collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Motor de Exaustor  (Lida 10517 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Motor de Exaustor
« em: 08 de Abril de 2011, 09:53 »
Bom dia,

Tenho aqui um problema que talvez alguem possa ajudar.

O exaustor da cozinha avariou, e como é um desses ultra-modernos e com design futurista (!) o arranjo do mesmo fica em... 300€ + IVA, valor para a substituição da placa electronica. Ora como não me apetece gastar tanto dinheiro numa coisa que pode avariar daqui a 6 meses, estou seriamente a pensar bypassar a parte electronica e colocar um motor a ligar e desligar manualmente, dispensando assim o sensor de fumo, as 300 velocidades,  e as luzes pipi...

O problema é que o motor daquilo liga-se à placa através de um conector de 4 fios. E olhando para a placa, não consigo ter a certeza quais as ligações que aquilo tem. Parece-me um fio para a terra, e os outros três a sairem de um relé cada um. Mas ainda assim tenho muitas duvidas.
Alguém me pode dar alguma pista? Vou colocar aqui uma imagem de placa assim que puder.

Se tudo correr mal, posso sempre substituir o motor por um mais comum de 220v e uma ou duas velocidades, mas se desse para aproveitar o velho, tanto melhor!

Obrigado!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Motor de Exaustor
« Responder #1 em: 08 de Abril de 2011, 09:54 »
Provavelmente um fio é o neutro e depois tem 3 enrolamentos para as diferentes velocidades, ou então é algo mais.
Avr fanboy

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Re: Motor de Exaustor
« Responder #2 em: 20 de Abril de 2011, 10:43 »
Boas!

No seguimento da minha empreitada com o exaustor, optei por substituir o tal motor de 4 fios por um exaustor de uma velocidade “normal”, mas que encaixou na perfeição no local onde estava o antigo(que se revelou muito complicado para mim...)

Nesta fase, gostava de utilizar os botões da consola do exaustor (que ligava as luzes e definia a velocidade do antigo), para controlar o novo motor, e facilmente consigo utilizar um switch para (através de um atmega) controlar o relé que está ligado ao novo motor.

A questão é que estes botões originais, que não são nada mais do que switchs com led, estão a revelar-se um verdadeiro mistério para mim!

Tenho 5 botões com 1 led cada um, e tenho 7 condutores activos no cabo que os ligava à placa original. Como é que  é possível controlar o estado de cada led e ao mesmo tempo detectar o estado de cada switch com apenas 5 condutores (sendo que os outros dois são GND e o VDD)?

O que é que me está a falhar?


http://www.iznogud.com/imagens/placa_exaustor_1.JPG
http://www.iznogud.com/imagens/placa_exaustor_2.JPG
http://www.iznogud.com/imagens/placa_exaustor_3.JPG


Offline durza

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 60
Re: Motor de Exaustor
« Responder #3 em: 21 de Abril de 2011, 01:32 »
Boas!

No seguimento da minha empreitada com o exaustor, optei por substituir o tal motor de 4 fios por um exaustor de uma velocidade “normal”, mas que encaixou na perfeição no local onde estava o antigo(que se revelou muito complicado para mim...)

Nesta fase, gostava de utilizar os botões da consola do exaustor (que ligava as luzes e definia a velocidade do antigo), para controlar o novo motor, e facilmente consigo utilizar um switch para (através de um atmega) controlar o relé que está ligado ao novo motor.

A questão é que estes botões originais, que não são nada mais do que switchs com led, estão a revelar-se um verdadeiro mistério para mim!

Tenho 5 botões com 1 led cada um, e tenho 7 condutores activos no cabo que os ligava à placa original. Como é que  é possível controlar o estado de cada led e ao mesmo tempo detectar o estado de cada switch com apenas 5 condutores (sendo que os outros dois são GND e o VDD)?

O que é que me está a falhar?


http://www.iznogud.com/imagens/placa_exaustor_1.JPG
http://www.iznogud.com/imagens/placa_exaustor_2.JPG
http://www.iznogud.com/imagens/placa_exaustor_3.JPG


portanto tens 7 pinos...alimentação e gnd e mais 5, esses 5 saem dos botões para o gnd para fazer a ligação. acredito que os leds estejam em paralelo com cada botão.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Motor de Exaustor
« Responder #4 em: 21 de Abril de 2011, 01:50 »
Se não vi mal, então tens a resistências ligadas aos 5v, como são unicas, diria que são as que limitam a corrente dos leds, ora então temos sempre Vcc nos leds.
Com uma programação engraçada basta isso, ligas os pull-ups do micro e assim poupas em mais resistências, e fazendo um varrimento ás linhas dos botões e depois trocar os pinos do micro para saida, podes ler os botões, e depois fazes output do estado dos leds, depois outra leitura e outra escrita, tipo multiplexing.
Quando pressionas um botão ele puxa a linha a low, o que acende o led quando pressionas o botão, certo, ou errado?
Avr fanboy

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Re: Motor de Exaustor
« Responder #5 em: 21 de Abril de 2011, 10:27 »
Se não vi mal, então tens a resistências ligadas aos 5v, como são unicas, diria que são as que limitam a corrente dos leds, ora então temos sempre Vcc nos leds.
Com uma programação engraçada basta isso, ligas os pull-ups do micro e assim poupas em mais resistências, e fazendo um varrimento ás linhas dos botões e depois trocar os pinos do micro para saida, podes ler os botões, e depois fazes output do estado dos leds, depois outra leitura e outra escrita, tipo multiplexing.
Quando pressionas um botão ele puxa a linha a low, o que acende o led quando pressionas o botão, certo, ou errado?

Certissimo Senso! É exactamente isso que acontece. Já tinha feito esse teste mas confesso que esse comportamento me estava a deixar ainda mais confuso. Também estava com algum receio de danificar algum pino do arduino com essas mudanças de input/output a meio do código.
Vou tentar escrever o código e já o coloco aqui para... aprovação...  :D

Obrigado!

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Re: Motor de Exaustor
« Responder #6 em: 21 de Abril de 2011, 10:41 »
portanto tens 7 pinos...alimentação e gnd e mais 5, esses 5 saem dos botões para o gnd para fazer a ligação. acredito que os leds estejam em paralelo com cada botão.

Penso que é exactamente isso.  Para mim é um conceito totalmente novo o de ter um pino a controlar o input e o output "ao mesmo tempo". E parece uma ideia altamente revolucionária... para a minha parca experiencia...  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Motor de Exaustor
« Responder #7 em: 21 de Abril de 2011, 13:08 »
Podes mudar á vontade o estado dos pinos, pelo menos nesse pcb está tudo feito para fazeres isso e não dar problema, noutros casos tem de se ter cuidado se não se está a fazer um curto-circuito quando se mete o pino como saida.
Mas sim é uma ideia bastante boa para se expandir o numero de pinos do nosso micro.
Avr fanboy

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Re: Motor de Exaustor
« Responder #8 em: 21 de Abril de 2011, 22:15 »
Ora bem, aqui está o código:

Código: [Seleccione]
#define BOUNCE_DURATION 500

int timer = 2;   
int pinCount = 4;
int ledPins[] = {
  3, 4, 5, 6 };   
int ledStates[] = {
  1, 1, 1, 1 };
volatile unsigned long bounceTime[]= {
  0, 0, 0, 0 };

void setup()
{
}

void loop()
{
  check_led();
  check_btt(); 
}

void check_led()
{
   for (int thisPin = 0; thisPin < pinCount; thisPin++)
   {
     pinMode(ledPins[thisPin], OUTPUT);   
     digitalWrite(ledPins[thisPin], ledStates[thisPin]);   
     delay(timer);           
  }
}

void check_btt()
{
   for (int thisPin = 0; thisPin < pinCount; thisPin++)
   {
      pinMode(ledPins[thisPin], INPUT); 
      digitalWrite(ledPins[thisPin], HIGH);
   }
   for (int thisPin = 0; thisPin < pinCount; thisPin++)
   {
     if(digitalRead(ledPins[thisPin])==0 && millis() > bounceTime[thisPin])
     {
       bounceTime[thisPin] = millis() + BOUNCE_DURATION;       
       if(ledStates[thisPin])
       {
         ledStates[thisPin]=0;           
       }
       else
       {
         ledStates[thisPin]=1; 
       }   
       accao(thisPin,ledStates[thisPin]);   
     }     
   }
}

void accao(int pin,int stt)
{
  //accoes para cada botao
}

E funciona! Se conseguir ponho aqui um video... pode ser que dê ideias a mais alguém.

Obrigado pela ajuda!

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Re: Motor de Exaustor
« Responder #9 em: 02 de Maio de 2011, 12:42 »
Bom dia.

Ontem andei de volta do meu exaustor, e lá terminei a primeira fase da obra. Agora vou submete-lo a um intensivo “programa de testes”, e depois logo substituo as breadboard e o arduino nano, por algo mais definitivo.
Relembro que a ideia inicial era “poupar” 300€ + Iva que custava a substituição da placa original, sem ter de substituir todo o equipamento.

Assim substitui apenas o motor (ainda não desisti de usar o anterior mas por agora fica assim) e a placa de controlo, aproveitando a estrutura, o transformador 240VAC – 12VAC, e os botões de controlo.

Acrescentei um arduino nano, uma placa de relés que tinha aqui guardada há muito tempo, e uma mão cheia de diodos e um regulador de tensão 7805…

Para além da ter aprendido a controlar 5 botões led com apenas 5 linhas de controlo (mais GND e VCC), este projecto serviu também para implementar uma ponte rectificadora com 4 diodos (N40001), algo que nunca tinha feito antes, de forma a converter os 12VAC em 12VDC (mais propriamente 17VDC que depois são “limitados” com mais uma mão cheia de diodos em série), obtendo assim uma fonte de 12VDC (+ ou -) para alimentar a placa de relés, e passando esses 12V por um regulador de tensão para obter os 5V que alimentam o arduino.

E até ver… tudo funciona!

Eu sei que é um projecto modesto, mas pode servir de inspiração a outros que como eu, estão a dar os primeiros passos nisto.

A imagem e o vídeo são de má qualidade mas também é só para terem uma ideia.








P.S.-> Sabendo que algumas coisas funcionam até… queimarem, gostava que me apontassem algum erro mais grosseiro na minha montagem. O condensador da ponte rectificadora é muito importante? Como deverei calcular o seu valor?

Obrigado a todos pelas dicas!
« Última modificação: 02 de Maio de 2011, 15:14 por Ricardo »

Offline Ricardo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 110
Re: Motor de Exaustor
« Responder #10 em: 30 de Maio de 2011, 20:55 »
Boas!

Depois de testes intensivos com o exaustorino (baptizei-o agora  :P), passei à fase de substituição do prótotipo por algo mais definitivo.
Usei a minha natural aptidão para o eagle, e desenhei um esquema da ponte de diodos e do regulador 5V.
Encomendei a placa à G7 e eles conseguiram transformar algo quase perfeito (!) em algo ainda melhor. 8)
Soldei os componentes e coloquei a placa no lugar (ainda não definitivo) e tudo funciona perfeitamente!



Agora vou desenhar uma placa de relés "personalizada" e depois passa à substituição do arduino nano.
Penso ainda colocar algum tipo de comunicação wireless, e talvez um LCD...
Espero no final puder afirmar que tenho um dos exaustores mais inteligentes do mundo!  ;D

Mais uma vez, obrigado à G7 pelo bom trabalho! Recomendo!