elmanoduarte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: One Toutch RELE
« Responder #8 em: 09 de Agosto de 2010, 15:15 »
 Ok, obrigado, vou testar o KIT que comprei no EBAY, depois digo algo. Pq como já disse, mesmo custando 5€ + CTT 10 € fica logo caro, se este KIT que comprei no EBAY funcionar, fica por 8€ posto em casa  :)


Comprimentos

Duarte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: One Toutch RELE
« Responder #9 em: 09 de Agosto de 2010, 15:21 »
Os portes para ai são assim tão caros?
Avr fanboy

Offline elmanoduarte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: One Toutch RELE
« Responder #10 em: 09 de Agosto de 2010, 15:52 »
 Eu já expliquei, a maior parte das empresas ai no continente, só querem mandar pos Açores por EMS 18, a taxa minima costuma ser 10 ou 11 €.

 Ai a minha teimosia!

Comprimentos
Duarte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: One Toutch RELE
« Responder #11 em: 09 de Agosto de 2010, 17:17 »
E será que se pedires não enfiam o pedido numa carta de correio verde ou assim, penso que são so mesmo 3€ ou nem isso que para o continente.
Avr fanboy

Offline elmanoduarte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: One Toutch RELE
« Responder #12 em: 09 de Agosto de 2010, 18:44 »
 AMIGOS, é como lhes digo, a maior parte das empresas não quer saber de ir aos CTT por uma ninharia, preferem os EMS porque eles passam para levantar a porta deles. Tou tanto farto de pagar por situações dessas e vocês não acreditam ? Ainda a poucos dias me fizeram isso quando comprei 2 relés de 5v, paguei a volta de 13€,, !!!!!!!!!!! MAs sempre foi assim, toda a mia vida vivi aqui, e como já disse tenho 38, sempre foi assim, lá se ncontra uma que nos fazem envios de envelope por 2 ou 3€, mas isso é uma em 100!


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: One Toutch RELE
« Responder #13 em: 09 de Agosto de 2010, 19:20 »
Eu não estou a duvidar nem nada que se pareça, só perguntei por achar meio estranho não fazerem isso, quer dizer estranho não é, pelo menos a leiritrónica por aqui é famosa por fazer o mesmo, enviar encomendas de 2 ou 3€ com 10€ ou mais de portes.
Avr fanboy

Offline elmanoduarte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
Re: One Toutch RELE
« Responder #14 em: 09 de Agosto de 2010, 19:38 »
 Ora ai está essa tb já me fez isso, a Dimofel, e outras, uma que durante anos mandava muito baratinho era a Diguivision, mas eles pra mim era só a parte de material de satelite. Mas a justificação de certo modo é compreencivel, voces ficam quase sempre longe de uma estção de CTT. Aqui não, em 10 minutos ou pouco mais se chega de qualquer lado desta ilha a uma.
 comprimentos
Duarte