collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: demannu  (Lida 20059 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: demannu
« Responder #15 em: 10 de Fevereiro de 2010, 17:40 »
Está engraçado sim senhor, mas tambem não tem nada de high tech, nem de extraordinário, nem de revolucionário para que haja medo de mostrar o código usado no robot...  ;)
Avr fanboy

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: demannu
« Responder #16 em: 10 de Fevereiro de 2010, 18:16 »
Está engraçado sim senhor, mas tambem não tem nada de high tech, nem de extraordinário, nem de revolucionário para que haja medo de mostrar o código usado no robot...  ;)
Sou da mesma opinião, mas pronto... Depende da maneira que cada um encara o fórum.

Mas tudo bem. Eu pelo menos sempre disponibilizei o código porque acho que é essa a parte interessante do fórum... Aprender uns com os outros.

Mas Guilherme, não deixa de ser um bom trabalho...

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re: demannu
« Responder #17 em: 10 de Fevereiro de 2010, 18:26 »
Citar
sso são as ligações de electricista. Disso tenho eu em casa.

Acabei de as inspecionar e de ver um belo interior metálico igualzinho, parece que tens razão. Obrigadão!

ah ah! eu quando descobri isso aqui no forum nem queria acreditar!!

vou acrescentar mais info ao post :)


Citar
Está engraçado sim senhor, mas tambem não tem nada de high tech, nem de extraordinário, nem de revolucionário para que haja medo de mostrar o código usado no robot...  ;)

lol, caro senso, se como tu dizes  "..não tem nada de high tech, nem de extraordinário, nem de revolucionário.."  então para quê mostrar seja o que for? as coisas valem o valor que nós lhes atribuirmos.

"..medo.." ? uiiii que meeedoooo...

 

Citar
Eu pelo menos sempre disponibilizei o código porque acho que é essa a parte interessante do fórum... Aprender uns com os outros.

caro microbyte, o destino que cada um dá ao que cria é com ele mesmo e com mais ninguém, acredita que aquilo que mais gosto é de partilhar o que vou aprendendo ao longo do tempo e que disponibilizo como tutoriaisnão sou nem programador, nem engenheiro, nem tenho qualquer tipo de formação nestas áreas, o conhecimento que tenho é de foçangar horas e horas na net a pesquisar, tentar, errar e tentar outra vez até conseguir.

disponibilizei-me a esclarecer qualsquer dúvida que tivesses, que acho que é bem mais enriquecedor do que te mostrar um simples código.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2010, 18:39 por guibot »

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: demannu
« Responder #18 em: 10 de Fevereiro de 2010, 19:10 »
o que tem de 'extra'ordinário é que este foi pensado, criado e faz o que era suposto.. pk o 'ordinário' (não interpretem pelo lado errado, caso haja dúvidas há-de haver um dicionário por perto) é que se pense mt, se fale mt e dps não se faça nada..

n digo que o design me agrade a topo, mas agrada-me bastante ver os robots e robotiquices dos nossos membros/colegas/amigos a serem dados a conhecer..

mais uma vez, quanto ao código, não vejo mal em postar, dado que é um robot tão personalizado que se eu ou qualquer outro de vocês tentasse fazer um, sem modificar nada no código, o mais certo seria k o vosso andasse às cabeçadas, por vários motivos. de qualquer forma, acho que era uma mais valia pra todos, não só pra quem tá curioso, como pra quem o criou (o gui), porque podiam haver divergências nas formas de abordar os 'problemas', mas o que cada um mostra, depende do que entende pra si ser correcto ou não..

n acho piada é a ver 'discussões' por pouco.. n há nada pa fazer? façam robots.. :D
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2010, 19:16 por ricardo-reis »

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: demannu
« Responder #19 em: 10 de Fevereiro de 2010, 20:27 »
caro microbyte, o destino que cada um dá ao que cria é com ele mesmo e com mais ninguém, acredita que aquilo que mais gosto é de partilhar o que vou aprendendo ao longo do tempo e que disponibilizo como tutoriaisnão sou nem programador, nem engenheiro, nem tenho qualquer tipo de formação nestas áreas, o conhecimento que tenho é de foçangar horas e horas na net a pesquisar, tentar, errar e tentar outra vez até conseguir.

disponibilizei-me a esclarecer qualsquer dúvida que tivesses, que acho que é bem mais enriquecedor do que te mostrar um simples código.

Oh meu amigo... Tudo bem... A minha intenção não era alimentar esta discussão (que não vai levar a lado nenhum). Estava apenas a dar uma justificação à minha questão anterior.
Tal como tinha dito...
Citar
Depende da maneira que cada um encara o fórum.

Acho que não é caso para ficarmos agora a bater nessa tecla. ;)

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re: demannu
« Responder #20 em: 10 de Fevereiro de 2010, 20:46 »
lol... e tudo isto por causa de uma porção de código artístico...  my god

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: demannu
« Responder #21 em: 11 de Fevereiro de 2010, 03:51 »
Isto é um fórum, isto é uma discussão, por isso bate tudo certo e só faz bem :)

Quanto ao tão falado código só não percebo o porque de não o disponiblizares quando na minha opinião serias o mais benificiado.

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re: demannu
« Responder #22 em: 11 de Fevereiro de 2010, 12:49 »
Citar
Quanto ao tão falado código só não percebo o porque de não o disponiblizares quando na minha opinião serias o mais benificiado.

Já foi respondido atrás em mais do que um post.

O que eu não percebo é que mesmo eu tendo disponibilizado a esclarecer quaisquer dúvidas, continuam a martelar no assunto de partilhar (ou não) o código.

Agora entendam se quizerem, ou se forem capazes de entender, o que vos vou dizer:
O meu universo é artístico, o vosso universo é técnico, para mim construir estes robots é uma forma de arte, e como tal nem sempre é partilhável.

A minha maneira de partilhar é construindo tutoriais, e isto sim é que devia ser mais habitual neste fórum. Com tanta gente especializada e tanta gente a especializar-se, eu é que não entendo o porquê de tanta falta de partilha.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: demannu
« Responder #23 em: 11 de Fevereiro de 2010, 13:24 »
Eu não acho que haja falta de partilha nem de tutoriais, pelo contrário.
Na minha opinião a questão não é tu partilhares o código ou não porque cada um faz o que quer e não gosto mais nem menos de ninguém por isso, acho que tem a ver como deste a resposta que gerou alguma contestação até porque como também já foi dito o código não é nada de mais neste caso.

Eu já nem ia responder mais sobre este assunto mas a tua associação de que o teu trabalho é para arte não pode ser partilhada e o nosso como é de conhecimento pode ser partilhado, esta associação para mim não faz sentido nenhum. Independentemente do objectivo final tudo pode ser partilhado ou não.

Quanto ao robot por muito que te queira ajudar não posso pois de arte percebo pouco.

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re: demannu
« Responder #24 em: 11 de Fevereiro de 2010, 14:00 »
sim, não entendeste o que quiz dizer..   deixa.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2010, 14:04 por guibot »

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: demannu
« Responder #25 em: 11 de Fevereiro de 2010, 19:40 »
Uma das dúvidas que tive foi exactamente o que é que está lá aquele sensor em cima a fazer, uma vez que tens os outros à frente, a formarem ± 90º.

Seria interessante (para mim) analisar o código e tentar eu próprio descobrir.
Sendo assim, peço-te para explicares qual o peso de cada sensor nas decisões.

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re: demannu
« Responder #26 em: 11 de Fevereiro de 2010, 20:44 »
Microbyte, o Guibot no inicio fez o projecto só com um sensor o de cima, mas como não sei se chegou a testar, reparou quando o sensor estiver a olhar para o lado esquerdo, o robo pode bater com o lado direito em alguma coisa, por essa razão colocou mais duas em baixo. Isto foi o que eu conclui do que o Guibot escreveu sobre o projecto.


Agora isto tudo por causa de um código, sim é verdade que a partilha de código ajuda os iniciantes a aprender técnicas com os experientes, como há sempre um mas, também tem piada de tentar fazer do zero (código) sem ajuda de ninguém.

Mas o que nós podemos concluir é que saímos deste tópico a ser um pouco electricista e carpinteiro, e que muita gente aqui não sabia que o Guibot  usou é para ligar fios e é de electricista.

Se isto ofender alguém,que diga que retiro isto tudo num ápice.

Cumprimentos
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2010, 20:48 por Raul »

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: demannu
« Responder #27 em: 11 de Fevereiro de 2010, 20:51 »
Não ofende nada, lol.  ;D Isto anda crispado para estes lados...  :D

Eu também percebi essa parte... Só que uma vez que os sensores apanham, tanto as paredes de lado, como algum objecto à frente, com esses 2 sensores, não percebo o que é que o outro está lá a fazer...

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re: demannu
« Responder #28 em: 11 de Fevereiro de 2010, 20:55 »
Não se quis dar ao trabalho de tirar XD

Cumprimentos

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re: demannu
« Responder #29 em: 11 de Fevereiro de 2010, 21:58 »
Finalmente vamos falar sobre assuntos que realmente interessam :)

Tal como o Raul disse, quando o sensor de cima olha para um lado, e se o obstáculo aparecer do outro lado ele vai colidir, logo adiccionei estes dois sensores e posiccionei-os ligeiramente na diagonal. Estes sensores são de curto alcance, e programei de maneira a que quando detectam um obstáculo +- a 10 cm o motor oposto inverte a rotação. Se olhares para o video com atenção reparas que quando os obstáculos estão longe ele vira ligeiramente, quando os obstáculos estão próximos ele vira sobre ele próprio.

Outra razão que me levou a adiccionar estes dois sensores foi a estrutura do chassis, a distância entre rodas é bastante, logo usando só o sensor de cima não tinha a sensibilidade que eu queria atingir.

Sim, podia ter usado somente os sensores de baixo, mas quis manter o de cima para detectar obstáculos mais distantes.