collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: PTrobotics  (Lida 14199 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
PTrobotics
« em: 03 de Janeiro de 2011, 21:28 »
Eu vo comprar umas coisas à PT robotics e gostaria de saber os links ou a referencia dos seguintes productos:

Led Emissor infravermelho
Led Receptor de Infravermelho

Obrigado por me diserem porque na parte dos sensores está tudo em ingles e eu não sei muito de ingles porque ando no 5ºano
Tiago Fernandes

Offline ptrobotics

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 133
  • Componentes para Electrónica e Robótica
    • PTRobotics - Componentes para Electrónica e Robótica
Re: PTrobotics
« Responder #1 em: 03 de Janeiro de 2011, 21:48 »
Boa noite,

Nós não temos led's receptores de IV, apenas temos Receivers comuns modulados como o TSOP2238 e o TSOP2236.
Led's emissores temos apenas um emissor muito comum como o TSUS5400 que num circuito próprio funciona em perfeição com os TSOP2236 e TSOP2238.
Mas antes de fazeres qualquer encomenda, deves perguntar e esclarecer a montagem que pretendes fazer.
Tens aqui imensos amigos que te podem ajudar (eu inclusivé) e não te deves precipitar sem antes definir bem o que te propões a fazer!
A electrónica é como Lego, mas nem todas as peças encaixam bem umas nas outras!
(He hhe h e, acabei de criar uma citação!)

Continua, estás no bom caminho, o que eu dava para na tua idade ter aquilo que tens hoje ao teu alcance!!!
Cumprimentos
Pedro Silva

PTRobotics - www.ptrobotics.com
Loja de Electrónica e Robótica
Praca do Relógio 15 Loja 3, 2635-457 Rio-de-Mouro, Portugal
E-mail - geral@ptrobotics.com

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: PTrobotics
« Responder #2 em: 04 de Janeiro de 2011, 11:28 »
Obrigado na mesma
Tiago Fernandes

Offline ptrobotics

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 133
  • Componentes para Electrónica e Robótica
    • PTRobotics - Componentes para Electrónica e Robótica
Re: PTrobotics
« Responder #3 em: 04 de Janeiro de 2011, 12:04 »
E qual era a montagem, se me é permitido perguntar?
Cumprimentos
Pedro Silva

PTRobotics - www.ptrobotics.com
Loja de Electrónica e Robótica
Praca do Relógio 15 Loja 3, 2635-457 Rio-de-Mouro, Portugal
E-mail - geral@ptrobotics.com

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: PTrobotics
« Responder #4 em: 05 de Janeiro de 2011, 21:46 »
Um robot que se desvia de obstáculos.
Tiago Fernandes

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: PTrobotics
« Responder #5 em: 05 de Janeiro de 2011, 22:07 »
Um robot que se desvia de obstáculos.

Naquele caso essa não era a melhor solução, já que estás no tópico dessa loja procura na loja por sharp sensor ou algo assim :)

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: PTrobotics
« Responder #6 em: 06 de Janeiro de 2011, 09:20 »
Sim obrigado mas já arranjei os Leds Emissores e Receptores.
Tiago Fernandes

Offline ptrobotics

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 133
  • Componentes para Electrónica e Robótica
    • PTRobotics - Componentes para Electrónica e Robótica
Re: PTrobotics
« Responder #7 em: 06 de Janeiro de 2011, 09:43 »
Lembra-te que a razão pela qual se modula a luz infravermelha é para que a luz ambiente e a iluminação interior não interfiram com os sensores.
Se não efectuas qualquer modulação, o teu robot reaje muito provavelmente aos raios solares e às lampadas.
Cumprimentos
Pedro Silva

PTRobotics - www.ptrobotics.com
Loja de Electrónica e Robótica
Praca do Relógio 15 Loja 3, 2635-457 Rio-de-Mouro, Portugal
E-mail - geral@ptrobotics.com

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: PTrobotics
« Responder #8 em: 06 de Janeiro de 2011, 19:27 »
Lembra-te que a razão pela qual se modula a luz infravermelha é para que a luz ambiente e a iluminação interior não interfiram com os sensores.
Se não efectuas qualquer modulação, o teu robot reaje muito provavelmente aos raios solares e às lampadas.

Podia explicar +- como se faz para modular luz infravermelha, num sensor de distância, para evitar que o robô detecte luz do sol/lâmpadas? Percebo como funciona no caso dos comandos, mas existe alguma forma de fazer isso no caso de input analógico (basicamente, usando um fototransístor+LED IV, para detectar uma distância).

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: PTrobotics
« Responder #9 em: 06 de Janeiro de 2011, 21:07 »
Para ivitar isso vou colocar a volta do resceptores papel autocolante preto já vi um robot assim:
O qubot
Tiago Fernandes

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: PTrobotics
« Responder #10 em: 06 de Janeiro de 2011, 21:28 »
Lembra-te que a razão pela qual se modula a luz infravermelha é para que a luz ambiente e a iluminação interior não interfiram com os sensores.
Se não efectuas qualquer modulação, o teu robot reaje muito provavelmente aos raios solares e às lampadas.

Podia explicar +- como se faz para modular luz infravermelha, num sensor de distância, para evitar que o robô detecte luz do sol/lâmpadas? Percebo como funciona no caso dos comandos, mas existe alguma forma de fazer isso no caso de input analógico (basicamente, usando um fototransístor+LED IV, para detectar uma distância).

O melhor é comprar já com a modulação, embora não sei se existem receptores que façam a modulação. Basicamente o que se faz é modular à volta dos 38Khz (o mesmo que usa por exemplo o telecomando) ve por exemplo aqui: http://jeelabs.org/2010/10/10/generating-ir-pulses/

PS: Aconselho a leitura do blog diariamente: http://jeelabs.org/

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: PTrobotics
« Responder #11 em: 06 de Janeiro de 2011, 21:30 »
Mas eu já comprei o meu problema é esse mas obrigado por toda a juda prestada.
Tiago Fernandes

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: PTrobotics
« Responder #12 em: 06 de Janeiro de 2011, 21:35 »
Lembra-te que a razão pela qual se modula a luz infravermelha é para que a luz ambiente e a iluminação interior não interfiram com os sensores.
Se não efectuas qualquer modulação, o teu robot reaje muito provavelmente aos raios solares e às lampadas.

Podia explicar +- como se faz para modular luz infravermelha, num sensor de distância, para evitar que o robô detecte luz do sol/lâmpadas? Percebo como funciona no caso dos comandos, mas existe alguma forma de fazer isso no caso de input analógico (basicamente, usando um fototransístor+LED IV, para detectar uma distância).

O melhor é comprar já com a modulação, embora não sei se existem receptores que façam a modulação. Basicamente o que se faz é modular à volta dos 38Khz (o mesmo que usa por exemplo o telecomando) ve por exemplo aqui: http://jeelabs.org/2010/10/10/generating-ir-pulses/

PS: Aconselho a leitura do blog diariamente: http://jeelabs.org/

O meu problema não é a modulação (até já consegui fazer projectos que recebem o input de um comando para controlar o PC, ou o input do PC para controlar a TV, ou até misto xD -- estou a ver se arranjo tempo para tornar estes projectos apresentáveis e colocar aqui :P basicamente criei umas bibliotecas que permitem fazer comunicação por IR, através tanto de protocolo sony como os antigos phillips! hehe), mas sim como programar de forma a conseguir que o fototransístor distinga a luz do LED IR, quando este é modulado, da luz do sol. Ou isso é alcançável através da obtenção de fototransístores específicos?

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: PTrobotics
« Responder #13 em: 06 de Janeiro de 2011, 21:38 »
Sim também estou a pensar em usar um Ldr mas já gastei muito dinheiro quando só pensava gastar 70 euros.
Tiago Fernandes

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: PTrobotics
« Responder #14 em: 06 de Janeiro de 2011, 21:42 »
Lembra-te que a razão pela qual se modula a luz infravermelha é para que a luz ambiente e a iluminação interior não interfiram com os sensores.
Se não efectuas qualquer modulação, o teu robot reaje muito provavelmente aos raios solares e às lampadas.

Podia explicar +- como se faz para modular luz infravermelha, num sensor de distância, para evitar que o robô detecte luz do sol/lâmpadas? Percebo como funciona no caso dos comandos, mas existe alguma forma de fazer isso no caso de input analógico (basicamente, usando um fototransístor+LED IV, para detectar uma distância).

O melhor é comprar já com a modulação, embora não sei se existem receptores que façam a modulação. Basicamente o que se faz é modular à volta dos 38Khz (o mesmo que usa por exemplo o telecomando) ve por exemplo aqui: http://jeelabs.org/2010/10/10/generating-ir-pulses/

PS: Aconselho a leitura do blog diariamente: http://jeelabs.org/

O meu problema não é a modulação (até já consegui fazer projectos que recebem o input de um comando para controlar o PC, ou o input do PC para controlar a TV, ou até misto xD -- estou a ver se arranjo tempo para tornar estes projectos apresentáveis e colocar aqui :P basicamente criei umas bibliotecas que permitem fazer comunicação por IR, através tanto de protocolo sony como os antigos phillips! hehe), mas sim como programar de forma a conseguir que o fototransístor distinga a luz do LED IR, quando este é modulado, da luz do sol. Ou isso é alcançável através da obtenção de fototransístores específicos?

Tens de fazer um filtro passa-banda. Tu para a TV deves ter usado um TSOP1736 ou algo do genero, nao? nesse caso, esse CI mete "1" ou "0" quando recebe um sinal nessa frequência. Para fazer um sensor IV imune a luz solar, artificial, etc, tens de modular o sinal a uma frequencia e demodular o que recebes com um filtro passa-banda em que só deixa passar essa banda. Exemplo: Emites x radiação a 10kHz. O teu filtro passa-banda vai receber varia radiação a outras freqs (solar, lampadas,..) mas apenas deixa passar a x radiação dos 10kHz.

Fiz-me entender? :)

P.S. - Esta discussão devia tar noutro topico, nao nas lojas :)
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2011, 21:45 por beirao »
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein