collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Baterias LiPo - circuito de regulação/monitorização  (Lida 11697 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Baterias LiPo - circuito de regulação/monitorização
« Responder #15 em: 17 de Novembro de 2014, 12:59 »
Mosfet tipo P?
Relé?

StarRider

  • Visitante
Re: Baterias LiPo - circuito de regulação/monitorização
« Responder #16 em: 17 de Novembro de 2014, 14:18 »
Bem, tive de parar esta parte do projecto por algum tempo devido a uns problemas mas já estou de volta.
Depois de alguns testes decidi usar um circuito com um mosfet para cortar a alimentação.
Para testar montei um circuito como este:


Testei esta montagem em que a Load era um dos motores que vou usar e realmente funcionava.
Contudo uma vez que quero mesmo cortar qualquer corrente vinda das lipo não sei se isto realmente vai funcionar. Isto porque os motores são controlados por uma ponte H, ou seja, mesmo que "corte o ground" da bateria, vai haver conflitos no circuito por causa do ground do Beaglebone/arduino.

O que sugerem?

Qual é a referencia desse mosfet T1 ?

Abraços,
PA

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Baterias LiPo - circuito de regulação/monitorização
« Responder #17 em: 17 de Novembro de 2014, 14:45 »
Mosfet tipo P?
Relé?
Relés por acaso nunca usei, mas estavas a falar de um mosfet tipo p para cortar o positivo da bateria, certo? Ou seja seria praticamente o mesmo circuito mas com a Load a seguir ao mosfet. Mas existe queda de tensão no mosfet, certo?


Qual é a referencia desse mosfet T1 ?

Abraços,
PA

O que acabei por usar foi um IRF540.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2014, 14:47 por nvoltex »

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Baterias LiPo - circuito de regulação/monitorização
« Responder #18 em: 17 de Novembro de 2014, 14:57 »
Relés por acaso nunca usei, mas estavas a falar de um mosfet tipo p para cortar o positivo da bateria, certo?
Certo!
Citar
Mas existe queda de tensão no mosfet, certo?
Tens queda num MOSFET de qualquer maneira, seja tipo P no positivo ou N no negativo. A vantagem de cortar o positivo é que ficas com uma única massa, como fizeste pode-te trazer chatices.

StarRider

  • Visitante
Re: Baterias LiPo - circuito de regulação/monitorização
« Responder #19 em: 17 de Novembro de 2014, 16:06 »
O que acabei por usar foi um IRF540.

Boas,

Esquece esse IRF540, tem um Rds(on) de 77mOhm o que nos dias de hoje É MUITO.

Opta por um PSMN2R0 (ou o equivalente P-channel  se for o caso) e tens duas enormes vantagens:
- Evitar o transístor para atacar a Gate do Mosfet pois os 5V da porta do AVR são mais que suficientes
- Tens um Rds(on) de < 2.5 mOhm (com a Gate a 5V da porta do AVR)

Ou seja, não tens praticamente queda de tensão, ligas o AVR directamente à Gate do mosfet (mas
com uma resistência externa para pulldown)

Abraços,
PA
« Última modificação: 17 de Novembro de 2014, 16:08 por StarRider »

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Baterias LiPo - circuito de regulação/monitorização
« Responder #20 em: 17 de Novembro de 2014, 16:19 »
Relés por acaso nunca usei, mas estavas a falar de um mosfet tipo p para cortar o positivo da bateria, certo?
Certo!
Citar
Mas existe queda de tensão no mosfet, certo?
Tens queda num MOSFET de qualquer maneira, seja tipo P no positivo ou N no negativo. A vantagem de cortar o positivo é que ficas com uma única massa, como fizeste pode-te trazer chatices.

Sim sim, estou a perceber. Então e para este tipo de circuito que mosfet tipo p recomendas?

O que acabei por usar foi um IRF540.

Boas,

Esquece esse IRF540, tem um Rds(on) de 77mOhm o que nos dias de hoje É MUITO.

Opta por um PSMN2R0 (ou o equivalente P-channel  se for o caso) e tens duas enormes vantagens:
- Evitar o transístor para atacar a Gate do Mosfet pois os 5V da porta do AVR são mais que suficientes
- Tens um Rds(on) de < 2.5 mOhm (com a Gate a 5V da porta do AVR)

Ou seja, não tens praticamente queda de tensão, ligas o AVR directamente à Gate do mosfet (mas
com uma resistência externa para pulldown)

Abraços,
PA


Devo usar um mosfet tipo p, pois com esta montagem estou com problemas. Qual é o equivalente a esse mas tipo p?
Já agora, esse é um tipo comum de mosfet? Isto é, devo encontra-lo em qualquer loja de electrónica?

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Baterias LiPo - circuito de regulação/monitorização
« Responder #21 em: 18 de Novembro de 2014, 02:02 »
Essa dica do PSMN2R0 é muito boa, andava insatisfeito com os irf5xx e já posso experimentar uma alternativa

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Baterias LiPo - circuito de regulação/monitorização
« Responder #22 em: 18 de Novembro de 2014, 02:26 »
Tenho uns 10 em casa, agora não tenho é a certeza se são os -20 se os -30, provavelmente são os -20, se quiseres experimentar avisa, porque não compras disso cá em Portugal numa loja, só da Mouser.
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Baterias LiPo - circuito de regulação/monitorização
« Responder #23 em: 18 de Novembro de 2014, 10:55 »
Tenho uns 10 em casa, agora não tenho é a certeza se são os -20 se os -30, provavelmente são os -20, se quiseres experimentar avisa, porque não compras disso cá em Portugal numa loja, só da Mouser.

Obrigado! Contudo acho que não vai ser preciso, sem saber tinha aqui uns relés (HRAH-S-DC5V-C) que parecem funcionar bem para esta aplicação uma vez que funcionam aos 5V. Não sei se conhecem estes relés e se têm alguma dica a dar em relação ao seu uso (embora não veja nada demais pois o seu funcionamento parece muito straightforward).

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Baterias LiPo - circuito de regulação/monitorização
« Responder #24 em: 18 de Novembro de 2014, 11:05 »
O básico de qualquer relé: transistor/fet para o ligar (não se penduram diretamente no micro), e diodo de flyback.

StarRider

  • Visitante
Re: Baterias LiPo - circuito de regulação/monitorização
« Responder #25 em: 18 de Novembro de 2014, 13:01 »
Tenho uns 10 em casa, agora não tenho é a certeza se são os -20 se os -30, provavelmente são os -20, se quiseres experimentar avisa, porque não compras disso cá em Portugal numa loja, só da Mouser.

Obrigado! Contudo acho que não vai ser preciso, sem saber tinha aqui uns relés (HRAH-S-DC5V-C) que parecem funcionar bem para esta aplicação uma vez que funcionam aos 5V. Não sei se conhecem estes relés e se têm alguma dica a dar em relação ao seu uso (embora não veja nada demais pois o seu funcionamento parece muito straightforward).

Boas,

Os Mosfets como a serie PSMN da NXP são o que se chama "logic level MOSFET" e a ideia
dos mesmos é exactamente ligar a Gate directamente ao pino IO do MCU pois essa Gate permite
um threshold de 1.7V pelo que quando se aplica 3.3V ou 5V na gate o Mosfet apresenta uma
resistência entra a Fonte e o Dreno já tão baixa que permite grande passagem de corrente.

Mas ATENÇÂO:
-Um Mosfet é activado por tensão na GATE (não por corrente como um transístor ou rele)  pelo
que é seguro ligar directamente a um pino IO de um MCU pois a corrente é 100 nano-amperes.
- Já um rele usa corrente pois é uma bobine ... pelo que NÃO deve ser ligado a um pino IO sem
pelo menos se ter a certeza que a corrente da bobine não está acima da corrente máxima que o
pino IO do MCU pode debitar. E mesmo que essa corrente possa der suportada pelo MCU essa é
uma prática que deve ser evitada no caso dos reles.

Estes  logic level MOSFET são realmente uma maravilha, são no entanto um pouco mais
caros mas apresentem um Rds(on) estupidamente baixo o que permite altas frequências de
comutação, alta capacidade de corrente e baixa dissipação térmica.

O melhor que usei é o PSMN1R1-30PL numa drive para um motor DD, mas aqui fica um XLS com
os que geralmente uso e as suas principais características e preços na Mouser.

Abraços,
PA
« Última modificação: 18 de Novembro de 2014, 14:11 por StarRider »

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Baterias LiPo - circuito de regulação/monitorização
« Responder #26 em: 18 de Novembro de 2014, 13:50 »
Obrigado pelas indicações e pela lista.
Vou então avançar com a montagem de um relé com um transistor para activação, parece ser o mais simples e eficiente para o que quero (até porque já tenho as peças todas à minha disposição)