collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlo de luz e temperatura  (Lida 3070 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nebrais

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Controlo de luz e temperatura
« em: 28 de Junho de 2011, 00:35 »
Viva,
Finalmente encontro um local onde posso falar na minha lingua sem haver confusão sobre certos termos tecnicos.
pois bem, precisava da vossa ajuda, visto ser um pouco noob na area da electronica.
Gostaria que me explicassem se é possivel criar um aparelho que controlasse o ligar e desligar de luz, e controlar a temperatura para quando atingir um certo valor ligar a ventilaçao. Questionei outros forum e disseram-me que podia fazer em PIC.
Que me dizem?? ha outro modo de fazer?? por mim ate podia tar ligado directamente ao pc.
Abraço

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlo de luz e temperatura
« Responder #1 em: 28 de Junho de 2011, 01:10 »
Ou um Arduino lol, que é um micro-controlador, usar um computador para fazer isso para além de ser overkill é milhares de vezes mais complexo porque controlo de baixo nivel é dificil de se fazer num pc.

Não queres dar mais especificações sobre que luz é, e que ventilador é?
Para medir a temperatura terás de usar um sensor de temperatura, um simples LM35 chega, agora para controlar as luzes e o ventilador depende se funciona a 220v ou a 5v DC.
Avr fanboy

Offline nebrais

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: Controlo de luz e temperatura
« Responder #2 em: 28 de Junho de 2011, 07:19 »
A iluminação será um projecto que tenho em mãos á base de leds. o controlo que quero é ligar / desligar a uma dada hora, e  se possivel aumento e diminiução gradual de intensidade durante esse periodo.
o ventilador em questão é um DIY de 5/6 coolers de pc alimentados por 1 transformador. aqui o conseito seria identico ao do radiador do carro, atinge uma temperatura aciona a ventoinha  ;D

a bem dizer o que queria mesmo era do tipo isto:
DrDAQ Sensor board The DrDAQ Sensor board from DrDAQ.com can measure pH and 2 Temperatures through external sensors. Both the parallel port and use through a USB adapter are now supported. The Dr. DAQ board has on board built in sensors for :
Temperature (builtin temperature sensor)
Light Level (builtin Light level sensor)
Sound Level (builtin microphone)
Sound Waveform (builtin microphone)
Voltage Sensor (builtin)
Resistance Sensor (builtin)
1 Digital 5V output (software switchable)
1 Red LED (software switchable)
   

--------------------------------------------------------------------------------
The FireCracker module (CK17A) from X10.com plugs-in to a serial port and can send out signals over the house power line to turn on and off receiver modules.   

--------------------------------------------------------------------------------
The Active Home Pro module (CM15A) from X10.com plugs-in to a USB port and can send out signals over the house power line to turn on and off receiver modules.   

--------------------------------------------------------------------------------
The Phidget Relay module (PhidgetInterfaceKit 0/0/4 ) from Phidgets.com plugs-in to a USB port and can turn on and off upto 4 devices wired into the relays.

« Última modificação: 28 de Junho de 2011, 18:46 por nebrais »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlo de luz e temperatura
« Responder #3 em: 28 de Junho de 2011, 20:27 »
Tens ai uma misturada de coisas que não têm assim lá muito a ver com a tua pergunta inicial..

Sim, um Arduino consegue fazer isso perfeitamente, para o controlo dos leds podes usar transistores/mosfets e assim podes ter controlo da intensidade, e para as ventoinhas tens de usar tambem transistores/mosfets para as ligar e desligar e tambem podes fazer controlo da velocidade das mesmas.
Avr fanboy

Offline nebrais

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: Controlo de luz e temperatura
« Responder #4 em: 28 de Junho de 2011, 21:19 »
 :-X
Peço desculpa, mas inicialmente queria apenas controlar luz e ligaçao de ventilaçao.
O projecto é para controlar um aquario de agua salgada.Esta placa http://www.drdaq.com/datalogger.html que custa +-265€. será que não sai mais barato fazer eu?? Voces que sao tecnicos poderiam dizer-me se é assim tao basica como parece ou nao :P
Assim poderia controlar/monitorizar todo os parametros no aquario  :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlo de luz e temperatura
« Responder #5 em: 28 de Junho de 2011, 21:24 »
Avr fanboy