collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Controlador de Motores  (Lida 111399 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlador de Motores
« Responder #75 em: 24 de Novembro de 2010, 22:43 »
Então faz ao contrário, agarra no veio com o motor parado e manda-o arrancar, ai o motor pode ter mais dificuldade em arrancar, e se for dos carrinhos telecomandados tipicos nem sequer arranca, fica ali a tostar.
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Controlador de Motores
« Responder #76 em: 24 de Novembro de 2010, 22:47 »
sim, ja testei assim, ele mostra pinta para andar, chega é a atingir 12A com a bateria de 3.6v 600mAh (Nicad), e se for com 7.4v (lipo) 1A ele vai a picos de 20A mas aqui força acho que não lhe falta... Falta mesmo é a ponte H  ;D
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Controlador de Motores
« Responder #77 em: 24 de Novembro de 2010, 23:27 »
Pessoal, em nome da G7 Electrónica.net e pelo facto de o nosso amigo XicoMBD, nos pedir o fabrico da pcb que desenvolveu aqui com a ajuda de todos vós e por isso para glorificar a partilha do seu trabalho com os demais e a entre-ajuda no desenvolvimento de trabalhos, neste caso, duma placa controladora de motores dc, a G7 vai dar vales de desconto de 1€ a cada user que tb queira pedir esta pc do XicoMBD, para usarem na webloja G7 ou a descontar em futuros pedidos de pcb's à G7 e como o mérito tb é do nosso amigo XicoMBD por partilhar de bom agrado o trabalho dele, ele recebe tb um vale de desconto de 0.50€ por cada pedido a mais que a G7 venha a receber desta placa.


Desculpem o off-topic e espero n estar ir contra as regras deste forum, mas a G7 Electronica.net, quer principalmente incentivar a partilha e a entre-ajuda entre projectos, quer sejam a nivel de placas, programas, firmwares, ideias ou o que seja!
Por isso é com agrado que pessoalmente vejo pessoas k n tenham problemas em partilhar os seus trabalhos com os demais!! Acho que a adminstraçao do forum tb deve ficar contente com este tipo de iniciativas! :)

Cumps,
Hugo
p.s.: cada pcb são 6 bolas de natal e já inclui o vasilhame :P


este desconto de um euro nesta placa, vai para as 5bolas?

estou a pensar mandar vir uma, visto que assim poupo trabalho a fazer a mesma:P

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #78 em: 24 de Novembro de 2010, 23:52 »
Acho que sim  :D


Tive a fazer o resumo da descrição da placa, no meu blog: http://xicombd.blogspot.com/2010/11/dual-motor-driver-board.html.
Aí tem links para o fazer o download do ficheiro eagle da placa, um mini resumo, lista dos componentes necessários, dimensões e links para mais informação.


Falta é pôr os intervalos de corrente e de tensão, mas esses ainda não consegui perceber quais são  :-\


Podem dar-me uma ajudinha?

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Controlador de Motores
« Responder #79 em: 25 de Novembro de 2010, 16:09 »
Ora boas tardes, não tenho tido tempo de vir ca mas Hugu obrigado pelo desconto, acho um grande incentivo da vossa parte..

E o Xico sabe que a placa está 5*...

Eu já testei as ligações antes de sequer o xico ter a placa pronta...Testei numa breadboard e como já aqui disse só teve um problema..é que os Mosfets não são todos iguais porque provavelmente não foram todos feitos da mesma "panela"....

Conclusão depois tem que se compensar com código...os meus teem diferença de "23 unidades" na pwm....por exemplo tenho 1 motor a 160 e outro a 183 para terem a mesma rotação ou parecida...e mesmo assim agora se for colocar esta placa num tanque vou ter problemas quase de certeza porque vou ter um rasto a andar + que a outra...

O conselho que vos posso dar é antes de soldarem os componentes a placa, testem tudo primeiro numa breadboard e depois comprem outro mosfet ou peçam para trocar...algo do genero...

Porque se não depois se for para projectos que precisem de alguma exactidão mesmo compensando em codigo vai dar barracada...

Cumprimentos...


Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Controlador de Motores
« Responder #80 em: 25 de Novembro de 2010, 16:40 »
o problema ai pode nem ser dos mosfets mas sim dos motores, um pode estar menos lubrificado, fazer mais atrito sob as partes móveis...

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Controlador de Motores
« Responder #81 em: 25 de Novembro de 2010, 16:46 »
Sim realmente também pode ser disso...mas eu quando colocar os outros motores já vou ver se era disso ou não...  ;) ;)

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Controlador de Motores
« Responder #82 em: 25 de Novembro de 2010, 16:46 »
sim, assim como se repararem para se tomar o mesmo sentido os motores terão de rodar em sentidos opostos, e parte dos motores que ja usei estes rodavam para um lado mais rápido que outro (também já me disseram que era azar meu e não deveria acontecer, mas assim me acontece) :S
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlador de Motores
« Responder #83 em: 25 de Novembro de 2010, 16:56 »
Acho que isso da velocidade de rotação dos motores ser maior para um lado do que para o outro é por causa do posicionamento das escovas que podem ser avançadas ou atrasadas para melhorar a eficiencia dos motores.
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Controlador de Motores
« Responder #84 em: 25 de Novembro de 2010, 16:58 »
uma outra questão que meto é a seguinte, a tensão da bateria que penso meter será de 3.6v ou de 7.4v, não haverá problema conforme esta dimensionado o esquema?! pergunto pois este esquema contem resistências aparentemente para um circuito de 12v  :o
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #85 em: 25 de Novembro de 2010, 21:42 »
Acho que a do zordlyon também tem menos de 12V...



Outra coisa, ia agora fazer a encomenda, mas ao ler novamente o tópico original no fórum do arduino reparei que a certa altura um recomenda utilizar IRF540 e IRF9540 em vez dos outros.
Citar
Ressaltando que, a resistência Rds on (0.15 hm), significa que,

quando 10A: 10*0.15 = 1.5V.
ou seja, quando a corrente for 10A, o circuito terá aprox. 1.5V de queda sobre os mosfets. Sendo 2 mosfets por vez ativos, você terá 3V de queda, sobrando 9V para o motor, alem de estar dissipando 15W sobre cada mosfet (uau)!

Aconselho você usar o IRF540 (e o IRF9540 como complementar) que tem essa resistência no valor de 0.055 ohms, resultando numa queda de apenas 1V na tensão sobre o motor, e potência de 5W sobre cada mosfet.

Eu não percebo muito disso, mas vocês, o que acham?
« Última modificação: 25 de Novembro de 2010, 21:46 por XicoMBD »

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Controlador de Motores
« Responder #86 em: 25 de Novembro de 2010, 21:59 »
Acho que a do zordlyon também tem menos de 12V...



Outra coisa, ia agora fazer a encomenda, mas ao ler novamente o tópico original no fórum do arduino reparei que a certa altura um recomenda utilizar IRF540 e IRF9540 em vez dos outros.
Citar
Ressaltando que, a resistência Rds on (0.15 hm), significa que,

quando 10A: 10*0.15 = 1.5V.
ou seja, quando a corrente for 10A, o circuito terá aprox. 1.5V de queda sobre os mosfets. Sendo 2 mosfets por vez ativos, você terá 3V de queda, sobrando 9V para o motor, alem de estar dissipando 15W sobre cada mosfet (uau)!

Aconselho você usar o IRF540 (e o IRF9540 como complementar) que tem essa resistência no valor de 0.055 ohms, resultando numa queda de apenas 1V na tensão sobre o motor, e potência de 5W sobre cada mosfet.

Eu não percebo muito disso, mas vocês, o que acham?



provavelmente o que eles querem dizer é substituir o
IRF640 pelo IRF540 e o IRF9640 pelo IRF9540, devido a baixa queda de tensão que eles têm e assim ter mais tensão depositada nos motores, corrijam-me se estiver errado



cump

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlador de Motores
« Responder #87 em: 25 de Novembro de 2010, 22:02 »
Sim é isso, e como têm um Rdson mais baixo tambem dissipam menos energia logo são mais eficientes.
Avr fanboy

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #88 em: 25 de Novembro de 2010, 22:03 »
Então acho que vou comprar antes esses, que até são mais baratos.


Se o Transistor IRF540 é de 28A e o IRF9540 de 19A , isso significa que a placa pode controlar motores que puxem até 19A?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlador de Motores
« Responder #89 em: 25 de Novembro de 2010, 22:09 »
Um pouco mais de valor pico, mas puxar essa corrente continuamente vai aquecer bastante os FETs e não vão durar muito tempo, tambem deviam em pensar em adicionar ai uns diodos para absorver os picos indutivos nas placas.
Avr fanboy