collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Maple Mini  (Lida 4947 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Maple Mini
« em: 07 de Março de 2018, 22:35 »
Então e maple mini, algum de vocês usa?

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Maple Mini
« Responder #1 em: 08 de Março de 2018, 12:14 »
Recebi 2 ontem.
Ainda estou indeciso se vou tentar ir pela via do STM32duino ou se vou tentar usando apenas software especifico para os STM32 (e STM8 tb).
Já tenho o programador, acho que à partida tenho tudo o que necessito para começar a brincar com este mcu.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Maple Mini
« Responder #2 em: 08 de Março de 2018, 12:57 »
Attolic True Studio, free e sem limites para STM, porque a ST comprou a Attolic, download e começar a usar, e perder o hábito de Duino, já chega as montanhas de abstração do CMSIS, não é preciso mais parvoice em cima para ter o desempenho de um atmega num M4 a 180Mhz..
Avr fanboy

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Maple Mini
« Responder #3 em: 08 de Março de 2018, 13:17 »
eu uso-o com o Arduino IDE..
tava a ver se havia algum post por aqui sobre isso, mas nem 'maple mini' apareceu..

comprei recentemente uns 4 ou 5 e estou a começar a fazer coisas com eles..
os primeiros testes foram à volta de ligar sensores / gps / sd card e coisas do género. coisas que já tinha experimentado no arduino mas não sabia se seriam compactiveis com o MM, na maioria correu tudo sem ter que modificar nada nos programas que tinha.

agora tou a começar a fazer um comando RC, com comunicação bidireccional (ou pelo menos é essa a intenção), para controlar o rover que tenho andado a desenvolver.. a ideia é ter o rover a enviar coordenadas GPS, leituras do acelerómetro, giroscópio bussola e baterias (pelo menos, talvez mais qualquer coisa dependendo dos sensores que acabar por aplicar nele), e ter no comando dois displays, dois joystics, gps e mais uns quantos botões pra controlar o rover, e ter opção de 'folow me home'.. claro que isto é um monte de coisas que, em separado, já quase requerem mais processamento e memória que o arduino pode dar, juntos ainda adicionam o problema de 'e pinos pra isto tudo?', daí que tenha tido que saltar pró MM.

em geral tem sido mt fácil de fazer coisas com o MM, mas quando acertas num componente que não tem a biblioteca que usavas a funcionar, fica mais complicado.. eu cheguei a esse ponto com as antenas NRF24L01.. tentei ontem com uma outra biblioteca, tenho-a a funcionar, mas ainda não extendi de R/T pra bi-direccional..

deixo aqui uma foto, pra ver se vos dá na telha de ver dos MM prós vossos projectos..


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Maple Mini
« Responder #4 em: 08 de Março de 2018, 13:39 »
Memória concordo, agora processamento, para ter GPS, display comms via rádio, ler uns sensores, controlar um par de motores e tal, o AVR tem mais CPU power que o necessário... mas para um Rover, e assumindo que não queres só um robot comandado à distância, acho que querias era ir logo para um Linux ou por aí perto.
CPUs pequenos são CPUs pequenos... não têm dimensão para grande portabilidade de código. Quando começas a querer ir por esse caminho, começas a perder o "pequeno" - portabilidade tem um custo.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Maple Mini
« Responder #5 em: 08 de Março de 2018, 13:51 »
Se tens uma biblioteca funciona, é portar..

A unica diferença vai ser nas 2-3 funções que implementam o read e write via SPI e mais um ou dois IO's quanto muito para um reset do módulo..

Depender de bibliotecas prontas a usar para X micro é um bocado coiso :/
Portar é simples, e mesmo fazer de raiz é só agarrar na datasheet e ler.

Tambem não sei se é assim tão clean cut Njay, acho que Linux por tudo e por nada tambem não é a melhor resposta, uma grande diferença é o consumo..

No que o ricardo-reis está a fazer qual seria a vantagem de atirar com um SBC para cima a correr linux?
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Maple Mini
« Responder #6 em: 08 de Março de 2018, 14:06 »
A vantagem é quando ele começar a pensar em algoritmos mais elaborados de navegação, de comportamento, em visão, ... Consome mais, é verdade, mas peanuts comparado com o que consomem os motores dum veículo desses.
Se é só para um robot telecomandado... qualquer micro moderno de 8 bits e pinos suficientes (ou  com um I/O expander) serve.
« Última modificação: 08 de Março de 2018, 14:09 por Njay »

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Maple Mini
« Responder #7 em: 08 de Março de 2018, 22:01 »
já não programava há uns anos, especialmente arduinos e tal.. voltar está a ser mais complicado que esperava, mas tá a ir, devagar..

não tenciono implementar visão.. LIDAR talvez..

os portes talvez sejam simples, mas as libs que há prós NRF24L01 não têm grande documentação.. ou talvez seja eu a não usar a(s) certa(s)..

de qualquer forma, há ainda mt trabalho no 'desenferrujar' do que sabia fazer com isto.. ainda vai demorar um bocado.. :)

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Maple Mini
« Responder #8 em: 09 de Março de 2018, 14:05 »
hj fui ligar o maple e não consigo instalar os drivers... :-(
Fico com um Maple 003 com um ! no Device Manager (windows 7 64 bits)

Os drivers que instalei foram estes: http://www.st.com/web/en/catalog/tools/FM147/CL1794/SC961/SS1533/PF257938?s_searchtype=keyword

É possível programar o Maple com o st-link v2?

Ainda não vi nenhum mcu em que o usb fosse providenciado pelo próprio chip que não desse uma ou outra chatice, sou fã incondicional dos FTDI (ou equivalentes, há alguns que tb é dificil instalar o driver mas não tanto).
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Maple Mini
« Responder #9 em: 09 de Março de 2018, 14:34 »
Solved

http://zadig.akeo.ie/

Ligar, selecionar o device, instalar o driver... Pelo menos ao nivel do device manager está ok.

Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Maple Mini
« Responder #10 em: 09 de Março de 2018, 15:33 »
É por isso que eu ainda gosto muito de UARTs :)