collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService  (Lida 21853 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #15 em: 27 de Maio de 2010, 19:56 »
Boas Tiago.

Que grande projecto, que grande ideia...  :D
Parece-me tudo muito organizado.

Em relação a gerir tudo com o mbed, parece-me um pouquito demais... Vou-me tentar explicar.
Por muito poder de processamento que tenha, parece-me muito mais viável a opção do PC, ou melhor, a junção das duas.

A minha ideia é ter o PC como "servidor", com os 3 telemóveis ligados usando o mbed.

Ou seja, criava-se toda a base de dados de utilizadores/telemoveis no PC e tratava-se de toda a parte mais importante no PC.
Depois passava-se para o outro nível, o nível do mbed, que há-de estar ligado por USB. Criava-se um "protocolo" de comunicação entre o PC e o mbed para este saber quando tem de enviar os comandos AT (penso eu) para os telemóveis.
E o reverso: o mbed cada vez que recebesse um comando de um telemóvel, enviava para o PC o necessário para este saber o que fazer com essa informação.

Mais uma ideia.
Fazer tudo em PHP + MySQL.  Porquê? Tens acesso por WebBrowser, criava-se uma página de administração do servidor. Tens acesso à porta Serial do mbed, tens uma base de dados poderosa o suficiente para aguentar com todos esses dados (e que faz a indexação sem teres de pensar no assunto).

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #16 em: 27 de Maio de 2010, 20:13 »
Seria mais interessante utilizar webbased e um microcontrolador como servidor de sms que envia as sms para um php as processar, e recebe instruções de volta com as smss a enviar. Contudo isto traria algumas dificuldades para enviar pedidos para distribuição de smss.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #17 em: 27 de Maio de 2010, 20:55 »
Seria mais interessante utilizar webbased e um microcontrolador como servidor de sms que envia as sms para um php as processar, e recebe instruções de volta com as smss a enviar. Contudo isto traria algumas dificuldades para enviar pedidos para distribuição de smss.

Mas podes implementar a (Priority) Queue no mbed à mesma.
Do género... O PC manda um comando simples tipo SendSMS(int telNum,String msg)

Baseado no telNum, ele veria qual é o telemóvel que tem de usar e põe essa mensagem na Queue desse telefone.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #18 em: 27 de Maio de 2010, 20:59 »
A optar por uma solução web based, seria completamente desnecessário um computador. O mbed estaria como web server e web client.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #19 em: 27 de Maio de 2010, 21:51 »
Mas seria mais lento...
Temos é que ter bons modems.

Offline GnobarEl

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 92
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #20 em: 27 de Maio de 2010, 23:35 »
Pois, mas não se esqueçam de uma coisa, em relação ao PC, apesar de eu concordar plenamente. Onde é que o PC estaria? Em casa do Tiago? Falta saber se ele pode ter um PC lá a funcionar 24/24h. Pode não ser problema algum, mas por algum motivo ele pode não ter possibilidades de ter uma máquina sempre ligada dedicada a isso. Sem falar do consumo energético que é enorme comparado com o mbed.

É um projecto interessante e é ainda mais interessante ver os utilizadores entusiasmados e motivados.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #21 em: 27 de Maio de 2010, 23:44 »
O PC trás consumos energéticos, tamanho, instabilidade (SO), e acima de tudo. Não incentiva à investigação de desenvolvimento em microcontroladores.

Acho que o ideal será mesmo ter uma pequena máquina feita por nós, para nós onde iremos desenvolver conhecimentos aplicáveis a outros projectos de sistemas embebidos. Mas claro que é só a minha opinião.

Offline GnobarEl

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 92
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #22 em: 27 de Maio de 2010, 23:47 »
Ok, eu sei que isto vai ficar um pouco off-topic mas é apenas uma sugestão.

Um projecto que eu tenho vindo a desenvolver foi sobre a possibilidade de enviar uma sms com um comando e o pc executar essa mensagem.
tipo !ligarLuz e as luzes da casa ligavam-se, foi aí que surgiu a ideia do alimentador automático para os peixes.
!alimentarAquário e o alimentador automático era accionado.

Entretanto comecei a desenvolver mais a aplicação e adicionei comandos como !imdb nomeDoFilme
e o pc enviava uma sms com os dados principais sobre o determinado filme. Pontuação, votos... entre outros.
posso mesmo enviar uma sms !tempo amanha e o pc envia uma sms com o estado do tempo para amanha.
Posto isso, existe um sem numero de aplicações que se podem fazer.

A aplicação funciona, no entanto, como não há (que eu conheça) um serviço grátis para enviar sms à pala a aplicação para funcionar tem que recorrer a serviços manhosos de terceiros.

Se este projecto for para a frente podemos pensar em criar algo como isso, com funcionalidades uteis para todos, assim tiramos o máximo partido do projecto.
Digo eu... foi só uma ideia...

Tem é que haver bom senso da parte de todos para não enviar um smsRequest a cada 2 minutos.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #23 em: 28 de Maio de 2010, 00:11 »
O servidor pode ter um limite de requestes por utilizador por hora por exemplo para evitar "abusos".

Estou a começar a ler o manual do módulo GM862 que me parece a melhor opção para já, visto que tenho acesso a um, já tem suporte de cartão sim evitando estar a prototipar uma board e funciona com simples comandos AT. Contudo não terá que ser uma opção, apenas um teste.
http://www.gm862.com/en/products/gsm-gprs.php?p_id=12&p_ac=show&p=4
« Última modificação: 28 de Maio de 2010, 00:28 por TigPT »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #24 em: 28 de Maio de 2010, 00:17 »
Lembrei-me agora que até podemos usar a lista telefónica do cartão sim para fazer backup dos inscritos para que caso falte a energia, é só consultar a lista do cartão sim para recuperar os dados dos inscritos.

PS - Desculpem-me o double post, mas era para poder informar os subscritos ao post.

Offline GnobarEl

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 92
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #25 em: 28 de Maio de 2010, 11:36 »
Mas não vai ser preciso usar um SIM por cada rede?
Vão ser precisos 3 módulos, não é mais barato ligar 3 telemóveis?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #26 em: 28 de Maio de 2010, 11:40 »
Sim, mas os telemóveis normalmente não conseguem enviar tantas mensagens e são mais limitados em relação às opções que te permitem alterar no modem GSM.

Offline GnobarEl

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 92
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #27 em: 28 de Maio de 2010, 12:11 »
Pois... é verdade, era só uma forma de tentar minimizar os custos.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #28 em: 28 de Maio de 2010, 12:36 »
Bom, sendo que está decidido que vai ser apenas usando um mbed, pouco posso ajudar.
Não tenho um, nem estou por dentro do assunto.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: LRSCS - LusoRobóticaSmsChatService
« Responder #29 em: 28 de Maio de 2010, 12:55 »
Toda a gente pode ajudar. O mbed é programado em C por isso é igual em todo o lado e aqui o problema nem será o C mas sim os algoritmos a implementar para controlar as mensagens recebidas e as a enviar por isso todos podemos ajudar.