collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Anemometro  (Lida 10819 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Anemometro
« em: 03 de Março de 2014, 13:41 »
Será possivel fazer um anemometro da seguinte forma:
Com um motor de por exemplo uma maquina de lavar, por umas pás tipo gerador eolico e seguidamente a partir das leituras de tensão saber qual a velocidade do vento

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Anemometro
« Responder #1 em: 03 de Março de 2014, 13:49 »
Boas, o motor da maquina de lavar não gera electricidade a nao ser que seja altera......digo eu
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Anemometro
« Responder #2 em: 03 de Março de 2014, 13:58 »
Para produzir uma tensão basta que haja movimento de imanes em relação as bobines ou vice versa. E num motor acontesse isso mesmo quando se aplica uma tensão aos terminais do motor e o motor começa a "trabalhar". Aqui o que se pretende é o inverso aplicar o movimento no motor para obter a tensão, por isso gera uma tensão e uma corrente, produzindo assim energia. A qual eu quero ler para obter a velocidade do vento

Offline ivanling

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
    • Lingtronic Tecnologia
Re: Anemometro
« Responder #3 em: 03 de Março de 2014, 14:06 »
Para produzir uma tensão basta que haja movimento de imanes em relação as bobines ou vice versa. E num motor acontesse isso mesmo quando se aplica uma tensão aos terminais do motor e o motor começa a "trabalhar". Aqui o que se pretende é o inverso aplicar o movimento no motor para obter a tensão, por isso gera uma tensão e uma corrente, produzindo assim energia. A qual eu quero ler para obter a velocidade do vento

Sim é verdade mas nem todos os motores tem imans, não sei que tipo de motor tem as maquinas de lavar, mas uma sugestão minha era, não será mais fácil fazer tipo um encoder, com um disco perfurado ou pintado e colocar uma célula ou sensor a contar os impulsos. É a minha sugestão.
Página pessoal Lingtronic.com

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Anemometro
« Responder #4 em: 03 de Março de 2014, 14:12 »
Eu sempre ouvi dizer esse tipo de motor nao da para gerar.....e nao conheço nenhum motor dessem com imans, o que acontece a isso ( e pode ser o que esta a acontecer) é o ferro desse motor estar um pouco magnetizado mas ainda assim terias de o xitar para dar alguma coisa, mas posso estar a ver mal a coisa ou desconhecer algo que me esteja a escapar algo.

Estou interessado em fazer um também mas estava para fazer com um sensor......
Vou esperar para ver o que sai dai ;)

Abraço.
« Última modificação: 03 de Março de 2014, 14:14 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Anemometro
« Responder #5 em: 03 de Março de 2014, 14:25 »
É sempre possível.

Agora se é viável depende do motor que tens, do tempo que queres gastar e do que realmente queres fazer. Se for só um anemometro um motor de máquina de lavar não é grande solução.

Podes usar um motor mais pequeno. Vê este link:

http://www.instructables.com/id/Anemometer-from-CDROM-motor-and-plastic-Easter-eg/?ALLSTEPS

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Anemometro
« Responder #6 em: 03 de Março de 2014, 14:36 »
Citar
É sempre possível.

Sim, também não disse o contrario, mas assim daquela maneira não dá, girar aquilo sem ser xitado ou com modificação não vai lá.

Essa ideia do motor de cdrom pode ser feita mas a meu ver tem um prob grave, a baixa rpm vais ter erro nas leituras.

Citar
fazer tipo um encoder, com um disco perfurado ou pintado e colocar uma célula ou sensor a contar os impulsos

Penso que seja o melhor a fazer, era assim que pretendia fazer o meu.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Anemometro
« Responder #7 em: 03 de Março de 2014, 15:02 »
É sempre possível.

Agora se é viável depende do motor que tens, do tempo que queres gastar e do que realmente queres fazer. Se for só um anemometro um motor de máquina de lavar não é grande solução.

Podes usar um motor mais pequeno. Vê este link:

http://www.instructables.com/id/Anemometer-from-CDROM-motor-and-plastic-Easter-eg/?ALLSTEPS

Pois maquina de lavar, mas é lavar loiça. Nao me especifiquei bem. :) O motor que puxa a agua é bastante pequeno até (pelo menos este que eu aqui tenho)

Se for um anemometro só para o desenrasque até com um conta quilometros de bicicleta dá para fazer basta apenas calibrar o sensor para a medida de raio ddo anemometro, não sei se me faço entender?!
« Última modificação: 03 de Março de 2014, 15:05 por Bernardo Lucas »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Anemometro
« Responder #8 em: 03 de Março de 2014, 19:05 »
porque nao usas aqueles conta-rotaçoes pra bicicletas?
Arranjas uma ventoinha, metes os imans e o sensor a contar as rotaçoes e consoante as rotaçoes consegues medir velocidades ..a n ser que queiras produzir um gerador electrico ou tens mm de usar um motor para o fim?..

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Anemometro
« Responder #9 em: 03 de Março de 2014, 19:18 »
porque nao usas aqueles conta-rotaçoes pra bicicletas?
Arranjas uma ventoinha, metes os imans e o sensor a contar as rotaçoes e consoante as rotaçoes consegues medir velocidades ..a n ser que queiras produzir um gerador electrico ou tens mm de usar um motor para o fim?..

Pois é isso mesmo que vou fazer. Vou usar um conta rotações de bicicleta

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Anemometro
« Responder #10 em: 04 de Março de 2014, 10:48 »
LoneWolf o sempre possível era para o Bernardo. :p

Mas sim deve ter uma porrada de problemas. Acho que é mais para ser engraçado do que para ser muito funcional.

Eu pensei que ele também queria usar como gerador. Mas se for só para fazer de anemometro há soluções mais vantajosas de certeza. :D

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Anemometro
« Responder #11 em: 04 de Março de 2014, 13:59 »
Pois é isso mesmo que vou fazer. Vou usar um conta rotações de bicicleta
Eu fiz um assim, um motor de disco rigido para servir de eixo, cortei bolas de ping pong a meio, coloquei um iman no veio e o sistema da bicicleta na parte de baixo.

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Anemometro
« Responder #12 em: 04 de Março de 2014, 14:11 »
LoneWolf o sempre possível era para o Bernardo. :p

Mas sim deve ter uma porrada de problemas. Acho que é mais para ser engraçado do que para ser muito funcional.

Eu pensei que ele também queria usar como gerador. Mas se for só para fazer de anemometro há soluções mais vantajosas de certeza. :D

Como ja tenho feito um aerogerador com motor de maquina aproveitava a partir da leitura de tensão para saber a velocidade do vento

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Anemometro
« Responder #13 em: 04 de Março de 2014, 14:13 »
Pois é isso mesmo que vou fazer. Vou usar um conta rotações de bicicleta
Eu fiz um assim, um motor de disco rigido para servir de eixo, cortei bolas de ping pong a meio, coloquei um iman no veio e o sistema da bicicleta na parte de baixo.

Sim já fiz esse com as bolas de ping pong pois achei ser o melhor e mais simples só me falta fazer a calibração das tensoes em relação à velocidade para depois programar no arduino

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Anemometro
« Responder #14 em: 04 de Março de 2014, 14:13 »
Citar
Eu fiz um assim, um motor de disco rigido para servir de eixo, cortei bolas de ping pong a meio, coloquei um iman no veio e o sistema da bicicleta na parte de baixo.

A que distancia estas a ler a velocidade? É que isso foi feito para estar a 1m, como se comporta a uma distancia maior?

Os que vejo feitos dessa forma eles continuam a obter a leitura relativamente perto, será que a 10 ou 20 metros as leituras vão ser corretas? 
« Última modificação: 04 de Março de 2014, 14:23 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte