collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 14:48]


LLM Crawlers por jm_araujo
[02 de Maio de 2024, 21:57]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]

Autor Tópico: Projecto final de curso - Estufa  (Lida 67573 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.374
    • Tiago Rodrigues
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #60 em: 24 de Junho de 2009, 20:45 »
eu n percebo é pra k é k são os zenners e tal.. se o projecto é pa fazer com arduino, um ds1620 (termoestato) e o tal sensor de humidade já eram bons pontos de partida.. se a isso juntasses um lcd, uns servos pa controlar a estrutura da estufa (se é k a tem) uma bomba d'água e uma ventoínha de dissipador de processador, e ficavas aí c'um projecto giro..  mas n passa mt disso..
 
Realmente a minha opinião é que se o caminho é estudar microcontroladores como automatos seria isso a fazer, e saia-te a baixo dos 100€ de certeza mesmo com tudo o que o ricardo-reis enumerou!

Offline Renato_fama

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #61 em: 24 de Junho de 2009, 20:49 »
Quem é que  disse que o projecto é para fazer com arduino! eu ja disse que em termos de custos n a uisquer problema!!

o meu prof disseme que tinha que usar o ZEN o que é que eu vou fazer??? ir contra a palava dele??

nao!! por isso tenho que me sujeitar a ordens superiores nao é?
Renato Costa

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #62 em: 24 de Junho de 2009, 20:50 »
Citar
Se utilizares termostato não sabes a temperatura actual nem precisas de microcontrolador, mas não considero que seja grande projecto.

Concordo em que não seja um bom projecto para electrónica e programação, mas é o mais barato e menos complicado para

automação...

ou não concordas?

Citar
Mas eu perguntei ao meu prof e ele disse que com termostatos eu n ia usar sensores de temperatura nem de humidade??

E disse muito bem. Porque como já disse o TigPT o termostato já tem incluido o sensor de temperatura assim como o humidostato já

tem incluido os sensores de humidade que na maior parte dos casos são fios de cabelo.

Citar
eu n percebo é pra k é k são os zenners e ta

Não são ZENNERS o zen é um micro PLC (automato) da omron vê o linke:

http://industrial.omron.pt/pt/products/catalogue/control_components/programmable_relays/zen_10c/default.html

Para quem não conhece vamos dizer que é o vosso arduino dentro duma caixa própria para ambientes industriais

 e em vez de ser programado em C é programado em LADDER.

vejam o meu " Zen " feito com PIC16f628A:

http://picasaweb.google.pt/joaopaulo.pereira844/PLC?feat=directlink

jp_

« Última modificação: 24 de Junho de 2009, 20:56 por jp_ »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.374
    • Tiago Rodrigues
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #63 em: 24 de Junho de 2009, 20:51 »
Quem é que  disse que o projecto é para fazer com arduino! eu ja disse que em termos de custos n a uisquer problema!!

o meu prof disseme que tinha que usar o ZEN o que é que eu vou fazer??? ir contra a palava dele??

nao!! por isso tenho que me sujeitar a ordens superiores nao é?

Tem calma rapaz... eu ainda não te vi a dizeres nada com certeza, foi por isso que continuei a divagar... se já falaste com ele e é mesmo par usar ZEN, tudo bem! Ninguém aqui quer te por a fazer nada contra tua vontade!

Offline Renato_fama

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #64 em: 24 de Junho de 2009, 20:56 »
Oh sabes como é tou a iniciar isto e a tentar preceber é por isso que pronto! mas sim é para usar o ZEN, e aquela parte

do termostato e do humidostato ja precebi! e que não é preciso sensores! pronto essa parte ´já esta!   amanha talves

começe a programar em ZEN vamos la ver como corre!!


Mas uma duvida um termostato descteta a temperatura em toda a estuda correcto?? e humidostato na terra toda

certo?

Não é so naqele determinado local!! 
Renato Costa

Offline Renato_fama

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #65 em: 24 de Junho de 2009, 21:00 »
Mas ficava um prjecto mais bem feito se em ves do termostato fosse um controlador! ai ja usava sensores!!

o ZEN uso de certeza, agora tou na duvida entre terostato ou controlador!! com o controlar era mais preciso!

Não sei é a unica incerteza que tenho para já!!




RENATO COSTA
Renato Costa

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.374
    • Tiago Rodrigues
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #66 em: 24 de Junho de 2009, 21:02 »
Todos esses sensores só detectam ao pé deles, se meteres uma chaleira a deitar vapor ao pé do sensor de humidade, ou ao pé do termómetro, ele vai variar! Para saberes "em toda a estufa" tens que meter vários e fazer a média.

Não há sensores aladinos que adivinham o que acontece no resto do espaço com o qual não estão em contacto.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #67 em: 24 de Junho de 2009, 21:04 »
e mais.. se é pra usar termoESTATO e humidoESTATO, n sei pra quê gastar mais em microcontroladores seja lá quais forem.. o ds1620 (falo deste pk é o k eu conheço) pode mt bem funcionar sem mc.. mas se a ideia é gastar recursos no nada.. gastem praí.. tás a dizer k n vais contra o prof.. se lhe apresentasses uma ideia eficiente, ele decerteza k, mesmo n percebendo nd do k tás a dizer, n te ia tirar a razão.. e a verdade é k com uns trocos podias mt bem fazer uma coisa em condições e eficiente..

Offline Renato_fama

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #68 em: 24 de Junho de 2009, 21:13 »
Humm ja tou a preceber essa parte dos sensores, e se por exemplo eu usase um contolador era a mesma cosa como referiste em cima??

Olha se eu tenho o ZEN já n é prciso conprar existe na escola, vou utiliza-lo n achas?? 
Renato Costa

Offline Renato_fama

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #69 em: 24 de Junho de 2009, 21:15 »
Más pronto, dis-me qual era a tua ideia de prencipio e fim!!tu queres dentro de uma estufa que te decete a temperatura  e a humidade, para depois abrir o telhado a porta ligar as ventuinhas a bomba etc . . .

o que fazias podes sugerir??
Renato Costa

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #70 em: 24 de Junho de 2009, 21:17 »
Citar
Não há sensores aladinos que adivinham o que acontece no resto do espaço com o qual não estão em contacto.

Não há não senhora, mas se colocado num ponto central e fazendo circular o ar, ele fica homogéneo, e dessa forma basta um sensor.

Relativamente ao humidostato se é para saber a humidade da terra, esquece aquele que te mencionei porque não dá!!

Os que te indiquei eu mencionei que eram para medir o ambiente...

Se é para medir a humidade do solo vais ter que procurar outros...

jp_

Offline Renato_fama

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #71 em: 24 de Junho de 2009, 21:20 »
Pois bem me pareçeu!! mas tbm pode ser para medir a humidade do solo! tbm serve! =) xD

OBRIGADO
Renato Costa

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.374
    • Tiago Rodrigues
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #72 em: 24 de Junho de 2009, 21:21 »
http://www.instructables.com/id/Garduino_Gardening_Arduino/

Ai tens boa informação de como medir humidade do solo... olha só para os sensores e métodos, não tem que ser obrigatoriamente com arduino.


Outro link... o google é um amigo!
http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1212611752/9

mais um, neste até ensinam a fazer sensor de humidade com 2 pregos:
http://www.botanicalls.com/archived_kits/twitter/

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #73 em: 25 de Junho de 2009, 13:19 »
Estive agora a ler este tópico todo, e antes de comentar o projecto deixa-me pedir-te umas coisas:

1º - Não precisas de fazer 20 posts seguidos, tal como o TigPT já te disse....basta carregares no botão editar e adicionas à mensagem anterior o que queres dizer. Isto, claro, se ainda ninguém tiver respondido.

2º - Tenta escrever num português mais correcto. Torna-se difícil a leitura e compreensão dos outros da maneira como escreves.

3º - Não precisas de estar sempre a pedir para estarem por aqui! Acredito que todos gostem de ajudar, mas se não responderem agora, talvez daqui a uns minutos, ou horas responda. Ninguém faz disto a sua vida (bem....tirando o TigPT ;D) e estamos sempre por cá para ajudar.  ;)

Espero que encares estes 3 pontos como conselhos e não como repreensão!  :)



Agora comentando o projecto:

No meu último ano de curso, um colega meu também fez uma estufa. Estava porreira e tal, mas talvez existam projectos mais interessantes. Mas estou a admirar o facto de estares no 11º ano e já estares a preparar a PAP (ou PAF). Normalmente, todos deixam a PAP para o final e depois atrasam-se sempre :P. Estou a ver que já tens o projecto definido, e quase tudo preparado.

Não sei se o autómato será a melhor opção para um projecto destes....acho que um arduino, ou outro microcontrolador seria melhor, mas isso não depende de mim, mas sim de ti.

Vai mostrando novidades  ;)

Cumprimentos

Offline Renato_fama

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re:Projecto final de curso - Estufa
« Responder #74 em: 25 de Junho de 2009, 14:34 »
Pois falaste tudo muito bem!

Mas eu tenho mesmo que utilizar o ZENER! por isso tá fora de questão utilizar um arduino ou microcontrolador! quanto á minha presa, eu quero fazer o mais rapido possivel, pois para o ano podem-me surgir ideias novas para melhor sempre o projecto, e ai já tempo.... Porque se deixar para o ano, não vou ter tempo de nada! e vai ficar tudo á presa!

cumprimetos

Renato

AHH e já agora eu não vejo nenhum botão editar!!
« Última modificação: 25 de Junho de 2009, 14:41 por TigPT »
Renato Costa