collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: .Net RC Project  (Lida 20671 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
.Net RC Project
« em: 26 de Setembro de 2010, 00:07 »
Boas,

Conclui hoje um projecto que não é nada de novo, mas deu bastante gozo. Controlar um RC atraves da arduino modificando apenas o controlo remoto.


Para o efeito comprei um pequeno jipe telecomandado numa loja chinesa, abri o comando verifiquei como funcionava e liguei-o a arduino. Tendo em conta que apenas era necessario fazer "ground" aos contactos foi bastante facil controla-lo através do pc.

Usei .net para programar a parte de pc, usando windows forms, mas estou a pensar em migrar para versão cliente servidor de forma a controla-lo online apartir do escritorio. Tambem estou a pensar em dar-lhe certa autonomia, sendo o pc a controlar a sua operação autonomamente, mas isso é para a fase 2 do projecto.

Aqui ficam uns videos e o link para o meu blog onde tenho uma breve explicação do mesmo:

http://blog.skundu.net/?p=429

Camara onboard:


Testes iniciais:


A implementação é bastante simples, mas se tiverem duvidas avisem que tento esclarecer.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: .Net RC Project
« Responder #1 em: 21 de Outubro de 2010, 09:16 »
Boas,

fiz umas alterações a este  projecto, que chamo de v1.5, uma mais de cosmetica e a outra a nivel de software.

A nivel cosmético retirei a carroçaria em plastico do carro e fiz umas ligeiras modificações para baixar a camara.

A nivel de software adaptei o controlo para seguir os movimentos da face, em especial a direcção. Usei para o efeito openCV e continuei com a plataforma .net de desenvolvimento.



Ainda esta com um comportamento muito irregular e devido a má qualidade do RC é dificil de perceber de onde vem o erro... pode ser que em breve haja a versão V2.

para mais info podem visitar http://blog.skundu.net/?p=449


Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: .Net RC Project
« Responder #2 em: 21 de Outubro de 2010, 09:34 »
muito fixe... gostei... qualquer dia ainda te contratam para espião  ;D
quanto a camera no robot é uma webcam vulgar?!
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: .Net RC Project
« Responder #3 em: 21 de Outubro de 2010, 10:29 »
muito fixe... gostei... qualquer dia ainda te contratam para espião  ;D
quanto a camera no robot é uma webcam vulgar?!


A camara é uma "rf pinhole camera" normal, daquelas usadas para vigilancia. Tem um receptor que por sua vez ligo ao pc via adaptador vga.

Ser espião penso que não combina com a partilha comunidade open source, portanto acho que não :P


Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: .Net RC Project
« Responder #4 em: 21 de Outubro de 2010, 11:34 »
viva

mt fixe o projecto... tb estou a divertir-me com uma coisa parecida ... se bem que o meu controlo remoto é por porta COM usando o hyperterminal... pois ainda nao consegui perceber como posso mandar os comandos via brower.

qando tu dizes .NET tu estas a controlar o carro via brower certo?

se assim for podes dar umas dicas de como começar a mandar uns comandos com programação .NET?

cumps

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: .Net RC Project
« Responder #5 em: 21 de Outubro de 2010, 12:05 »
viva

mt fixe o projecto... tb estou a divertir-me com uma coisa parecida ... se bem que o meu controlo remoto é por porta COM usando o hyperterminal... pois ainda nao consegui perceber como posso mandar os comandos via brower.

qando tu dizes .NET tu estas a controlar o carro via brower certo?

se assim for podes dar umas dicas de como começar a mandar uns comandos com programação .NET?

cumps

.net é da plataforma .net da Microsoft. Neste caso windows forms e serviços windows. Mas estou a trabalhar num port para asp.net para poder ser controlado pelo browser.

Como é prova de conceito (controlo do carro atraves da direcção da cabeça) optei por trabalhar directamente com a arduino sem criar entropia com a web. Especialmente devido a lag da rede inviabilizar este modo de controlo.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: .Net RC Project
« Responder #6 em: 22 de Outubro de 2010, 15:16 »
viva

sem querer estar a pedir nada feito nao tens nenhum algoritmo exemplo de o envio, por exemplo de caracteres ou bits via brower para uma porta COM alojada no servidor?

algo do tipo um botao que manda-se um caracter por exemplo...

cumps

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: .Net RC Project
« Responder #7 em: 22 de Outubro de 2010, 15:35 »
viva

sem querer estar a pedir nada feito nao tens nenhum algoritmo exemplo de o envio, por exemplo de caracteres ou bits via brower para uma porta COM alojada no servidor?

algo do tipo um botao que manda-se um caracter por exemplo...

cumps

Estas a falar de ambiente windows ou linux?

Em ambiente windows (o qual estou mais a vontade para falar) o que faria era ligar a pagina a um serviço windows que por sua vez comunica com a porta de serie. Para isso podes implementar um serviço WCF (windows comunication foundation).

Para Linux penso que deve de ser da mesma forma, ou seja, a webpage liga a uma aplicação q fala c a porta com.

Ligar uma pagina web directo a uma porta com é uma dor de cabeça devido a segurança do proprio IIS (windows) o que até faz algum sentido.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: .Net RC Project
« Responder #8 em: 23 de Outubro de 2010, 01:22 »
viva

pois .. estava a falar em windows .. porque eu e o linux nao somos la grandes amigos :D

esse programa tu desenvolves em visualStudio? é que eu vejo que la tem o WCF que falas...

vou tentar arranjar uns tuturiais a ver se faço uma brincadeira :D

cumps

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: .Net RC Project
« Responder #9 em: 23 de Outubro de 2010, 02:28 »
viva

pois .. estava a falar em windows .. porque eu e o linux nao somos la grandes amigos :D

esse programa tu desenvolves em visualStudio? é que eu vejo que la tem o WCF que falas...

vou tentar arranjar uns tuturiais a ver se faço uma brincadeira :D

cumps

Sim eu desenvolvo no visual studio 2010 com framework .net 3.5 sp1. Se precisares de ajuda avisa, em relação a tutoriais procura no codeproject pois deve de haver algo do que queres fazer por la. Outra boa fonte é o msdn da microsoft.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: .Net RC Project
« Responder #10 em: 22 de Novembro de 2010, 23:39 »
A camara é uma "rf pinhole camera" normal, daquelas usadas para vigilancia. Tem um receptor que por sua vez ligo ao pc via adaptador vga.
Boas,
Ando a pensar em comprar uma câmara dessas, ando com dúvidas é em relação ao adaptador para a ligar ao pc.
Onde arranjaste o teu, é mais ou menos para que preço?



PS: A que estou a pensar comprar é esta, ou uma parecida da mesma loja.


Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: .Net RC Project
« Responder #11 em: 22 de Novembro de 2010, 23:52 »
A camara é uma "rf pinhole camera" normal, daquelas usadas para vigilancia. Tem um receptor que por sua vez ligo ao pc via adaptador vga.
Boas,
Ando a pensar em comprar uma câmara dessas, ando com dúvidas é em relação ao adaptador para a ligar ao pc.
Onde arranjaste o teu, é mais ou menos para que preço?



PS: A que estou a pensar comprar é esta, ou uma parecida da mesma loja.



Estou a usar o easycap 2.0, até ver funciona muito bem. Compras no ebay por 10€ +-. Tens é de ver se é a versão mais recente q dá para o windows 7 (caso tenhas esse)

Essa é igual a minha, mas se n estou enganado a minha foi para ai metade do preço dessa! Ja confirmo e edito o post.

edit: confirmei agora e de facto aumentaram os preços, mas ainda se encontra por volta dos 15€

« Última modificação: 23 de Novembro de 2010, 00:08 por Marvin »
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
« Última modificação: 23 de Novembro de 2010, 08:12 por XicoMBD »

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: .Net RC Project
« Responder #13 em: 23 de Novembro de 2010, 10:47 »
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: .Net RC Project
« Responder #14 em: 27 de Novembro de 2010, 18:59 »
Versão 1.6



Como tinha problemas com a câmara em situações de baixa luminosidade resolvi meter-lhe uns "farois".  Fiz um pequeno circuito com um picaxe 8M, LDR e dois leds de alto brilho (10000 mcd).



Video:



Onboard cam:



Caso queiram o codigo e o diagrama do circuito aqui http://blog.skundu.net/?p=537





« Última modificação: 27 de Novembro de 2010, 19:00 por Marvin »
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek