collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fluid Clock  (Lida 84124 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Fluid Clock
« Responder #90 em: 21 de Abril de 2015, 10:26 »
Por acaso...
Onde é que se encontra epoxy/potting compounds á venda em Portugal?
É que mandar vir da Mouser é o tipico preenchimento de papeis e nem sei se o enviam dado que vem por avião e tal.

Experimenta na TME, pelo menos ja mandei vir químicos de la sem problema. Mas isso arranja-se ca, ja viste nas drogarias?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fluid Clock
« Responder #91 em: 21 de Abril de 2015, 12:43 »
Potting compound mesmo não, resinas arranjam-se, mas não é a mesma coisa, e a resina usada para fazer fibra de vidro aquece a curar..
Avr fanboy

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Fluid Clock
« Responder #92 em: 21 de Abril de 2015, 13:06 »
Ha umas bombas pequenas de vacuo q nao fazem 1bar mas chegam lah perto.

E que tal um motor de frigorífico?
Pode ser usado como compressor e maquina de vácuo!!

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #93 em: 21 de Abril de 2015, 14:11 »
Ha umas bombas pequenas de vacuo q nao fazem 1bar mas chegam lah perto.
E que tal um motor de frigorífico?
Pode ser usado como compressor e maquina de vácuo!!
Também funciona, já vi usarem esse compressor numa estação de soldar JBC  ;)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #94 em: 21 de Abril de 2015, 18:33 »
Por acaso...
Onde é que se encontra epoxy/potting compounds á venda em Portugal?
É que mandar vir da Mouser é o tipico preenchimento de papeis e nem sei se o enviam dado que vem por avião e tal.
http://uk.rs-online.com/web/c/adhesives-sealants-tapes/adhesives-glues/potting-compounds/?searchTerm=epoxy+potting

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #95 em: 23 de Abril de 2015, 16:00 »
Trabalhar com acrílico é sempre um drama, tive de lhe fazer 3 furos e fresar onde o encoder ia encaixar, depois de estar tudo bonitinho o 3º furo rachou a peça... tentei colar por aquecimento e lá se foi o bloco :(
Se tivesse uma impressora 3D nem pensava 2 vezes, era só fazer a peça em autocad e siga, sem mais pormenores a acrescentar...

Por acaso alguém daqui tem uma que dê para fazer uma peça (transparente) via dxf ou outro formato?  ;D
Serviço pago, incluindo portes.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #96 em: 23 de Abril de 2015, 23:08 »
Nova tentativa, hoje andei em lojas à procura de puxadores, não encontrei nada, então fui aos chineses comprar pedras de plástico para enfeitar aquários:



Da esquerda, cubo derretido no forno com molde metálico, durante 20 min.
O do meio foi por derretimento via pistola de ar quente em 5 min.
À direita as tais pedras para aquários.

Sinceramente não sei de onde aparecem tantas bolhas quando são derretidos, é que não há forma de entrar ar no meio a não ser que na sua composição seja libertado algum gás quando aquecido (não é problemático este efeito e com um led até deve ficar fixe :P)
Amanhã tento então fazer alguma coisa com o calhau do meio  :(
Como estes cubos foram sub-dimensionados, depois da furação é que os lixo para ficarem com as dimensões correctas, assim evito que se partam ao furar.

ps: agora já começo a entender melhor para que servem as 3D Printers, é para fazer bonecos...
« Última modificação: 23 de Abril de 2015, 23:14 por dropes »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Fluid Clock
« Responder #97 em: 24 de Abril de 2015, 08:50 »
ps: agora já começo a entender melhor para que servem as 3D Printers, é para fazer bonecos...

?

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Fluid Clock
« Responder #98 em: 24 de Abril de 2015, 09:14 »
...
Sinceramente não sei de onde aparecem tantas bolhas quando são derretidos, é que não há forma de entrar ar no meio a não ser que na sua composição seja libertado algum gás quando aquecido (não é problemático este efeito e com um led até deve ficar fixe :P)
...
O facto de ter bolhas influencia na resistência do material.
Tenta construir uma câmara de vácuo. Aqueces o material até estar derretido e depois vai para a câmara de vácuo para retirar essas bolhas todas.

No fim terá um aspeto mais profissional.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #99 em: 24 de Abril de 2015, 12:11 »
ps: agora já começo a entender melhor para que servem as 3D Printers, é para fazer bonecos...

?

Por acaso alguém daqui tem uma que dê para fazer uma peça (transparente) via dxf ou outro formato?  ;D
Serviço pago, incluindo portes.

Foi uma indirecta, sem ressentimentos  ;)
Tive a mesma resposta quando perguntei se alguém estava disponível para fresar um acrílico (a pagar, claro).

O facto de ter bolhas influencia na resistência do material.
Tenta construir uma câmara de vácuo. Aqueces o material até estar derretido e depois vai para a câmara de vácuo para retirar essas bolhas todas.

No fim terá um aspeto mais profissional.

Pensava que a câmara de vácuo só funcionasse com o epoxy, criar um forno já foi uma aventura ...

Botija petromax com queimador, copo em barro, molde a partir de uma lata de cerveja (e evitar encostos ao copo), vidro de micro-ondas para colocar em cima.


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Fluid Clock
« Responder #100 em: 24 de Abril de 2015, 12:30 »
eu perguntei mesmo por isso, pois eu tinha começado a responder e ia dizer que desde que me enviasses o material transparente para cá que eu imprimia isso sem problemas no entanto acho que a impressão não teria o efeito desejado por ti, tens aqui alguns exemplos: https://www.google.pt/search?q=3d+printing+transparent+pla&espv=2&biw=1920&bih=995&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=Uig6VdH4DMm57gbetIHIBQ&ved=0CAYQ_AUoAQ#imgrc=FHxIj7XtdlueRM%253A%3Bi6pfeWQgZFrVqM%3Bhttp%253A%252F%252Fwocares.com%252Fhost%252Fimages%252F874593_legos.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fcomicfury.com%252Fforum%252Fviewthread.php%253Fid%253D10605%3B1514%3B707

E so' por isso nao me ofereci :)

Quando ao acrílico o user zordlyon faz esse tipo de servicos. Podes ver mais aqui: http://www.coderedrc.com/services/cnc/

Ja experimentas-te colocar o molde dentro de um saco e usar o aspirador a tirar o ar do saco?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Fluid Clock
« Responder #101 em: 24 de Abril de 2015, 12:37 »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #102 em: 24 de Abril de 2015, 19:41 »
Ja experimentas-te colocar o molde dentro de um saco e usar o aspirador a tirar o ar do saco?
qual saco?! a 80graus nao ha saco que resista!

..quer dizer, até ha uns sacos da knorr que vao ao forno pra cozinhar a vapor ou lá que é.., mas depois ao tirar o vacuo o plastico fica colado no acrilico e vice versa...e alem disso as bolhas de ar no acrilico sao gases do acrilico e nao ar...

Qto ao imprimir em acrilico numa 3d printer, nem todas as impressoras dao, e tb n ha "filamento" em acrilico na loja da esquina... imprimir acrilico numa 3dprinter ainda é um processo exclusivo de alguns poucos users

(http://runawaybrainz.blogspot.co.uk/2012/04/audio-crystal-cmoy-freeform-headphone.html)
alguem sabe onde se compra esta resina e catalizador? tb procuro isso pra fazer coisas parecidas!

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #103 em: 24 de Abril de 2015, 22:05 »
eu perguntei mesmo por isso, pois eu tinha começado a responder e ia dizer que desde que me enviasses o material transparente para cá que eu imprimia isso sem problemas no entanto acho que a impressão não teria o efeito desejado por ti
E so' por isso nao me ofereci :)

Quando ao acrílico o user zordlyon faz esse tipo de servicos. Podes ver mais aqui: http://www.coderedrc.com/services/cnc/

Ja experimentas-te colocar o molde dentro de um saco e usar o aspirador a tirar o ar do saco?
Obrigado @metRo, às vezes as coisas não saem bem depois de muito trabalho, fico um pouco frustrado com isso e dou comigo sem soluções.

Para se criar vácuo não é necessário usar um saco, basta um recipiente com um furo para se encaixar o tubo do aspirador.
Ainda tentei derreter ao ponto de ficar bastante liquida, mas as bolhas não foram a lado nenhum em vácuo, o plástico arrefece demasiado depressa para o efeito pretendido além de ser um material relativamente denso.

Entretanto lembrei-me deste projecto, pode ser que ajude http://runawaybrainz.blogspot.co.uk/2012/04/audio-crystal-cmoy-freeform-headphone.html
Adorei, para futuros projectos pode vir a ser útil  ;)

Ja experimentas-te colocar o molde dentro de um saco e usar o aspirador a tirar o ar do saco?
qual saco?! a 80graus nao ha saco que resista!
Já comentei isso.
Não era obrigatório ser em acrílico, podia ser noutro polímero qualquer desde que fosse transparente, se bem que nem isso era necessário porque a hélice vai ser visível através de uma tampa lateral.

Já me esquecia de dizer, está feito e só falta a tampa lateral, posto fotos amanhã  :P




Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Fluid Clock
« Responder #104 em: 24 de Abril de 2015, 22:21 »
Isso é a temperatura que é demasiado alta, o plástico está a ferver, plástico "liquido" não é água é espesso, faz bolhas porque está quente demais.

Mas é assim crucial ser transparente?
Avr fanboy