collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Ajuda Projecto IR / RF  (Lida 7197 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Gb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Ajuda Projecto IR / RF
« em: 11 de Outubro de 2017, 14:56 »
Boa tarde,

Estou à procura de ajuda para desenvolvimento de Firmware para um microcontrolador que permite comunicar via IR e RF no ambito de um projecto academico. Pretendia com o mesmo hardware conseguir comutar entre RF e IR ou vice-versa mediante o accionamento de um botão.

Estou disponivel para implementar um modelo de colaboração freelancer com quem tiver disponibilidade e interesse em me auxiliar.

Caso não esteja a colocar este pedido de ajuda no local correcto do forum peço desde já as minhas desculpas aos moderadores e comunidade.

Obrigado

Cumpts,
Gb

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #1 em: 11 de Outubro de 2017, 16:35 »
É capaz de ajudar se disseres para que zona do país é.

Offline Gb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #2 em: 11 de Outubro de 2017, 16:55 »
Boa tarde,

Peço desculpa não ter esclarecido a localização.

Estou a desenvolver o Projecto no Porto.


Cumpts,
Gb

Offline Gb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #3 em: 12 de Outubro de 2017, 12:26 »
Bom dia,

Alguém interessado?

Cumpts,
Gb

Offline Gb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #4 em: 14 de Outubro de 2017, 15:14 »
Boa tarde,

Reforço que estou disponivel para pagar pelo vosso tempo (contratação de trabalho freelancer).


Cumpts,
Gb

Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 328
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #5 em: 17 de Outubro de 2017, 16:23 »
Talvez ajude se disseres quantas horas de trabalho estão envolvidas, micro a usar, e protocolos. Pode alguém aqui no forum ja ter trabalho em algo semelhante e te querer ajudar.

Offline Gb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #6 em: 19 de Outubro de 2017, 16:01 »
Boa tarde,

O problema que se pretende resolver resume-se a compilar e adaptar codigo firmware tendo por base Projectos ja desenvolvidos e disponiveis na Internet (Arduino) em que sao abordados os assuntos de comunicação via IR e RF no ambito da domotica (emissão, recepção, replicação de comandos remotos para controlar TV, luzes, ventoinhas , etc...) de forma independente, ou seja, estão implementados em microcontroladores independentes. O que agora se pretende é que sejam implementados esses mesmos protocolos num único Microcontrolador. 

Pelo que apurei isto pode ser resolvido por alguem com o minimo de experiencia em cerca de 10 a 15 horas de trabalho.

Alguém pode ajudar?

Cumpts,
Gb

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #7 em: 19 de Outubro de 2017, 19:49 »
Como? 10 a 15 horas p fazer desenvolvimento, por tudo a funcionar, tirar bugs e acrescentos de ultima hora?

hum? Certamente que nao.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #8 em: 19 de Outubro de 2017, 21:31 »
Desculpem meio offtopic,
mas também já trabalhei numa empresa que o sócio nos perguntava (a nós developers) porque é que demoravamos meses e meses a desenvolver algo que o sobrinho dele dizia que fazia isso num fim de semana com Arduinos :P

Offline Gb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #9 em: 20 de Outubro de 2017, 02:13 »
Boa noite,

Agradeço as vossas respostas, mas só para esclarecer melhor, o sobrinho dizia que fazia ou fazia mesmo?

Quem me indicou o tempo expectavel desenvolve hardware há mais de 20 Anos profissionalmente e aconselhou-me fortemente a fazer eu o trabalho dado o nivel de complexidade envolvido (muito baixo). Será este o sobrinho de que fala?

Obrigado.

Cumpts,
Gb   

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #10 em: 20 de Outubro de 2017, 02:18 »
Eu ofereci-me, decidiste logo recusar-me por suponho eu não ter uma conta LinkedIn.

Agora, fazes juizos de valor sem sequer saber programar, e sim, Arduino é de todo o melhor sitio para tirar ideias, a começar por dependeres em bibliotecas com um bloat descomunal..

Portanto, vamos assumir que é um Atmega, nunca na vida alguem que se preze vai fazer um trabalho com base no IDE do Arduino, a fiabilidade da coisa morre a partir do momento que abres o "IDE".

O sobrinho faz em meia duzia de horas, usa ints para tudo o que é constantes e é tudo variaveis globais, e passado 12 horas o código rebenta e anda mais 15 dias a tentar descobrir porquê.

LOL.

Have fun.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #11 em: 20 de Outubro de 2017, 09:07 »
o sobrinho dizia que fazia ou fazia mesmo?

Não sabemos, talvez na ideia dele sim..., porque despediu metade da equipa e deixou a área de desenvolvimento.

Quem me indicou o tempo expectavel desenvolve hardware há mais de 20 Anos profissionalmente

Já aqui tens alguns comentários de pessoas que trabalham à mais de metade de 20 anos em hardware/firmware/software.
Mas o trabalho que procuras é de Firmware/software, não de hardware.

e aconselhou-me fortemente a fazer eu o trabalho dado o nivel de complexidade envolvido (muito baixo).

Aí está um bom conselho, pela estimativa dele, uma pessoa com pouca experiencia faz isso num fim de semana, vamos supor que precisas de aprender para ficar com esses "minimos de experiencia".. gasta-se 2 fins de semana mais um bocado, não arranjas esse tempinho para o teu projecto academico e para aprenderes?

O que agora se pretende é que sejam implementados esses mesmos protocolos num único Microcontrolador. 

Qual é o microcontrolador?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #12 em: 20 de Outubro de 2017, 13:24 »
Para um cliente final neste nível de exigência o bloat é irrelevante desde que a coisa funcione. No final até pode levar 10 ou 15h, a questão é que ninguém no *seu perfeito juízo* vai aceitar este trabalho já com nº de horas decididas, sem ver *exactamente* o que está envolvido (que por si só pode logo "comer" 1h ou mais, e também é trabalho), que projectos são esses que é preciso integrar (incluindo olhar para o código deles), se os requisitos são claros ou ambíguos, etc... é que o diabo esconde-se nos detalhes e estes são mesmo muitos. E estou a falar de alguém já com alguma experiência de programação em sistemas embebidos, que quando os projectos a integrar são independentes, sabe-se lá se não usaram os mesmos recursos do microcontrolador (afinal, quando foram feitos tinham o hardware todo só para eles!), e depois é preciso re-escrever parte de um ou mais deles para se darem bem "sob o mesmo tecto"... integrar projectos em software não é simples corte e costura.

Offline Gb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #13 em: 24 de Outubro de 2017, 10:35 »
Obrigado por todos os conselhos e esclarecimentos.

Compreendo a dificuldade associada ao trabalho de escrita do firmware para o projecto. Vamos por isso procurar trabalhar com alguém que tenha o conhecimento, a experiencia e esteja familiarizado e confortavel com o modelo de colaboração que pretendemos. 

Foi decidido seleccionar um Freelancer de entre um lote de disponiveis de nacionalidade Indiana, Chinesa ou Paquistanêsa para nos ajudar no trabalho.   

Depois se alguem tiver interesse avise por MP para partilhar o resultado obtido.


Cumpts,
Gb

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Ajuda Projecto IR / RF
« Responder #14 em: 24 de Outubro de 2017, 10:49 »
Depois se alguem tiver interesse avise por MP para partilhar o resultado obtido.

Seria agradecido e útil para todos se podesses partilhar a experiencia!