collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robo line following sem arduino  (Lida 39245 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #15 em: 26 de Agosto de 2009, 10:05 »
Os blocos dos sensores vão ter que ser mais trabalhados. Não me parece que consigas acender os LEDs "L2" nesses pontos, e possivelmente não vais conseguir atacar as entradas lógicas com o sinal vindo directamente do transistor, acho que vai ter que levar um amplificador aí pelo meio pois o sinal não deve ser suficientemente forte. O meu conselho é que comeces por prototipar esse bloco construindo um e vendo como se comporta; aí já vais saber que voltagem obténs à saída do "sensor" e podes então ver o que mais é preciso colocar.

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #16 em: 26 de Agosto de 2009, 12:17 »
Sim mas como é que faço ele andar as voltas? primeiro tenho de explicar o meu projecto XD.
À tarde escrevo um texto a explicar tudo.

Aconselham a usar o programa ou já a testar na breadboard?

Eu não me importo das vossas sugestões é isso que eu quero para conseguir por isto a trabalhar.

Os motores tens ração está trocado. Eu já não me lembro o sentido da rotação deles, eu penso que seja de + para o -.

A única coisa que copiei foi os do sensor porque não sabia fazer. Ainda só tive sistemas lógicos.

Os L2 estão no sitio errado deviam de estar na paralelo com o motor.
Eu arranjei o esquema dos sensores no http://www.societyofrobots.com/schematics_infraredemitdet.shtml o meu medo é esse não ter sinal suficientemente forte .

Vou construir o sensor hoje tenho é que arranjar um potenciómetro de 20 k ohm, para o R2 para conseguir  descobrir qual é a resistência que leva a saída de sinal a ficar zero quando toca na linha preta.

Eu não tenho programas de jeito para desenhar, vou ter que usar o paint.
Cumprimentos
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 12:20 por Raul »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #17 em: 27 de Agosto de 2009, 00:54 »
Não sei se tens noção, mas não podes ligar um motor directamente à saida de uma dessas portas lógicas TTL.

Offline Pessanha24

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
  • "Aurea Aetate"
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #18 em: 27 de Agosto de 2009, 01:13 »
Boas Raul

Não sei se tens noção, mas não podes ligar um motor directamente à saida de uma dessas portas lógicas TTL.
Vai ter de usar o sinal da porta lógica, apenas como um sinal de controlo. P.ex. nível lógico 1 liga e nível lógico 0 desliga.

Quanto a um software para desenho de circuitos, e visto estares a começar procura uma versão do "Electronic workbench" mais antiga a 5 (versão simplicíssima e fácil) salvo erro (Googla que consegues arranjar facilmente). Não faças o download da versão mais avançada, pois vai ser demasiado complexa para ti. Como alternativa podes utilizar o "Tina", que também é acessível.

Bom trabalho.....continua......

Sem mais,
Pessanha24
« Última modificação: 27 de Agosto de 2009, 01:15 por Pessanha24 »
Pessanha24

Pessanha24
"A vida é mais do que Copy & Paste"
<*(((-<
<*(((-< <*(((-<
<*(((-<

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum

Offline Pessanha24

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
  • "Aurea Aetate"
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #19 em: 27 de Agosto de 2009, 01:30 »
Boas Raul

.... e possivelmente não vais conseguir atacar as entradas lógicas com o sinal vindo directamente do transistor,...

Provavelmente já deves saber, mas isto deve-se essencialmente ao valor mínimo que podes considerar como um valor lógico 1.


Ou seja, vais ter um sinal que varia entre 0 e 4.8V (Pelo menos aparentemente na tua montagem....meio estranha... ::)) o valor lógico 1 em TTL é normalmente considerado aos 5V(embora possam existir variações). Mas como deves calcular a variação de 0.1v não passa a ser o valor lógico 0. Existe um nível de Threshold abaixo do qual é considerado o valor lógico 0 e acima do qual é 1 (Eu agora em TTL não me recordo do valor aproximado para esse "acontecimento").

Devendo isto ser testado....

Sem mais,
Pessanha24
Pessanha24

Pessanha24
"A vida é mais do que Copy & Paste"
<*(((-<
<*(((-< <*(((-<
<*(((-<

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #20 em: 27 de Agosto de 2009, 14:23 »
Boa tarde.
Peço desculpa de não ter colocado mais informação por não ter tido tempo , espero que à noite consiga colocar a informação todo que posso disponibilizar sobre o meu projecto, vai ficar bonito XD.


Cumprimentos

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #21 em: 27 de Agosto de 2009, 21:50 »
Aqui está finalmente o desenvolvimento do meu projecto.



Quando o sensor toca na linha preta a saída fica zero.
Situação A sensores a 1 e motores a 1.
Situação B o sensor direito toca na linha preta e fica 0, o sensor esquerdo a 1, o motor do lado direito a 0 e o esquerdo a 1.
Situação C o contrário da B.
Situação D os sensores a 1 e os motores a 1.





Material necessário:







Demorei bastante tempo a carregar as pilhas iguais à que está na imagem, disseram-me que eram boas e a marca era boa e é espanhola.




Em anexos estão os datasheet dos integrados e dos leds emissor, receptor.

Cumprimentos desde já agradeço a vossa ajuda.


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #22 em: 28 de Agosto de 2009, 11:04 »
Boa documentação, muito bem Raul.

Continua que quero ver o robot a andar :D

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #23 em: 28 de Agosto de 2009, 15:31 »
Boa tarde.
hoje comprei um potenciómetro duplo para conseguir controlar a velocidade dos motores, para o robo andar mais devagar ou mais depressa.

Hoje vou tentar testar o circuito num programa que o Pessanha24  aconselhou.

Cumprimentos

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #24 em: 30 de Agosto de 2009, 13:30 »
Boa tarde.
Preciso de ajuda a montar o potenciómetro, não sei como ligar já procurei na internet e vi várias maneiras mas não sei se estão correctas para a minha utilização.
Eu queria colocar o potenciómetro duplo a usar só uma parte, para o colocar onde está o R2 para descobrir qual a resistência a colocar em R2 para que Vout seja 0 (zero) quando detectar a linha preta.
O potenciómetro é semelhante a este e não tem qualquer descrição de 22k  ohm http://user.img.todaoferta.uol.com.br/6/M/PH/8F1Y9R/bigPhoto_0.jpg


Cumprimentos obrigado

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #25 em: 30 de Agosto de 2009, 13:55 »
Ligas o pino do meio, e um qualquer dos lados... pelo menos tenho feito assim e funciona  :D

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #26 em: 30 de Agosto de 2009, 14:18 »
Obrigado, eu vi isso mas não tinha a certeza.
O meu irmão vez isso num projecto para controlar uma fan de um computador.


Cumprimentos

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #27 em: 31 de Agosto de 2009, 14:54 »
Boa tarde.
Estou a ter um problema com o electronics workbench 5.12, instalo sem qualquer problema, mas quando vou a entrar no programa diz que existe uma violação de acesso"acess violation (7AFA7), writting 5A53F3" como é que posso resolver este problema?

Agradeço porque preciso deste programa para desenvolver o meu meu projecto que anda muito parado por problemas informáticos.  

Instalei noutro pc e não houve qualquer problema, qual é o problema no meu portátil, já procurei na internet e não consigo saber o porque?
Cumprimentos
« Última modificação: 31 de Agosto de 2009, 15:35 por Raul »

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #28 em: 31 de Agosto de 2009, 22:54 »
Olá Raul, o teu projecto vai andando a passos largos, parabéns. Eu fiz algo do género quando entrei para a universidade usei apenas portas NAND para a parte de controlo.

Mas vendo em mais pormenor, não pude deixar de notar em duas faltas!

A primeira é a nível mecânico, sem desmultiplicação, esses motores dificilmente aguentarão essas rodas e a carga que lhes será colocada.

A segunda é a nível eléctrico, não podes ligar os motores directamente à saída das portas lógicas! Elas não conseguem fornecer corrente suficiente para alimentar os motores. Vais precisar de meter mais uma resistência e um transístor por cada motor. 

Aquilo que disse foi com base nos esquemas e imagens que tens no tópico.

Se for preciso alguma ajuda, é dizer....

Cumprimentos e boa continuação para o projecto, Mauro!

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #29 em: 31 de Agosto de 2009, 23:26 »
O que queres dizer com desmultiplicação, que rodas  aconselhas a usar? estas era de um brinquedo XD

Podes explicar melhor isso da resistência e do transístor (um pequeno esquema), porque não percebo nada de transístores.


Cumprimentos e obrigado