collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Será ruido ???  (Lida 7341 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline preytender

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Será ruido ???
« em: 22 de Junho de 2010, 03:49 »
Boa noite a todos, estou aqui a precisar de uma ajudinha.

Tenho o meu robot a funcionar com uma ponte-h e dois motores dc e agora decidi juntar um motor servo que vai servir de suporte a um sensor ir sharp.
Sempre que os motores estão a funcionar o servo vibra e move-se descontroladamente, ja vi alguns comentarios no forum em que se queixavam do mesmo. Deve ser ruido dos motores, alguma sugestão que me possa ajudar a ultrapassar isto.

Quando terminar tenciono fazer um topico com fotos e mais informações para ja aqui vão duas fotos que talvem ajudem a resolver o problema.





Obrigado.
« Última modificação: 22 de Junho de 2010, 13:13 por preytender »

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Será ruido ???
« Responder #1 em: 22 de Junho de 2010, 09:22 »
Descontroladamente ou não pára quieto, mas move-se muito pouco?
Tipo 1mm para cada lado... Ou muito mais que isso?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Será ruido ???
« Responder #2 em: 22 de Junho de 2010, 09:59 »
Os motores devem estar a puchar muita corrente das pilhas. Tenta colocar 1 condensador de 100uF ou 220uF muito perto da ponte-H e do servo. Ou então re-carrega as pilhas (se forem recarregáveis), se estiverem a ficar fracas também podem causar esse comportamento.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Será ruido ???
« Responder #3 em: 22 de Junho de 2010, 10:03 »
Cheira-me a ruido.

# Em cada motor DC, coloca um condensador de 1nF/10nF em paralelo. Vai ajudar a limitar as altas freqs logo no motor.

# liga a alimentação do servo, directamente à fonte de alimentação. Não deixes que a corrente de alimentação deste, possa passar por fios ou pistas que vão alimentar o teu Micro. Directo, tipo ligação em estrela. Assim, o ruido vai para a fonte e não para o Micro.

# Estás a usar um Micro simples ou o Arduino? se for um micro simples, coloca um condensador de 100nF directamente junto dos pinos de alimentação do Micro.

# Aumenta o condensador de entrada do teu sistema para 470uF ou 1000uF. Este deve estar o mais perto possivel da fonte de alimentação.

# Se o Micro estiver muito longe da fonte de alimentação, também podes usar um condensador de 100uF perto do Micro.

# Podes usar uma Ferrite Bead na linha de alimentação do Micro, em série, logo a seguir ao ponto de ligação estrela, onde a seguir à Ferrite ligas o tal condensador de 100uF. Faz um filtro passa-baixo LC.

# ... dar particular atenção à ligação da alimentação e das massas. As massas devem ser mesmo ligadas em estrela. O ponto central da estrela é a fonte de alimentação. Não descurar isto.


Offline preytender

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Será ruido ???
« Responder #4 em: 22 de Junho de 2010, 13:27 »
Obrigado a todos pela ajuda, adicionei no inicio do tópico algumas fotos.
Aqui vai uma lista dos condensadores que tenho, já me tentei documentar sobre o uso disto mas já reparei que é um bocado estranho e vai da experiencia de cada um.



Descontroladamente ou não pára quieto, mas move-se muito pouco?
Tipo 1mm para cada lado... Ou muito mais que isso?
Abana muito e as vezes fica colado tudo para a esquerda, so volta ao sitio quando os motores param.

Os motores devem estar a puchar muita corrente das pilhas. Tenta colocar 1 condensador de 100uF ou 220uF muito perto da ponte-H e do servo. Ou então re-carrega as pilhas (se forem recarregáveis), se estiverem a ficar fracas também podem causar esse comportamento.
Com relação a carregar as pilhas foi a minha primeira tentativa mas não resultou alias elas estavam quase cheias.
Com relação ao condensador tenho os de tipo D (ver foto em cima) deve ser isto. só não sei muito bem onde os colocar.


# Em cada motor DC, coloca um condensador de 1nF/10nF em paralelo. Vai ajudar a limitar as altas freqs logo no motor.
Acho que tambem posso tentar isto, dizes soldar um dos condensadores ceramicos nos pinos dos motores certo ??


# ... dar particular atenção à ligação da alimentação e das massas. As massas devem ser mesmo ligadas em estrela. O ponto central da estrela é a fonte de alimentação. Não descurar isto.
Podes dar uma vista de olhos s.f.f. a foto do esquema que adicionei no inicio ??? Consideras que as minhas massas estão em estrela ?? Quando dizes massas estas a dizer ground certo ?? (Desculpa pelas perguntas estupidas)



Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Será ruido ???
« Responder #5 em: 22 de Junho de 2010, 14:04 »
No caso do servo, coloca o condensador na breadboard onde a ficha do servo encaixa, logo ali junto à ficha.
No caso dos motores DC, coloca o(s) condensador(es) directamente entre os pinos de alimentação dos motores na ponte-H (podes mesmo meter o condensador "a passar por cima do chip").

É só o servo que tem problemas, ou o arduino está a fazer reset sozinho quando arrancam os motores? Se o Arduino está a fazer reset, então é preciso mais uma coisinha (aliás, até pode bastar essa coisinha para resolver o problema, mesmo sem os condensadores).



Condensadores:

A) 103 = 10 + 000 pF = 10000 pF = 10 nF
D) 1 nF, tensão máxima 100V
C) 0.1 63 provavelmente 0.1 uF = 100 nF, tensão máxima de 63V

pF quer dizer pico-Farad; o Farad é a unidade de medida usada nos condensadores, mas como 1 Farad é demasiado grande, normalmente usam-se sub-múltiplos como o

 micro-Farad (uF) = 0.000 001 F = 1000 nF
 nano-Farad (nF) = 0.001 uF = 0.000 000 001 F = 1000 pF
 pico-Farad (pF) = 0.001 nF = 0.000 000 000 001 F

Há várias nomenclaturas para marcar condensadores. Os condensadores que têm só um número, normalmente de 3 algarismos, são medidos em pF e o valor são os 2 1ºs algarismos seguidos de um número de zeros igual ao algarismo da direita. Exemplos:

 101 -> 10 + 0 = 100 pF
 102 -> 10 + 00 = 1 000 pF = 1 nF
 104 -> 10 + 0000 = 100 000 pF = 100 nF
 332 -> 33 + 00 = 3 300 pF = 3.3 nF
 223 -> 22 + 000 = 22 000 pF = 22 nF

Outra nomenclatura tem um algarismo seguido de "n" (nF) seguido de outro algarismo, usado normalmente para valores entre 1 e 10nF:

 4n7 -> 4.7 nF
 6n8 -> 6.8 nF

Outra ainda, usada para valores entre 1 pF e 99 pF, tem só o número. Em geral estes condensadores são cerâmicos dos mais piririris (como os do cristal do ATmega). Exemplos:

 1 -> 1 pF
 22 -> 22 pF
 47 -> 47 pF

Antigamente ainda se viam uns marcados com cores como as resistências. E depois há os electróliticos, que têm lá escrita a unidade (uF). Também há alguns que têm escrito a unidade em nF, e são geralmente condensadores entre 100 nF e 1000 nF.

Hás vezes quando há uns com nomenclatura mais esquisita dá para "adivinhar" que valor é pelo tamanho do condensador e sabendo que valores existem, pois não há todos os valores (valores tipicos envolvem variações dos números 1, 10, 22, 33, 47, 56, 68, ... como 1, 10, 2.2, 220, etc).
« Última modificação: 22 de Junho de 2010, 14:22 por Njay »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Será ruido ???
« Responder #6 em: 22 de Junho de 2010, 14:21 »
# ... dar particular atenção à ligação da alimentação e das massas. As massas devem ser mesmo ligadas em estrela. O ponto central da estrela é a fonte de alimentação. Não descurar isto.
Podes dar uma vista de olhos s.f.f. a foto do esquema que adicionei no inicio ??? Consideras que as minhas massas estão em estrela ?? Quando dizes massas estas a dizer ground certo ?? (Desculpa pelas perguntas estupidas)

Sim, massa=ground=gnd.

E não, o teu GND não está em estrela.
Estar em estrela significa que o ponto de ligação é apenas um, faz mesmo uma estrela. E esse ponto de ligação é no pino da bateria.

este post.


Offline preytender

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Será ruido ???
« Responder #7 em: 22 de Junho de 2010, 15:15 »

Problema resolvido, muito obrigado.

Segui as vossas indicações e coloquei dois condensadores na alimentacao dos motores(D) + 1 no servo(D) + 4 nos motores(A) e.... perfeito de vez em quando o servo abanda um bocadinho mas é perfeitamente aceitavel.

Njay - Obrigado pela explicação sobre as medidas dos condensadores, muito bom.

asena - Ja estive a ver o topico que sugeriste e percebi o que queres dizer, mas como o topico diz é preciso ser artista  ;D Vai ser um topico que vou ter em consideração quando tentar tirar a tralha da breadboard e fazer um circuito em condições.

Mais uma vez obrigado, grande comunidade. 8)
Abraço.