collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Onde arranjar motores dc - com todas as especificações  (Lida 9660 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Onde arranjar motores dc - com todas as especificações
« em: 05 de Agosto de 2014, 20:14 »
Alguém sabe onde posso encontrar as especificações de um motor dc ou de algum site que venda motores dc e que tenha a informação deste disponíveis?

Como estas tabelas: 



Até agora só encontrei a jameco, portescap e maxonmotors (um pouco caros  :-X:-\. Depois só encontro motores como os do ebay, onde se o vendedor souber as dimensões já é bom....

Cumprimentos
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 22:00 por TheDeadLives »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Onde arranjar motores dc - com todas as especificações
« Responder #1 em: 05 de Agosto de 2014, 21:44 »
Desde que estejas preparado para pagar: http://www.maxonmotor.com/maxon/view/content/index Respondi antes de ler o tópico todo :s

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Onde arranjar motores dc - com todas as especificações
« Responder #2 em: 07 de Agosto de 2014, 01:10 »
Site ao certo nem sei se tem... mas comprei há algum tempo um motor com gearbox para uma caldeira a pellets (caro, caro!) da SPG Motors. É uma questão de pesquisares mas do que me lembro, têm informações na datasheet do motor.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Onde arranjar motores dc - com todas as especificações
« Responder #3 em: 07 de Agosto de 2014, 01:22 »
Quão importante é para ti essas informações?
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Onde arranjar motores dc - com todas as especificações
« Responder #4 em: 07 de Agosto de 2014, 02:06 »
basta contactar os fabricantes e nao os revendedores :P
ja sabes que pra disponibilizar essa info toda, da trabalho! agora os fabricantes teem de ter essa info!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Onde arranjar motores dc - com todas as especificações
« Responder #5 em: 07 de Agosto de 2014, 02:11 »
Descobre o fabricante de um motor sem marca do ebay e ganhas montes de street cred..
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Onde arranjar motores dc - com todas as especificações
« Responder #6 em: 07 de Agosto de 2014, 02:26 »
Se já tiveres o motor, deves poder medir todas essas características.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Onde arranjar motores dc - com todas as especificações
« Responder #7 em: 07 de Agosto de 2014, 05:58 »
ele deve querer um motor e saber as especificaçoes pra saber qual escolher... mas anda à procura deles nos revendedores que motores de marca branca de certeza e nesses nao arranja as specs!..

Se quer descubrir as especificaçoes dum motor, entao que descubra quem é o fabricante porque de outra forma, só indo pela referencia da chapa se a tiver!..

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Onde arranjar motores dc - com todas as especificações
« Responder #8 em: 07 de Agosto de 2014, 11:33 »
Njay alguma daquelas constantes não são fáceis de tirar :p

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Onde arranjar motores dc - com todas as especificações
« Responder #9 em: 07 de Agosto de 2014, 13:02 »
Acredito que não :) . Mas assim à partida e de cabeça parece-me que com multimetro, um medidor de RPM com interface digital, uma balança da "dimensão" apropriada, uma fonte de laboratório com tensão regulável e limitação de corrente regulável programável e, I dare to say it :) , um arduino ou similar, se calhar consegue-se medir quase todas, se não todas mesmo. Bom, algumas são "dúbias", isto é, precisam de um contexto; por exemplo "Max torque" precisa de um contexto, quanto mais não seja temperatura.

A Mechanical Time Constant não sei ao certo o que é, e tenho dúvidas sobre como medir a inércia do rotor, embora algo me diga que é metê-lo a rodar a uma velocidade constante e deixá-lo desacelerar sozinho medindo tempo e RPM. Se calhar estou é a cair na esparrela dos valores concretos, quando formos fazer contas se calhar precisavamos de conseguir fazer leituras muito depressa ou ter uma balança com uma resolução estúpida, esse tipo de coisa.

O que é que achas :)?

Um projecto bastante interessante, fazer um caracterizador de motores eléctricos :) (duma certa gama de potência).
« Última modificação: 07 de Agosto de 2014, 13:06 por Njay »

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Onde arranjar motores dc - com todas as especificações
« Responder #10 em: 07 de Agosto de 2014, 19:25 »
Quão importante é para ti essas informações?

São um pouco importantes, mas não preciso daquilo tudo, foi apenas um exemplo. Os motores que vejo só têm indicações da tensão, velocidade sem carga e mais nada. A corrente quando o motor está bloqueada é importante - stall current - para saber que driver comprar, mas isso consigo eu medir. Agora algumas especificações a força quando o motor está parado - stall torque - como é que eu consigo medir isso? Saber a constante de força também seria importante, para conseguir planear a corrente que tenho que fornecer para a força que eu quero (e assim consigo aumentar as horas das baterias).

Descobre o fabricante de um motor sem marca do ebay e ganhas montes de street cred..

Pois, esse é o grande problema, contacto os vendedores e eles respondem que falam com o fabricante. Depois dizem-me que o fabricante também não sabe  :o (o que acho um pouco estranho).

Se já tiveres o motor, deves poder medir todas essas características.

Njay alguma daquelas constantes não são fáceis de tirar :p

Como disse o jmiguelff, algumas são bastante complicadas. A stall current e as rpm sem carga isso é facil. Agora a constante de força (consigo saber com a stall current e o stall torque), a força quando o motor bloqueia e a corrente máxima continua , isso é um pouco mais dificil e era isso que eu andava a procura.

Mas a grande questão era não estar a gastar 10 euros num motor, depois testa-lo e descobrir que não era o que eu precisava.

Citar
The maximum mechanical power occurs at approximately one-half of the stall torque. The speed at this point is approximately one-half of the no-load speed.

Alguns calculos não são 100% correctos, 0.5x 31.9 != 12.6



Cumprimentos
« Última modificação: 07 de Agosto de 2014, 19:41 por TheDeadLives »


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Onde arranjar motores dc - com todas as especificações
« Responder #12 em: 07 de Agosto de 2014, 20:29 »
Fazes um banco de potência para motores elétricos, simplesmente compras um grandito e acoplas os mais pequenos que queres testar, assim podes aplicar tensão/corrente no motor maior e ver quando é que o outro pára por exemplo lol.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Onde arranjar motores dc - com todas as especificações
« Responder #13 em: 07 de Agosto de 2014, 20:31 »
Citação de: TheDeadLives
A corrente quando o motor está bloqueada é importante - stall current - para saber que driver comprar,
Também podes ter um pouco mais de trabalho e fazer o controlo da corrente (medes a corrente e desligas o driver quando a corrente atinge o teu limite, depois quando baixa um bocado voltas a ligar o driver, etc etc)

Citação de: TheDeadLives
mas isso consigo eu medir. Agora algumas especificações a força quando o motor está parado - stall torque - como é que eu consigo medir isso?
Muito grosso modo metes um braço com um comprimento conhecido no eixo do motor, por exemplo na horizontal, na outra ponta metes a balança, e depois metes o motor em stall. Extrais o torque a partir da medida da balança e o comprimento do braço.

Citação de: TheDeadLives
Saber a constante de força também seria importante, para conseguir planear a corrente que tenho que fornecer para a força que eu quero (e assim consigo aumentar as horas das baterias).
Fazes o teste atrás mas medes em 2 pontos de corrente conhecida, em 2 valores de corrente; depois com uma divisão obténs o torque por A.

Citação de: TheDeadLives
Citar
The maximum mechanical power occurs at approximately one-half of the stall torque. The speed at this point is approximately one-half of the no-load speed.

Alguns calculos não são 100% correctos, 0.5x 31.9 != 12.6
Não entendi as tuas contas. Divides o stall torque por 2 e comparas com o nominal torque?? O quie é que isso tem a ver com potência?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Onde arranjar motores dc - com todas as especificações
« Responder #14 em: 07 de Agosto de 2014, 20:39 »
DRV88xx da Texas, relativamente barato, smd's pequeninos, controlo de corrente, que mais se quer?
Estou a usar um aqui num projecto, é engraçado meter a ponta de prova na resistência que define o limite de corrente e ver o driver a fazer o seu trabalho.
Avr fanboy