collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por jm_araujo
[Ontem às 18:12]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Modificação de um teclado MIDI  (Lida 35331 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #75 em: 30 de Julho de 2011, 13:04 »
O opto-isolador ideal para MIDI é o 6N137/8. Tem a ver com a velocidade de comutação. Não basta comutar o transitor lá dentro, é preciso q o faça rapidamente para a onda de saída ser mesmo quadrada.

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #76 em: 30 de Julho de 2011, 14:38 »
Ah, então deixem ver se percebi:

O teclado seria conectado ao arduino pelo pino RX. O arduino por sua vez enviaria o sinal via USB para o PC.
O optoisolador (o meu pai já me explicou +/- como é e como funciona) vai ser inserido entre o teclado e o arduino de modo a assegurar o seu correcto funcionamento.
É isto?  :D

Só não percebi onde entrava a tal fonte china de que falavas :o

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #77 em: 01 de Agosto de 2011, 02:31 »
Ja mandei vir o arduino e já estive a fazer uns testes :D
Para os LED's vermelhos (os testados) estou a pensar usar resistências de 400 Ohms, pois assim apenas perde uma quantidade insignificante de brilho, em relação a usar resistências de 300 Ohms, e de certeza que aumentará o seu tempo de vida

Não sei bem como calcular a resistencia que devo usar para cada LED :-\ É pela formula R=V/I? É que não me estava a dar valores certos :-X

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #78 em: 01 de Agosto de 2011, 04:29 »
Tens que "descontar" a queda de tensão que o LED impõe nos seus terminais (~2V)
http://en.wikipedia.org/wiki/Light-emitting_diode
http://en.wikipedia.org/wiki/LED_circuit

Por exemplo se a tensão de alimentação for 5V, o LED impõe ~2V e queres que conduza com corrente 20mA. As contas que tens de fazer são:
R = (5-2)/0.020 = 150. Se o valor te desse estranho escolhias um valor próximo (http://www.interfacebus.com/resistor_table.html)


Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #79 em: 01 de Agosto de 2011, 12:08 »
Tens que "descontar" a queda de tensão que o LED impõe nos seus terminais (~2V)
http://en.wikipedia.org/wiki/Light-emitting_diode
http://en.wikipedia.org/wiki/LED_circuit

Por exemplo se a tensão de alimentação for 5V, o LED impõe ~2V e queres que conduza com corrente 20mA. As contas que tens de fazer são:
R = (5-2)/0.020 = 150. Se o valor te desse estranho escolhias um valor próximo (http://www.interfacebus.com/resistor_table.html)

Foi essa a conta que fiz, mas achei muito pouco e nem sequer experimentei... Testei com 400 ohms e ficou a brilhar bastante bem, suponho que também não "cansa" o LED e que lhe prolonga o tempo de vida certo?

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #80 em: 03 de Agosto de 2011, 20:25 »
Finalmente tenho ca o arduino :D E mandei vir tambem 2 LED's RGB :)
Infelixmente esqueci-me de mandar vir o multiplexador que tava a 4€ e tal na inmotion (ja com placa de circuito impresso incluida)  :-\

Vou fazer testes e vamos ver o que da  ;D

Só uma coisa... Eu tinha pensado em usar alguns dos interruptores para, alem de controlar o arduino, acender alguns LED's (+/- como está no esquema), mas sei que o arduino apenas fornece 40 mA, o que é limitado para este objectivo certo? Há alguma opção? Já estive a pesquisar e não encontro nada :-\



Muito provavelmente o esquema não está bem feito pois para alem de ainda nao dominar muito bem isto, foi feito a pressa, mas acho que dá para perceber o que quero dizer :)
« Última modificação: 04 de Agosto de 2011, 04:46 por diogo0880 »

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #81 em: 08 de Agosto de 2011, 01:35 »
Pessoal daqui a pouco vou de ferias e vou levar o material para continuar as experiências, só que vou estar limitado em termos de internet.
Se me puderem ajudar, precisava de uma ideia da programação necessária para por o arduino a enviar sinais para depois estes serem lidos pelo programa. O meu objectivo será, por exemplo, um potenciómetro ligado ao arduino controlar um potenciómetro virtual... Sabem como o posso fazer?

Precisava de saber isto rapidamente, se der, porque assim podia planear melhor o projecto e começar, então, o projecto em si :)

Obrigado por toda a ajuda prestada até ao momento :D

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #82 em: 08 de Agosto de 2011, 23:07 »
FUNCIONA, funcionou com botões e potenciómetros =D Consigui arranjar código que me orientasse e, no Windows XP, consegui po-lo a funcionar (com o MIDI Yoke e o S2MIDI). No Windows 7 e que esta mais dificil detectar, o S2MIDI detecta os sinais e converte para midi, mas não indica um "dispositivo" para os associar :-\

Agora estou a pesquisar como fazer o LED acender por ordem MIDI


----- EDITADO -----


Arranjei um programa alternativo ao MIDI Yoke, o LoopBe1, que trabalha perfeitamente no Windows 7  :P
« Última modificação: 08 de Agosto de 2011, 23:17 por diogo0880 »

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #83 em: 11 de Agosto de 2011, 00:33 »
Pessoal, não me estou a orientar na programação do LED  :-\

O S2MIDI converte MIDI para Serial? Eu indico ao programa para me acender o led, o programa fá-lo em MIDI mas no S2MIDI não aparece nada, e na placa muito menos :S

Alguem me pode ajudar neste aspecto? É que é mesmo o ultimo teste, depois compro o material todo e começo o projecto em si...

Offline tcustodio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 344
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #84 em: 11 de Agosto de 2011, 12:44 »
Do pouco que me lembro, acho que o S2MIDI não converte midi em serial. Ele serve apenas para converter o que sai do arduino para midi. Era aqui que eu testaria a ideia de programar o ATMEGA8U2 do arduino numa interface midi para o arduino se identificar ao computador como sendo um dispositivo midi, mas não é algo que se faça ddo nada, pode ser muito confuso...
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #85 em: 11 de Agosto de 2011, 18:01 »
Do pouco que me lembro, acho que o S2MIDI não converte midi em serial. Ele serve apenas para converter o que sai do arduino para midi. Era aqui que eu testaria a ideia de programar o ATMEGA8U2 do arduino numa interface midi para o arduino se identificar ao computador como sendo um dispositivo midi, mas não é algo que se faça ddo nada, pode ser muito confuso...

Pois não dá mesmo já experimentei tudo no S2MIDI :-\
Sabes como posso programar o LED? Botões e Potenciómetro já programei e funcionam 5 estrelas, os LED's e que ta dificil :-X´

----- EDITADO -----

Experimentei usar o Serial - MIDI Converter, da SpikenzieLabs, mas nem o input MIDI funcionou :-\
« Última modificação: 11 de Agosto de 2011, 18:28 por diogo0880 »

Offline tcustodio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 344
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #86 em: 11 de Agosto de 2011, 19:38 »
primeiro tens que saber a que controlos midi queres que os leds respondam! creio que decidas isso no programa que vás usar com o teu teclado...
Nunca explorei muito isto, mas se me souberes dizer a que controlos queres que os leds respondam, não me parece ser difícil programar esse comportamento.
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #87 em: 13 de Agosto de 2011, 00:03 »
primeiro tens que saber a que controlos midi queres que os leds respondam! creio que decidas isso no programa que vás usar com o teu teclado...
Nunca explorei muito isto, mas se me souberes dizer a que controlos queres que os leds respondam, não me parece ser difícil programar esse comportamento.

Já estudei um pouco as mensagens MIDI e já percebi +/- como funcionam.
Os LED's iram respondem, por exemplo, ao ligar de uma função. Eles ligam e desligam em função de notas musicas (não me consigo explicar bem)...

Eu acho que já percebi como aquilo funciona e tava pronto a testar algum código para desenvolver a técnica e a minha aprendizagem, mas já estive a procurar e não encontro maneira de converter MIDI -> Serial :-\

Se me conseguires orientar +/- no código pode ser que consiga desenvolver alguma coisa sem testes

Offline tcustodio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 344
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #88 em: 13 de Agosto de 2011, 22:38 »
a minha dúvida é se tu queres que os leds acendam em função de uma mensagem midi enviada pelo software no computador ou em função de um evento no próprio teclado! eu suponho que seja a primeira hipótese :)
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline diogo0880

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Modificação de um teclado MIDI
« Responder #89 em: 14 de Agosto de 2011, 00:19 »
a minha dúvida é se tu queres que os leds acendam em função de uma mensagem midi enviada pelo software no computador ou em função de um evento no próprio teclado! eu suponho que seja a primeira hipótese :)

Sim é a primeira hipótese. O objectivo é, por exemplo, um LED acender de acordo com os tempos da musica selecionada, logo ele acenderá em função de uma mensagem MIDI enviada pelo software.

Eu encontrei um site onde explica os códigos das mensagens MIDI e já os percebi, só que para os testar é que esta muito dificil :-\