collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Hoje às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Sugestões de driver para COB LED 3W  (Lida 9991 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Sugestões de driver para COB LED 3W
« Responder #15 em: 05 de Junho de 2013, 10:49 »
Obrigado por as sugestões asena, eu amanhã vou tentar ver num osciloscópio como está o sinal PWM à saída do driver. Eu estou a usar o driver para garantir que a corrente é limitada a um máximo de 300 mA em cada um dos 4 LEDs, foi a forma mais económica que encontrei com os meus conhecimentos. Mas estou aberto a sugestões  ;) o que usarias no caso?



Acho q ja se falou aqui no forum varias vezes sobre controlo de corrente para LEDs, e varias eu coloquei a mesma imagem (http://www.hqew.net/files/Images/Article/Circuit_Diagram/current-source.png)
Ha varios deste tipo, podes procurar por Current Mirror ou Current Source.
Com um controlo fixo de corrente, podes variar a tensao de entrada ah vontade, bem como a resistencia interna do LED, q a corrente vai ser sempre a mesma.

Atencao ao transistor que carrega os LEDs, tem q suportar a potencia sem se destruir com o calor.


Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Sugestões de driver para COB LED 3W
« Responder #16 em: 06 de Junho de 2013, 18:46 »
Comparando essa solução do esquema com a do driver de baixo custo, prefiro o driver que apresenta mais vantagens:
- preço similar (se compararmos o tempo que demora a criar uma PCB para os dois transistores)
- mais eficiente, o driver utiliza basicamente 1 ponte retificadora, um indutor, um integrado de controlo e um condensador de 220 uF na saída (não depende de uma resistência com um valor muito especifico e que dissipe alguma potência como no esquema)

Visto não precisar de uma resposta muito linear no controlo do brilho dos LEDs, o teste realizado ter funcionado relativamente bem e já ter investido nos vários drivers vou optar por utilizar o MOSFET antes do driver (vamos lá ver quanto tempo vai durar o driver).

Só uma outra questão, posso usar o BS170 encapsulamento "simples" TO-92 para controlar o circuito (12 V e 0.3 A)?

Eu não percebo muito de datasheets por isso gostaria de confirmar com vocês que percebem do assunto.
Deixo aqui os dados que penso que interessam:

Absolute Maximum Ratings TA = 25°C
Drain-Source Voltage: 60 V  Check ;)
Drain Current Continuous: 500 mA Check ;)
Maximum Power Dissipation: 830 mW  ??? Não sei se ele terá de dissipar muita potência o LED é de 3W
Vgs Gate Threshold Voltage: Min 0.8 Typ 2.1 Max 3 V ??? Só posso alimentar a gate (saída PWM do Arduino) com um máximo de 3 Volts!? é que nos gráficos vejo valores a partir dos 2 V sendo que com 5 V o Id (Drain Current) é de cerca de 600 mA