collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: EtherCAT / LAN9252  (Lida 6343 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
EtherCAT / LAN9252
« em: 22 de Agosto de 2017, 00:43 »
Já alguém usou o LAN9252?

Estou a ver mal, ou estou limitado a 32 bytes input e 32 bytes output nas comunicações com um master? Já utilizei EhterCAT mas em PLCs, agora quero implementar num PIC para, através de ethercat, enviar dados para um PLC. Mas, na minha aplicação, 32 bytes de cada vez é pouco.
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: EtherCAT / LAN9252
« Responder #1 em: 22 de Agosto de 2017, 17:18 »
Onde é que estás a ver 32bytes de cada vez?
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: EtherCAT / LAN9252
« Responder #2 em: 22 de Agosto de 2017, 20:31 »
Estou porque a FIFO de entrada e a de saida e de 32bytes cada, e pelo que li e para la que tenho de enviar os dados que quero enviar ao master. Alem disso, ha uma placa de desenvolvimento  (Easycat pro) que disponibiliza o codigo fonte e eles usam as FIFO..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: EtherCAT / LAN9252
« Responder #3 em: 23 de Agosto de 2017, 10:14 »
FIFO's são buffers, no teu micro tambem deves ter um buffer de um, dois ou 16 ou 32 bytes de buffer no interface SPI, e não é isso que te limita a quantidade de dados que podes mandar, eu dei uma vista de olhos muito rápida á datasheet e nada indica que só podes enviar X bytes.
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: EtherCAT / LAN9252
« Responder #4 em: 23 de Agosto de 2017, 23:34 »
Não digo que não, mas no datasheet realmente não encontro qual a parte da memória alocada para o input/output
e depois ao ver o firmware da outro placa, fico com a ideia que os dados são os que estão na FIFO...
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: EtherCAT / LAN9252
« Responder #5 em: 23 de Agosto de 2017, 23:37 »
Se é para trabalho, compra uma devboard, ou copia o esquema e faz uma á tua medida, e testa..

Os Wiznet tambem são bué de fixes, tirando a parte que numa rede empresarial matam-se, e matam a rede, corrigi mais de uma dezena de bugs no software da Wiznet para os tornar estaveis..
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: EtherCAT / LAN9252
« Responder #6 em: 23 de Agosto de 2017, 23:38 »
Se é para trabalho, compra uma devboard, ou copia o esquema e faz uma á tua medida, e testa..

Os Wiznet tambem são bué de fixes, tirando a parte que numa rede empresarial matam-se, e matam a rede, corrigi mais de uma dezena de bugs no software da Wiznet para os tornar estaveis..

Sim, a minha ideia é experimentar uma Easycat pro ;)

da wiznet usei o W5100 mas foi só para uns testes, não avançou...
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: EtherCAT / LAN9252
« Responder #7 em: 24 de Agosto de 2017, 10:08 »
Não digo que não, mas no datasheet realmente não encontro qual a parte da memória alocada para o input/output
e depois ao ver o firmware da outro placa, fico com a ideia que os dados são os que estão na FIFO...

Sorry nao estive a ler de que se trata, mas se eh algo relacionado com um protocolo, para enviar dados stream, nao existe limite.
Por exemplo, vai ver a datasheet de um microcontrolador e ve quantos bytes da para enviar por USART / SPI / etc?
No caso de protocolos mais avancados, ethernet, eles enviam os dados por pacotes. Esses pacotes tem tamanho variavel/fixo, mas depois o protocolo permite enviar qualquer tamanho ou sequencia de dados.

Nao existe memoria alocada (pelo menos directamente), com sorte, tal como no caso que dizes, existe um FIFO que permite temporariamente colocar dados ah espera que vas atender (ir buscar os dados) o dispositivo.

Mas dada a complexidade do chip e protocoloo, provavelmente queres usar uma biblioteca ja desenvolvida (device driver) para esse chip...

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: EtherCAT / LAN9252
« Responder #8 em: 26 de Agosto de 2017, 10:23 »
Sim, tenho de estudar melhor a coisa. Numa rede ethercat, por exemplo num PLC Beckhoff, os dispositivos slave são configurados através de um ficheiro .xml que contém a quantidade de bytes a transmitir e receber. No caso da placa EasyCAT, eles definem os tais 32 bytes para cada lado, que é o mesmo tamanho da FIFO. Além disso, as funções que eles têm fazem o mesmo: enviam e recebem dados nas FIFOs. Agora não sei se posso utilizar essas FIFOs mas disponibilizar ao master um número maior de dados..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: EtherCAT / LAN9252
« Responder #9 em: 26 de Agosto de 2017, 15:22 »
Até a ethernet tem um limite de tamanho de "mensagem" a transmitir (tipicamente 1500 bytes), mas não é por isso que as aplicações ficam limitadas na quantidade de dados que podem trocar entre si; basta partir o que se quer transmitir aos bocados. Os protocolos de mais alto nível fazem a gestão necessária para dar a impressão de que o "tubo" é contínuo, que não há limites à quantidade de dados que se pode transmitir "duma só vez".

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: EtherCAT / LAN9252
« Responder #10 em: 26 de Agosto de 2017, 19:31 »
Correto. Mas no caso da configuração de EtherCAT num PLC, as variáveis que comunicam entre dispositivos são definidos como PDI (Process Data Input) e PDO (Process Data Output), e são configurados no PLC através de um ficheiro XML. É desses valores PDI e PDO que me parece que o LAN9252 está limitado a 32 bytes cada...
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: EtherCAT / LAN9252
« Responder #11 em: 26 de Agosto de 2017, 20:45 »
Cá para mim não se quiseram dar ao trabalho de fazer código que vá metendo dados no FIFO á medida que o FIFO vai ficando com espaço.
Para além disso é tido como substituto de um Beckoff:
https://www.beckhoff.com/english.asp?ethercat/et1100_et1200.htm

E para juntar á festa, tem 4K de Ram Dual Port(DPRAM), logo, limitado a 32 bytes garantidamente que não está, pelo aspecto está feito para que portar código do chip da Beckhoff para esse seja bastante rápido, dado que tem muitas similaridades.
E a Beckhoff não ia fazer um chip inutil para falar EtherCat, nem a Microchip, está bem que tens erratas do tamanho de datasheets, mas chips 100% inuteis seria o primeiro.
Avr fanboy