collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Telescopio  (Lida 41570 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Telescopio
« em: 03 de Maio de 2014, 22:58 »
Boas pessoal.

Estou interessado em comprar um telescopio por volta dos 150€. Alguém aconselha algum?

Estive a ver este:
http://www.astroshop.pt/omegon-telescopio-n-114-900-eq-1/p,11266

Mas como não tenho grandes conhecimentos do que é bom/mau, estou um pouco reticente.

Cumprimentos.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Telescopio
« Responder #1 em: 03 de Maio de 2014, 23:37 »
Parece-me fraquinho.
Já tens experiência na observação astronómica?

O melhor instrumento para começar são uns binóculos 7x50 de qualidade decente. Ficam mais baratos e já dá para ver umas coisas engraçadas (luas de Jupiter e Saturno, a forma alongada deste último, apreciar a geografia lunar, as Pleiades, e aprender a encontrar estrelas e constelações). Nada de chinesices, foge de tudo que tenha as lentes de cor pronunciadamente vermelha ou verde, a imitar anti-reflexo. O Lild às vezes aparecem uns da Meade (uma conceituada marca de telescópios) que não sendo nada de outro mundo, batem qualquer chinês.
E se afinal não for a tua cena, ficas com uns binóculos para ver os pássaros ou micar as vizinhas :)

Se quiseres mesmo um telescópio, é preferível para começar com sistema GoTo. É uma grande ajuda para encontrar objetos celestes e ajudar a aprender o céu. Mas não sei se são fáceis de encontrar a esse preço. Senão, no mínimo vai para uma marca conhecida: Celestron, Meade, Orion. Tens a vantagem de ter uma comunidade por trás.
Na redcoon tens uns Celestron dentro do teu preço: http://www.redcoon.pt/b6170-Celestron

Edit:
Uns binóculos decentes a bom preço: http://www.bs-astro.com/pt/binoculos/5-upclose-g2-10x50-mm.html . São 10x50 em vez de 7x50. A diferença é que aumentam mais um bocado (10x em vez de 7x), é preciso ter a mão mais firme um bocado para não tremer.
« Última modificação: 04 de Maio de 2014, 00:06 por jm_araujo »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Telescopio
« Responder #2 em: 04 de Maio de 2014, 00:42 »
Dá ouvidos ao araujo. Eu só acrescento: e um livrinho para começares a prender a conhecer o céu, há uns bem pequeninos em Português. Não te vale de nada ter um telescópio se não souberes para onde o apontar. Um sistema goto não costuma estar dentro do teu orçamento, mas depois de ver o preço baixissimo desses telescópios aí na redcoon já não sei (eu tenho um ETX70 da Meade que tem goto, comprado há há mais de 10 anos com um grande desconto e foram na altura 46 contos (230€)). Com os binos e o livrinho se o hobby não te agradar não investiste muito, o maior erro que podes fazer é, não sabendo nada, ir logo comprar um telescópio.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #3 em: 04 de Maio de 2014, 17:01 »
Olá

Já tenho alguma "experiênciazita" na observação astronómica. Quase todos os dias observo o espaço a olho nu, conheço algumas estrelas e planetas, as pleiades, constelações é que estou muito fraquinho, preciso sempre de um mapa para as poder identificar. Tenho também usado o programa stellarium, tem sido muito útil.

Já tive uns binóculos um pouco fraquinhos e já me diverti com eles. Para o próximo mês estava a pensar comprar uns bons binoculos porque vão dar sempre jeito e daqui a 2 meses então o telescópio.


Em relação ao telescópio...
Eu queria investir num telescópio com um baixo custo (talvez ate no máximo dos máximos 200€) e queria pagar apenas pela qualidade dos espelhos/tubo e da montagem. Estava a tentar evitar sistemas motorizados e GoTo.
Acho que não me vai fazer nada mal ter de me desenrascar para encontrar os objectos que quero, no espaço.


Ja tinha ouvido falar da Celestron mas não encontrava nenhuma loja com preço adequados. Aliás a unica loja que tinha encontrado era a astroshop, que parecia ser uma loja séria. Mas depois fico com algumas duvidas porque parece que nos querem impingir a comprar Omegon's.

Fiquei contente com esta redcoon!! Se souberem de mais lojas, digam-me sffv, que não encontro nada de jeito.


Agora uma duvida acerca de dois teslecopios:

Newtoniano 114/900
http://www.redcoon.pt/B290497-Celestron-Powerseeker-114EQ-C21045_Telesc%C3%B3pios-Astron%C3%B3micos

Newtoniano 127/1000
http://www.redcoon.pt/B290498-Celestron-Powerseeker-127EQ-C21049_Telesc%C3%B3pios-Astron%C3%B3micos


O 2º é melhor e custa o mesmo certo? Tem uma abertura maior que deixa entrar mais luz. Mas o tubo é mais curto e não percebo porquê. Eu sei que ha um tipo de telescopios mais curtos que têm uma lente correctora na entrada do tubo, mas nao me parece o caso.


Desculpem o testamento e obrigado pela ajuda.

Um abraço

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Telescopio
« Responder #4 em: 04 de Maio de 2014, 17:56 »
Xiiiii, realmente os telescópios estão ao preço da chuva. Para mim maior abertura "real" é melhor... tb não entendo como é que o de 127mm tem o mesmo preço e é mais curto, de resto parece ser igual, com os mesmos acessórios etc. Só se o "pescoço" da ocular é mais comprida, mas tinha que ser bastante mais comprida para compensar a diferença entre comprimento do tubo (~35cm) mais os 10cm extra da distância focal. Parecem-me ambos mais orientados para observação de planetas, pela tónica que colocam na amplificação, com uma barlow de 3x como se a distância focal deles já não fosse grande. Não tenho sensibilidade para te dizer se permitem um campo de visão que não "cape" muitos objectos de céu profundo.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Telescopio
« Responder #5 em: 04 de Maio de 2014, 18:07 »
Pelo preço os dois têm primários esféricos, (e não parabólicos como seria ideal num newtoniano).

O primeiro (114/900) como tem a distância focal longa para a abertura e a aberração esférica não se nota. Encontrei um review que falam bem dele (para o preço, claro): http://www.cloudynights.com/item.php?item_id=2880 . Não gostaram é do suporte, mas pelo preço já sabes que há partes "sacrificadas" em termo de qualidade. Antes na mecânica que na ótica.

O 127/1000 tem uma lente no focador(?como se diz focuser?) que corrige as aberrações e permite ao mesmo tempo encurtar o tubo (chama-se Jones-Bird a esse género de telescópios). Apesar da abertura maior, as opiniões que vi nos forums é fugir desse estilo de telescópios, é muito difícil de corrigir o alinhamento ótico quando desalinhar (porque todos desalinham), e a qualidade de imagem deixa sempre a desejar em relação aos que não usam esse sistema: http://www.cloudynights.com/ubbthreads/showflat.php/Cat/1,2,3,4,5,6,7,8,9,10/Number/4986411/Main/4985517

Reparei agora quase a fazer send que a última resposta desse tópico sugere o mesmo :)






Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Telescopio
« Responder #6 em: 04 de Maio de 2014, 18:13 »
Parecem-me ambos mais orientados para observação de planetas, pela tónica que colocam na amplificação, com uma barlow de 3x como se a distância focal deles já não fosse grande.

Isso é porque quem não percebe de telescópios se entusiasma facilmente com os "aumentos", julgando que quanto mais melhor. Tipo os GHz dos processadores (agora é mais com o número de cores), tempo de refrescamento e contraste nos LCD (numeros fabricados para enganar incautos), cavalos nos carros (num utilitário citadino teres 80, 100 ou 120 é indiferente, para ficar parado nos semáforos...) e muitos outros exemplos que podíamos ficar aqui horas....


Eu também ia recomendar o com maior abertura, mas depois do que li dos Jones-Bird, naaaaaaa

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #7 em: 04 de Maio de 2014, 20:05 »
Eu ate poderia subir a "parada" pós 250€ mas depois preciso de outros acessórios tais como filtros, óptica, etc, certo? E ainda há os portes de envio... :(


Uma coisa que não entendo. Para observar objectos do céu profundo eu preciso de distancias focais mais curtas e maiores aberturas, certo?

Com um telescópio destes o que vai acontecer a esses objectos, esse tal "cape"?
Não vão receber a luz suficiente para os observar?
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Telescopio
« Responder #8 em: 04 de Maio de 2014, 20:54 »
Qual a diferença entre uns binoculos de 10x25 e uns 10x50 em observação do espaço e também em observação terrestre? O que se vê nuns e noutros?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Telescopio
« Responder #9 em: 04 de Maio de 2014, 21:18 »
Uma coisa que não entendo. Para observar objectos do céu profundo eu preciso de distancias focais mais curtas e maiores aberturas, certo?

Para esse género de observação queres objetivas com distâncias focais longas  para teres uma menor ampliação  e um maior campo de visão (a ampliação é dada por (distancia focal do telescópio)/(distância focal da objetiva) , o campo depende de outros parâmetros). Dessa forma também os objetos aparentam mais luminosos: a densidade luminosa é uniforme, quanto maior a área que estás a ver, mais luz sai pela ocular.
Ampliações elevadas é principalmente para observação planetária e lunar.

Atenção que com um telescópio vês alguns objetos do céu profundo (Andrómeda é a mais fácil), mas nada do género do que estás habituado a ver em fotos. Aparecem como uma zona um bocado mais luminosa, e vê-se tudo sem cor, mesmo os planetas.
E se moras numa cidade, então é uma desgraça, a iluminação de fundo irradiada pela própria cidade impede-te de ver muita coisa.

A numeração de uns binóculos (7x50) quer dizer que aumenta 7 vezes e tem uma objetiva de 50mm. Os olhos em excelente condição (depende da idade, genética e outros) consegue dilatar a pupila depois de adaptado à escuridão uns 7mm(o que demora uns 15-20 minutos ou mais). Se o diâmetro da pupila de saída do instrumento de observação for maior estamos a desperdiçar luz, se for menor estamos a desaproveitar a nossa capacidade de ver objetos menos luminosos. A vantagem dos 7x50 para astronomia é que 50/7= 7,14mm, um aproveitamento ótimo da capacidade ocular. Os de 10x50 dá 50/10=5mm, ainda bastante bom uma vez que nem toda a gente chega aos 7mm. Com 10x25 já só tens uma pupila de saída de 2,5mm, e 1/4 da área de objetiva a captar a luz.
RESUMO:
Com uns 10x25 não vais conseguir ver tantas estrelas e é geralmente menos luminoso. Para observação astronómica não são grande coisa. Para utilizar de dia não há grande diferença entre os dois.
« Última modificação: 04 de Maio de 2014, 21:19 por jm_araujo »

StarRider

  • Visitante
Re: Telescopio
« Responder #10 em: 04 de Maio de 2014, 22:03 »
Para esse género de observação queres objetivas com distâncias focais longas  para teres uma menor ampliação  e um maior campo de visão (a ampliação é dada por (distancia focal do telescópio)/(distância focal da objetiva) , o campo depende de outros parâmetros). Dessa forma também os objetos aparentam mais luminosos: a densidade luminosa é uniforme, quanto maior a área que estás a ver, mais luz sai pela ocular.
Ampliações elevadas é principalmente para observação planetária e lunar.

É exactamente o oposto, menor focal = maior campo, maior focal = menor cone luz = maior pupila de saida = maior
ampliação.

Para DSO usar F# pequenos, mas depende do equipamento, F5 a F6 num Newt, F8 num refractor, e mesmo F10,
a abertura (diâmetro da lente/espelho) determina a quantidade de fotões que atingem a retina e não o campo.

To cut a long story short ... a MELHOR opção é um Newt com montagem Dob na casa dos 8" de abertura e qualquer
coisa como F/6.

Just my 2 cents.

Abraços.
PA

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Telescopio
« Responder #11 em: 04 de Maio de 2014, 23:36 »
Estás certissimo, mas eu estava a falar da distância focal (em mm) das oculares (chamei-lhe objectivas não sei porquê, estou enferrujado na minha astronomia), e não da distância focal e F ratio do telescópio.


Um Dob de 8" f/6  como dizes é um excelente telescópio que já permite umas brincadeiras engraçadas, inclusive se motorizado já se faz bem astrofotografia. O problema é que nunca vi nenhum por 200€ :(

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Telescopio
« Responder #12 em: 05 de Maio de 2014, 00:17 »
Um Dob de 8" f/6  como dizes é um excelente telescópio que já permite umas brincadeiras engraçadas, inclusive se motorizado já se faz bem astrofotografia.

Para astrofoto é melhor uma montagem equatorial, e pelo que me lembro um dob tem em geral e  "por definição" uma altazimutal, portanto é mais para observação.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #13 em: 05 de Maio de 2014, 01:20 »
A tendência é sempre ir aumentado no preço... que raiva :P  ;D

Eu secalhar fico por um celletron de 150 euritos que acho que ja me vou divertir bastante. Vou passar muitas horas agarrado a ele. Há anos que eu espero poder experimentar um telescopio...

Um dia mais tarde compro um de melhor qualidade.


Se calhar em 2º mao arranjava algo decente, mas tenho medo devido a todos os cuidados que é preciso ter com a optica...

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Telescopio
« Responder #14 em: 05 de Maio de 2014, 01:49 »
Há uma máxima que diz que o melhor telescópio é aquele que podes usar mais vezes ;)

Gastas na boa esse valor para uma boa ocular. Eu não tenho nenhuma mas já tive a oportunidade de espreitar por 1 ou 2 de grande campo de visão e é fe-no-me-nal, é teres que andar com o olho em volta para conseguires ver tudo, sentes-te completamente imerso.