LusoRobótica - Robótica em Português

Robótica => Iniciantes => Iniciação à electrónica => Tópico iniciado por: edeweld em 01 de Abril de 2017, 20:20

Título: Tipos de comunicação
Enviado por: edeweld em 01 de Abril de 2017, 20:20
Olá,

Recentemente comecei a estudar sobre microcontroladores. Comecei a ter contacto com os tipos de comunicação "Serial Communication" e até agora conheço I2C e SPI.

Que mais é que existem?
Ok, talvez esta pergunta seja muito vaga, pois puderam existir muitos. Mas quais os mais importantes para microcontroladores?
Título: Re: Tipos de comunicação
Enviado por: senso em 01 de Abril de 2017, 21:32
E SPI e i2c é o que mais vais ver, maior parte dos sensores falam i2c, e um ou dois GPIO's para interrupts.

SPI tambem é comum, principalmente para DAC's e ADC's que precisam de um interface mais rápido.

Tens as UART para serial, que tipicamente suportam 8/9 bits e é meio comum suportarem alguns modos de IR, se meteres serial em cima de RS-485 tens o famoso DMX utilizado em iluminação profissional(aquelas luzes todas num palco de uma banda estão todas a falar DMX aka serial com a consola do VJ).

Tens CAN que é o standard de comunicação no mundo automovel, a centralina fala CAN com o painel de instrumentos, com os motores dos vidros, com sensores de estacionamento, com o rádio e com mais mil e quinhentas caixas espalhadas pelo carro actual.

Tens o simples e versatil interface paralelo, não é muito comum de se ver, mas tem sempre a sua utilidade, mais que não seja para adicionares SRAM ou memória a um micro com um interface externo(ou no caso de um 68k, Z80, e por ai fora interface paralelo é tudo o que tens e o que precisas para teres um sistema funcional).

PWM é por si só tambem um interface de comunicação, tens alguns sensores que têm saidas em PWM(um exemplo é encoders magnéticos da AMS em que tens uma saida de PWM com frequencia fixa e o duty cycle dá-te os dados).

USB Host/Device tambem é um interface e bem flexivel(podes ser um device e aparecer num pc como um teclado, um rato, um joystick, uma placa de som(com entrada e/ou saida), como uma porta serial, como bulk(tipo uma pen), e penso que tens mais uns quantos casos diferentes).

Tens micros com "meio" ethernet, e depois tens um interface onde ligas um PHY ethernet, isso usa um protocolo especifico que me escapa o nome agora.

Tens I2S que é um formato standard para ligar DAC's/ADC's para audio.

Da TI especificamente tens McASP/McBSP que são digamos que portas especificas para audio/dados serializados.

No mundo de FPGA's tens transceivers single-ended ou diferenciais que te permitem implementar desde uma porta serial a uma porta HDMI/DisplayPort ou um transmissor rádio e com muita coisa pelo meio.

E isto é só a ponta do iceberg.
Título: Re: Tipos de comunicação
Enviado por: jm_araujo em 02 de Abril de 2017, 01:00
Resposta muito boa e completa do senso.

Os mais comuns no início para quem programa um micro são as comunicações séries assíncronas (UART interligada com TX/RX), seguida de I2C, e SPI que se tem tornado mais vulgar.

Mas os mais importantes(!=comum) são aqueles que precisas para o teu projeto. As especificações de cada um dos módulos de comunicação são várias páginas por vezes densas em detalhes que só se compreendem ou se encontram quando se lhes precisa de dar uma utilidade prática.
Título: Re: Tipos de comunicação
Enviado por: Kristey em 04 de Abril de 2017, 04:30
Ate meti o posto nos bookmarks, excelente resposta senso!