collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Comunicação sem fios com micro controlador  (Lida 9035 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Comunicação sem fios com micro controlador
« em: 18 de Abril de 2015, 18:48 »
Boas.
Como alguns de vocês sabem tenho alguns projectos com comunicações sem fios implementados.
E neste momento tenho o meu ignitor de foguetes parado porque estou para mandar fazer as PCB's.

Mas... no outro dia acordei com isto na cabeça e ainda nao me saiu.

Eu estou a utilizar os nRF905.
Baseei-me na seguinte argumento para os comprar: Se o nRF24L01, quando testei me deram uma distancia de 90 metros de transmissão maxima, estes como são de 905 Mhz devem dar para mais.

Fiz entao um primeiro teste com o PING de exemplo desta biblioteca: http://blog.zakkemble.co.uk/nrf905-avrarduino-librarydriver/
E os resultados nao foram assim muito bons.

Objectivo: deste projecto e de mais uns quantos que vou ter, é que seja um MASTER a fazer a activação de varios modulos por um palco de espectáculos.

Conclusões: ou os modulos não são bons (Aceito sugestões), ou a biblioteca (exemplo do ping) não está optimizado.
Soluções: Ou mudo de módulos ou construo eu a minha biblioteca.

O que me aconselham a fazer?

PS: O titulo é generico precisamente para que possamos discutir aqui varias formas de comunicação.



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comunicação sem fios com micro controlador
« Responder #1 em: 18 de Abril de 2015, 19:01 »
7ms para uma transmissão?
Ou o código é mau, ou o módulo é lento.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comunicação sem fios com micro controlador
« Responder #2 em: 19 de Abril de 2015, 01:52 »
A essa questão eu já tinha chegado. E eu nos testes que fiz nunca consegui esses 7ms era bem mais.

Agora a questão é como vou saber qual a causa.

Tenho tudo em consideração, mudar o módulo, ou fazer o código, só não estou a ser capaz de escolher.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Comunicação sem fios com micro controlador
« Responder #3 em: 19 de Abril de 2015, 08:51 »
Viva,

O modulo nRF905 nao e' 905 Mhz mas sim 433/868/915MHz

O nRF905 'e um chip "ancião", se considerares manter-te nos sub-1ghz, tens melhores opcoes em varios fabricantes.

Seja qual a frequencia que utilizes, sub1Ghz ou 2.4, devias considerar uma implementacao "spread spectrum", pois os palcos estao inundados de emissores e ruido (microfones e transmissores wireless de instrumentos guitarras..etc)

Se o teu cenario for uma instalacao ~ 100m ou mais, penso que podias implementar uma solucao muito robusta com 2.4Ghz
Podias juntar o "spread spectrum" e "broadcast flood" para ate aumentares o raio de alcance e redundancia.

Com mais trabalho, poderias tambem implementar um sistema de ACK entre modulos para teres mesmo a certeza que ele recebeu o sinal.

Isto tambem da para fazer sub1Ghz, mas terias de ter mais cuidados com a velocidade / tempo de transmissao e ocupacao dos canais. etc

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Comunicação sem fios com micro controlador
« Responder #4 em: 19 de Abril de 2015, 10:08 »
Viva,

O modulo nRF905 nao e' 905 Mhz mas sim 433/868/915MHz

O nRF905 'e um chip "ancião", se considerares manter-te nos sub-1ghz, tens melhores opcoes em varios fabricantes.

Seja qual a frequencia que utilizes, sub1Ghz ou 2.4, devias considerar uma implementacao "spread spectrum", pois os palcos estao inundados de emissores e ruido (microfones e transmissores wireless de instrumentos guitarras..etc)

Se o teu cenario for uma instalacao ~ 100m ou mais, penso que podias implementar uma solucao muito robusta com 2.4Ghz
Podias juntar o "spread spectrum" e "broadcast flood" para ate aumentares o raio de alcance e redundancia.

Com mais trabalho, poderias tambem implementar um sistema de ACK entre modulos para teres mesmo a certeza que ele recebeu o sinal.

Isto tambem da para fazer sub1Ghz, mas terias de ter mais cuidados com a velocidade / tempo de transmissao e ocupacao dos canais. etc

Como seria feito esse tipo de implementacao "spread spectrum"?

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Comunicação sem fios com micro controlador
« Responder #5 em: 19 de Abril de 2015, 10:50 »
Eu estou a utilizar os nRF905.
Baseei-me na seguinte argumento para os comprar: Se o nRF24L01, quando testei me deram uma distancia de 90 metros de transmissão maxima, estes como são de 905 Mhz devem dar para mais.

Fiz entao um primeiro teste com o PING de exemplo desta biblioteca: http://blog.zakkemble.co.uk/nrf905-avrarduino-librarydriver/
E os resultados nao foram assim muito bons.


Os nRF905 sao muito bons modulos para as bandas subGHz, bem como os nRF24 que vieram colmatar as lacunas q na altura havia na banda de 2.4GHz.
Ambos funcionam muito bem, tem bibliotecas parecidas.

Os teus problemas cheiram-me a q podem ser problemas de Antenas e adaptacoes de Impedancia da linha de transmissao.


A Silabs tem bons chips para subGHz, bem como a TI ja tem qq coisa melhor depois de ter resolvido os problemas de estabilidade.

Para a tua aplicacao, e como ja te disseram, eh provavelmente melhor usares algo em spread-spectrum ou algo q faca Multiplexagem na Frequencia, como eh o caso do ZigBee.
Tens excelentes modules da Ember que fazem ZigBee automaticamente out-of-the-box. Clar q necessita de alguma configuracao, mas sao minimas.


E atencao ahs antenas, sao o mais importante. De nada vale ter um bom radio, se a antena nao estah bem feito ou casada.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Comunicação sem fios com micro controlador
« Responder #6 em: 19 de Abril de 2015, 11:15 »
Como seria feito esse tipo de implementacao "spread spectrum"?

"spread spectrum" nao e' neste caso o termo correcto, pois o MAC do radio nao o permite, logo fazendo na camada acima do MAC chama-se "frequency hopping"
http://en.wikipedia.org/wiki/Frequency-hopping_spread_spectrum

A Nordic tem um exemplo que lhe chama "gazelle" (por causa dos saltos) em que demonstra uma aplicacao para ratos de PC.

Tem de haver uma sincronizacao dos radios e depois tem de saltar por uma sequencia conhecida.
Talvez para isto funcionar bem, tenha de haver um constante sincronismo.

O exemplo "gazelle" da Nordic, e' um exemplo "ponto a ponto" e tem mais umas consideracoes.. devem haver muitas formas diferentes de implementacao, mas a ideia e' que a escuta e transmissao nao sejam feitos num canal fixo (para evitar eventuais ou fugir a interferencias)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Comunicação sem fios com micro controlador
« Responder #7 em: 19 de Abril de 2015, 11:35 »
Como seria feito esse tipo de implementacao "spread spectrum"?

"spread spectrum" nao e' neste caso o termo correcto, pois o MAC do radio nao o permite, logo fazendo na camada acima do MAC chama-se "frequency hopping"
http://en.wikipedia.org/wiki/Frequency-hopping_spread_spectrum

A Nordic tem um exemplo que lhe chama "gazelle" (por causa dos saltos) em que demonstra uma aplicacao para ratos de PC.

Tem de haver uma sincronizacao dos radios e depois tem de saltar por uma sequencia conhecida.
Talvez para isto funcionar bem, tenha de haver um constante sincronismo.

O exemplo "gazelle" da Nordic, e' um exemplo "ponto a ponto" e tem mais umas consideracoes.. devem haver muitas formas diferentes de implementacao, mas a ideia e' que a escuta e transmissao nao sejam feitos num canal fixo (para evitar eventuais ou fugir a interferencias)

eu nao tenho usado os protocolos da nordic, como sao coisas simples tenho usado o radio directamente, tenho que testar esse "gazelle".

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comunicação sem fios com micro controlador
« Responder #8 em: 21 de Abril de 2015, 16:15 »
KammutierSpule,
Eu queria um modulo na gama sub1gHz porque gostava de posteriormente utilizar isto fora do contexto de palco.
E por isso pelo que sei, a baixo de 1gHz a distancia de transmissão é maior, sendo que os dados que preciso de transmitir são poucos. (neste momento, e acho que assim vai continuar)

Essas melhores opções que falas podes da-me sugestões?

Gostei dessa sugestão de uma coisa “robusta para 100 m ou mais”, que dicas me davas para fazer esse tipo implementação.

Sergio Sena,
Lembro-me dessa sugestão mas depois deixaram de me responder.
As sugestões de Zig bee tentei contornar devido ao preço. São caras para o que pretendo fazer (isto é para mim não para vender).
Que modulos da Ember recomendas?
Pelo que estive a ver anda tudo na base dos 20 euros, e queria algo mais barato (isto não impede use estes, se tiver de ser)

Sobre o problema do tamanho das antenas, ainda não consegui medir a minha porque não a consegui abrir, e nada me garante que ela seja do tamanho do plástico. http://www.xscyz.com/images/RF905.jpg
Pelo que vi a antena tem de ter 77,9mm:
Frequency = 915 MHz:

915 1/4 wave = 77.9mm
915 1/2 wave = 155.9mm
915 full wave = 327.8mm

Já agora de onde começa a contar o comprimento da antena?

É que a “via da pcb” que liga ao connector que vai ligar à antena, e mesmo o connector, já estão a fazer de antena não?



Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Comunicação sem fios com micro controlador
« Responder #9 em: 21 de Abril de 2015, 16:33 »
Depende se na PCB usas uma pista calculada como uma linha de transmissão, e se a ligação externa e/ou conector são coaxiais.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Comunicação sem fios com micro controlador
« Responder #10 em: 21 de Abril de 2015, 23:06 »
KammutierSpule,
Essas melhores opções que falas podes da-me sugestões?

Gostei dessa sugestão de uma coisa “robusta para 100 m ou mais”, que dicas me davas para fazer esse tipo implementação.

Eu estou desactualizado. O que sei 'e que esse nRF905 apesar de bom na altura, e' bastante antigo (+10 anos?!) e ha chips actuais mais interessantes e com melhores caracteristicas.
Tambem tens agora aqueles bastante falados actualmente com "tecnologia" LoRa™ que prometem 15km (linha vista) ah custa de bit rates mt baixas.

Ha bastantes tecnicas para aumenta a "robustes" da comunicacao. Exemplos: diminuir a quantidade de dados a enviar, acknowledges e retries, redundancia (transmitir varias vezes a mesma informacao) etc..

MRL

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comunicação sem fios com micro controlador
« Responder #11 em: 21 de Abril de 2015, 23:23 »
And throw a cable for good measure..

É para um palco, já lá deves ter sistemas DMX pendurados, meh, é só mais um cabo no molho.
Para os fatos el-wire entendo a limitação, para os foguetes, nem tanto, tirando a rapidez da instalção, desmontagem da coisa.

Por outro lado, wardriving numa festa dessas deve ser engraçado.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Comunicação sem fios com micro controlador
« Responder #12 em: 22 de Abril de 2015, 08:10 »
Sergio Sena,
Lembro-me dessa sugestão mas depois deixaram de me responder.
As sugestões de Zig bee tentei contornar devido ao preço. São caras para o que pretendo fazer (isto é para mim não para vender).
Que modulos da Ember recomendas?
Pelo que estive a ver anda tudo na base dos 20 euros, e queria algo mais barato (isto não impede use estes, se tiver de ser)

Sobre o problema do tamanho das antenas, ainda não consegui medir a minha porque não a consegui abrir, e nada me garante que ela seja do tamanho do plástico. http://www.xscyz.com/images/RF905.jpg
Pelo que vi a antena tem de ter 77,9mm:
Frequency = 915 MHz:

915 1/4 wave = 77.9mm
915 1/2 wave = 155.9mm
915 full wave = 327.8mm

Já agora de onde começa a contar o comprimento da antena?

É que a “via da pcb” que liga ao connector que vai ligar à antena, e mesmo o connector, já estão a fazer de antena não?



Para robustez onde nao inclua mexer com radios mais "complicados" que FSK/GMSK, aconselho baixar a Frequencia e Baixar o Bitrate. Na banda dos 868MHz, as transmissoes abaixo de 10kbit sao extremamente robustas, principalmente se se implementar ACK e Redundancia (transmitir a mesma informacao varias vezes seguidas), como ja o KammutierSpule disse.

O comprimento da antena comeca a contar:

- se do chip radio para o conector for uma linha de impedancia controlada, entao conta a partir do momento q sai do PCB.
- se nao for de impedancia controlada, qualquer coisa eh uma antena

Para estas frequencias e para o uso "adhoc" movel/portatil, aconselho apenas antenas q sejam robustas:  PCB Print ou entao "rubber-duck antennas".
Ha PCB print Antennas com tamanho interessante p poderem ser usadas numa PCB pequena. Mas requer alguma destreza a desenhar o circuito e no PCB layout do mesmo.


Para ZigBee:
Usar os chips da Ember sao mais aconselhados a quem tem experiencia em development... pois o custo de iniciacao eh mais elevado. Provavelmente haverah modulos no EBAY com os mesmos.
Embora a TI tenha as series CC263x e CC253x mt interessantes, e q provavelmente ja deve haver modulos ZigBee no EBAY q usem estes chips.