collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Arranjo de Berbequim  (Lida 3192 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Arranjo de Berbequim
« em: 06 de Outubro de 2017, 08:06 »
Olá, recentemente partiu-se uma peça do meu berbequim  >:(

Trata-de do "Bloqueador do eixo de rotação", basicamente é uma peça por baixo do berbequim que tem uma mola, nós carregamos para tirar\colocar a broca, ele prende o eixo de rotação\do motor e podemos apertar o mandril que ele não roda.

Ora, essa peça partiu-se, caiu juntamente com uma mola, as anilhas e mais qualquer coisa ficaram lá para dentro..



Como não está na garantia, já andei a ver e a loja que dá assistência a esta marca está um pouco longe, a peça custa 2€ (7€ com o envio), eu estive a olhar para ele e tenho medo que seja muito complicado substituir.

Mas entretanto ontem estive a ver como se tira o mandril (é de aperto rápido\manual) e fiquei na dúvida, aquilo tem um parafuso por dentro que supostamente desaperta-se no sentido horário, mas ele não quis rodar e como o mandril também não parava quieto torna-se difícil.

Qual a maneira mais fácil? tem de se colocar uma chave de 'bocas' por baixo do mandril para o segurar e depois desapertar o parafuso o por dentro?

  • Estou indeciso em ser eu a desmontar isto ou mandar para a loja e pagar mão de obra e a peça
« Última modificação: 09 de Outubro de 2017, 08:01 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Arranjo de Berbequim
« Responder #1 em: 12 de Outubro de 2017, 23:18 »
Algumas imagens do animal, se puderem dar alguma dica de como tirar o mandril (tenho receio de moer o parafuso, não sei se é só desapertá-lo em sentido contrário ou não):



Penso que tem de se colocar uma chave a prender esta parte entre o mandril e o corpo do berbequim para o prender certo?




Era onde estava a peça que partiu..




Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Arranjo de Berbequim
« Responder #2 em: 13 de Outubro de 2017, 08:34 »
Sempre vi com rosca contrária.
Usa chave de impacto que sai na boa.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Arranjo de Berbequim
« Responder #3 em: 29 de Outubro de 2017, 07:44 »
Bem, ontem consegui tirar o parafuso com ajuda de uma chave de Impacto de um amigo. Saiu pós 3 marteladas na chave.

Hoje abri o berbequim e sinceramente não sei se substitua eu a peça partida ou monte tudo como estava e o leve à assistência. Tenho receio de existirem pequenas particularidades nas rodas dentadas e encaixes que não saiba e que depois não consiga montar tudo como estava: