collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé  (Lida 6186 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Boa noite,


Tenho um comando de garagem com 2 botões dos quais só um está em uso.
Queria saber se é possivel programar o segundo botão para controlar uma placa com relé.
O objectivo é ligar a luz da minha box com o mesmo comando.

Entretanto enviei um email à empresa que nos vendeu os comandos para ver se me facultam alguma documentação.


Cumprimentos

edit:
Já agora... o quê que a placa receptora tem de ter para ser compativel com um comando?
« Última modificação: 09 de Agosto de 2015, 00:44 por caxuda »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé
« Responder #1 em: 09 de Agosto de 2015, 00:50 »
Dar dá sempre, depende é das tuas capacidades e de quanto queres gastar em €€ e tempo. ;)

A maneira mais simples era comprar um interruptor controlado por RF, um comando universal e programar um botão para cada coisa.

Senão tens de descobrir frequência e código, arranjar um recetor para a mesma frequência e meter um micro a tratar da descodificação e controlar o relé da iluminação.
Se o comando for de código fixo não te esqueças que todos os outros comandos também vão poder acender a luz da tua box.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé
« Responder #2 em: 09 de Agosto de 2015, 01:24 »
Pois... dar dá sempre de facto. Eu quero uma coisa simples.

Estive a ler mais um pouco e o que costuma acontecer é que cada botão dos comandos emitem um "codigo" e no recetor é que se memorizam esses codigos para que ele os reconheça.

Estava a pensar comprar o seguinte recetor que pelas specs tem o "learn button" o que significa que dá para programar:
http://www.ebay.com/itm/DC-12V-10A-Relay-1CH-Wireless-RF-Remote-Control-Switch-Transmitter-Receiver-/201390071814?hash=item2ee3c8a006

A minha questão é se este recetor lê o código de qualquer comando... é que eu só quero ter um comando para tudo.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé
« Responder #3 em: 09 de Agosto de 2015, 11:25 »
Já deu para entender que não dominas esta área.

Esse muito provavelmente não dá.

Para funcionar tinha de ser da mesma frequência, que se não for igual não é difícil encontrar de outras (pelo menos dos 433.92MHz, muito comuns).

Mas o problema principal é o código: existem muitos diferentes, e mesmo os iguais podem ter velocidades diferentes. E nem todos são fixos: há rolling codes, que mudam cada vez que carregas no botão e tem de ser emparelhado com um recetor que tal como o comando foi pré-programado para poder reconhecer a sequencia do mesmo e poderem emparelhar. Também há várias variantes dos mesmos.

Se queres uma solução que seja só carregar nuns botões, a melhor solução acho que ainda é a que disse acima: compras um modulo dos que mostraste, e um comando universal deste género http://www.ebay.com/itm/300338426715 que trabalha com qualquer frequência e qualquer código, e desde que o teu comando não tenha rolling-code eensinas cada um dos comandos originais em botões diferentes e está feito ;)



Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé
« Responder #4 em: 09 de Agosto de 2015, 13:47 »
ehehehe, pois não, mas agora com a tua explicação fiquei a perceber melhor.

O objectivo principal disto é impedir que qualquer pessoa possa ligar e desligar a luz e a tomada carregando simplesmente num interruptor. Até porque tenho lá uma moto e um gajo com uma rerbarbadora ligava à tomada e cortava o cadeado, se bem que há rebarbadoras a bateria...

Mas também estive a pensar, será que aquele recetor RF com relay aguenta a carga das luzes ligadas e a tomada com algo potente como um berbequim?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé
« Responder #5 em: 09 de Agosto de 2015, 14:37 »
10A*220V=2200W... parece-me que chega.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé
« Responder #6 em: 09 de Agosto de 2015, 15:46 »
Um alicate de corte para varas de aço corta isso em 2 segundos sem fazer barulho  ::)
Avr fanboy

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé
« Responder #7 em: 09 de Agosto de 2015, 16:07 »
jm_araujo acho que vou fazer como dizes então.

Obrigado


senso... acho que não virá a ser assim tão fácil.
Conseguias cortar um dos seguintes com o tal alicate de varas de aço?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé
« Responder #8 em: 09 de Agosto de 2015, 16:43 »
Se cortam Eliaço A400 e A500 de 20-30mm que nem esparguete, não cortam isso..
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé
« Responder #9 em: 09 de Agosto de 2015, 23:21 »
tb nao anda toda a gente de alicates ao ombro...
mete mazé uma video vigilancia e qdo acontecer tens provas para o vandalismo..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé
« Responder #10 em: 10 de Agosto de 2015, 02:12 »
Obviamente que não sou de todo a favor de roubos, mas tanto trabalho para desligar uma tomada por ter medo de alguem levar uma rebarbadora para cortar o cadeado é algo over the top..
Sim Hugo, se a tua profissão for roubar motas que já andas de olho nelas para ires a X casa para a levar, um alicate de corte das obras(para cortar os ferros de reforço das vigas) é a ferramenta numero um, se nunca tiveste uma coisa dessas para não e um bocado de heliaço de 16mm(o mais comum provavelmente) para veres o quão facil é de cortar com a ferramenta indicada, passa ai por um prédio em obras lol.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé
« Responder #11 em: 10 de Agosto de 2015, 10:30 »
As correntes/cadeados de segurança (se forem de marca decente, p.ex. Abus ou Kryptonite ) são um bocado mais difíceis de cortar que heliaço, porque normalmente são temperadas e de dureza semelhante ou superior aos alicates de corte, pelo que arriscas a partir ou abrir uma boca no mesmo se o meteres nessas aventuras.

Uma rebarbadeira é garantido o sucesso, mas na maior parte dos roubos de motas não se dão a nenhum desses trabalhos: se a corrente não estiver a amarrar a mota a um ponto estrutural (uma coluna ou um anel de aço chumbado no cimento), o que fazem é meter a mota numa pickup ou numa carrinha e depois têm todo o tempo que quiserem para tratar dela.


PS: O heliaço dá para temperar, mas os resultados são um pouco aleatórios pois é normalmente feito de ferro proveniente de reciclagem e o conteúdo de carbono varia muito, mesmo de vara para vara. Pelo menos foi o que li há tempos num fórum de knife-making.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé
« Responder #12 em: 10 de Agosto de 2015, 18:02 »
mais vale entao meter um gps com aviso de movimento ou saida do perimetro.. se já que a vao levar de qq maneira esteja acorrentada ou nao, entao saber pra onde a levam e avisar a policia. Mas às tantas a ferramenta nº 2 seja um aparelho pra detectar gps's... lol

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé
« Responder #13 em: 10 de Agosto de 2015, 20:34 »
Depende tambem do HSS que usam para fazer as faces de corte, mas já vi cortarem desses cadeados todos bonitos, racing e feitos de coisas XPTO com "tesouras" dai dizer que desligar uma tomada não é segurança.
Avr fanboy

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Programar segundo botão do comando da garagem para activar relé
« Responder #14 em: 10 de Agosto de 2015, 22:46 »
Algumas coisas que talvez estejam esquecendo, existem rebarbadoras com bateria, mas continua com um problema que é o barulho que atinge uns decibéis jeitosos e chama a atenção.
Sobre o heliaço, acredito que tenham de seguir normas, como tudo na construção, cheguei a utilizar alguns que davam para cortar porcas e parafusos nos aviões da TAP, alguns ficavam tão rijo que até partiam como se fossem vidro, mas era por causa da tempera.
PDI