collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Motherboard e HDD Sata  (Lida 2309 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Motherboard e HDD Sata
« em: 19 de Abril de 2023, 12:54 »
Possa, só me acontecem estas coisas. Há 1 mês deram-me uma board (porque o proprietário parece que comrpou uma MSI nova), tudo Ok, comprei uma caixa no OLX destas mais recentes e tal e esta semana montei tudo, intel i7, 16Gb e esta ASUS - ROG MAXIMUS VIII HERO

Correu tudo bem, meti-lhe um SSD que já tinha (aliás mudei-o só para aqui, nem reinstalei o SO), e meti um disco HDD Sata Samsung 1Tb que tinha como backup também no sistema antigo (e funcionava bem).

Aconteceu que o SSD está Ok mas este HDD (e apenas nesta board) não inicializa, consegui que inicializasse 1 vez ontem (mudei o cabo de slot sata mas não é disso), de resto de todas as vezes que ligo o sistema com este disco ligado faz esta coisa parva:



Com outros discos Sata funciona bem e este disco num outro PC que tenho (mais antigo tb) funciona super bem, inicializa logo sem problemas.

 :o a sério, tinha que haver assim um mistério deste género.. que raio.

Já estive na BIOS a mudar definições, já restaurei para as default... não sei porque faz isto com este Samsung, já aconteceu a alguém?

À primeira vez fiquei super assustado porque pensei que tinha avariado, mas na prátiva só o mudei de PC, depois quando o testei novamente num outro e vi que estava Ok fiz logo mais um backup e tenho estado agora a tentar perceber o motivo disto acontecer.

O disco não inicializa, não é reconhecido na BIOS (o windows reconhece qualquer coisa mas não apresenta nada) e o arranque do Sistema e Windows (com este disco ligado) fica muito mais lento.
« Última modificação: 19 de Abril de 2023, 13:04 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Motherboard e HDD Sata
« Responder #1 em: 19 de Abril de 2023, 14:30 »
Fonte tem potência que sobre para o disco?

Se ligares só a alimentação do disco sem o cabo de dados, faz o mesmo?


Já trocaste os cabos (alimentação e dados)?




Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Motherboard e HDD Sata
« Responder #2 em: 19 de Abril de 2023, 14:58 »
Oi, já troquei o cabo SATA (mas com outros discos funciona sem problema), o de alimentação troquei agora para outra ficha da Fonte mas faz o mesmo.

A fonte é uma Corsair 650W.

Ligado apenas com o cabo de alimentação não faz o barulho, se estiver com o cabo de dados SATA ligado faz e não é detetado pela Bios  :-[

P.S.: Testei ligar agora um outro disco também de 1TB (Western Digital), no mesmo slot, com o mesmo cabo dados e alimentação e funciona bem. Inicializa sem problema.

Será uma incompatibilidade deste Samsung com a Board Asus? Se for, nunca tinha visto nada assim... é que o disco (pelo som) parece estar avariado, mas depois noutros PCs funciona à primeira... algo de estranho se passa.
« Última modificação: 19 de Abril de 2023, 15:53 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Motherboard e HDD Sata
« Responder #3 em: 19 de Abril de 2023, 16:28 »
Entertanto encontrei isto , pode ser uma incompatibilidade com as portas SATA de 6Gb/s, parece existir ou ter existido um Firmware para este disco (link) mas não sei como fazer o update, tenho de ver se descubro uma ferramenta de update ou tentar com um disco de arranque como eles dizem (que até agora não consegui).

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Motherboard e HDD Sata
« Responder #4 em: 19 de Abril de 2023, 16:54 »
Já experimentaste o Hiren's BootCD (Que também funciona em USB)?

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Motherboard e HDD Sata
« Responder #5 em: 19 de Abril de 2023, 18:22 »
Tive de utilizar o Rufus e consegui.

Pronto, da pouca sorte que tive ao início agora já deu. Quem diria...  acho que até hoje só fiz 1 update de firmware a um HDD, agora os SDDs fazem updates de vez em quando mas os outros nunca precisei.

Obrigado pela disponibilidade, descrever tudo foi-me ajudando também a descartar o que já tinha visto.

 ;)