collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlador de Motores  (Lida 110535 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #90 em: 25 de Novembro de 2010, 22:18 »
Ah ok, era só para ter uma ideia.


Quando medi a amperagem dos meus motores nunca passaram dos 9A portanto quanto a isso acho que para mim não deve haver problema.


A parte do aquecimento não poderia ser resolvida com uns dissipadores maiores?


Quanto aos diodos, acho que vou experimentar não incluir nesta placa, para não ficar muito maior, mas, já agora tens alguns esquemas ou consegues-me explicar como os colocar?

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Controlador de Motores
« Responder #91 em: 25 de Novembro de 2010, 22:28 »
A parte do aquecimento não poderia ser resolvida com uns dissipadores maiores?

em vez de usares só um destes http://www.sonigate.com/?pt#!/3/11949/Dissipador-Termico-Calha-Simples-TO-220-e-Semelhantes/, poderás usar dois pondo um costas com o outro e aperta-lo ao fet, porque penso que o calor das alhetas que vão para a frente do fet o afectem muito, caso isso aconteça podes com um alicate abrir mais as alhetas com cuidado para não partir as mesma, sendo que aquilo é um bocado frágil, já dobrei umas e nota-se elas a querem soltar-se ou partir, mas ate ficam boas:P

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlador de Motores
« Responder #92 em: 25 de Novembro de 2010, 22:38 »
Cuidado que não podem ligar dois transistores ao mesmo dissipador sem terem um isolador de mica ou outro material pelo meio, se não vão fazer um curto circuito e fritar os mesmos.
Avr fanboy

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #93 em: 25 de Novembro de 2010, 22:40 »
Acho que o que o andre estava a dizer era para ligar dois dissipadores ao um transistor.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Controlador de Motores
« Responder #94 em: 25 de Novembro de 2010, 22:44 »
Acho que o que o andre estava a dizer era para ligar dois dissipadores ao um transistor.

é isso :P


Cuidado que não podem ligar dois transistores ao mesmo dissipador sem terem um isolador de mica ou outro material pelo meio, se não vão fazer um curto circuito e fritar os mesmos.


acho que não iria correr muito bem se liga-se os fets assim xD

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Controlador de Motores
« Responder #95 em: 25 de Novembro de 2010, 23:18 »
Sim eu ja tinha lido isso no forum arduino...

e em relação as resistencias do circuito dependendo dos motores pode-se baixar as de 22k ate 10k...

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Controlador de Motores
« Responder #96 em: 25 de Novembro de 2010, 23:23 »
então sendo assim mete-se uma resistência de 10k ohm em serie com uma resistência regulável de 12k ohm ou 10k ohm e assim quando a regulável estiver a dar uma resistência de 10k ele ira somar com a outra de 10k e ficara uma resistência de 20k, e assim quando a resistência regulável estiver a dar ~+-0 ohm  ira ficar uma resistência de 10k no circuito. caso não percebam e normal:P

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #97 em: 25 de Novembro de 2010, 23:36 »
Perceber, percebo, acho é que já não tenho paciência para mais modificações nesta placa  ;D




Já traduzi a descrição da placa para português e actualizei a lista de componentes da placa no meu blog: http://xicombd-pt.blogspot.com/2010/11/dual-motor-driver-board.html.
Fica a faltar trocar as legendas dos transistors no eagle.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Controlador de Motores
« Responder #98 em: 26 de Novembro de 2010, 00:09 »
Ya isso era o ideal...mas eu o que fiz foi, colocar resistencias de 15k para os meus motores e nada mais...

Lol é normal, ao que ja mexes te na placa ...  ;D ;D ;D

Eu ando a queimar pestanas com o router... lol..

Cumprimentos..
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Controlador de Motores
« Responder #99 em: 26 de Novembro de 2010, 00:29 »
Esses MOSFETs não funcionam com tensões muito baixas na gate. Em baixo está um gráfico da datasheet to IRF540, que mostra a relação tipica entre a tensão na gate (entre a gate e a fonte), a tensão entre o dreno e a fonte e a corrente entre o dreno e a fonte, a 25ºC, para um pequeno impulso. Não são exactamente as nossas condições mas serve para tirar uns valores, e eu interpreto-os como se segue. As escalas são logaritmicas, o que quer dizer que aceleram; por exemplo a escala horizontal começa em 0.1 e vai de 0.1 em 0.1 em cada traço até 1, depois passa a 2, 3, 4... 10, depois 20, 30, ... etc.



Cada curva no gráfico é com uma tensão fixa na gate; a curva mais em baixo é para uma tensão de gate de 4.5V, a seguinte é para 5V, depois 5.5V, 6, 7, 8 10 e 15V. Por aqui vemos por exemplo que, com uma tensão de gate de 4.5V (curva mais em baixo), qualquer que seja a tensão entre o dreno e a fonte (eixo horizontal), a corrente nunca chega a 7A. Já com 5V na gate a corrente pode ir acima de 10A. Com 5.5V, pouco mais de 20A. Este gráfico é teórico, pois não conta com o aquecimento do MOSFET (daí ser apenas 1 impulso e curtinho) nem com outros limites como a corrente máxima, mas dá para ter uma ideia "do melhor caso".

Podemos também ter uma ideia da resistência interna tipica do MOSFET em certas condições. Por exemplo, no gráfico assinalei um ponto "A" na curva de 4.5V, em que a correntedreno-fonte é ~6A (eixo vertical) e a tensão dreno-fonte ~0.9V (eixo horizontal). Usando a Lei de Ohm, calculamos a resistência dreno-fonte do MOSFET nestas condições: 0.9V / 6 A ~ 0.15 Ohm, que é um valor plausível. Também podemos calcular a potência dissipada nestas condições: 0.9 V x 6 A ~5.4W (já é considerável e precisa dum dissipador).

Mas porque é que a resitência é tão alta face aos anunciados 0.077 Ohm? Porque a tensão de gate é muito baixa para ligar "bem" o MOSFET. Vejamos o ponto "B" que assinalei no gráfico, em que apenas passamos a tensão de gate de 4.5V para 5V; aqui a corrente é ~10A para os mesmo 0.9V, resultando em 0.9V / 10 A = 0.09 Ohm. Está a aproximar-se, e à medida que subimos a tensão de gate mantendo a tensão de dreno-fonte, a reistência vai baixando. Com 15V a corrente é praticamente 20A, o que dá uma resistência de 0.045 Ohm, já muito abaixo dos 0.077 Ohm anunciados como mínimos; só que note-se que nestas condições a potência dissipada é de 18W (0.9 x 20) e o MOSFET iria aquecer bastante, e nos MOSFETs a resistência aumenta com a temperatura! Na mesma datasheet há outro gráfico similar mas para uma temperatura de 175ºC, e aí coma gate a 4.5V já é preciso 1V de dreno-fonte para passar 6A, e com a gate a 15V para passar 20A são precisos pouco mais de 2V, quando a 25ºC bastavam 0.9V; ou seja a resistência do MOSFET aumentou.

A resistência na gate influencia a velocidade a que os MOSFETs ligam e desligam; quanto mais devagar "andarem", mais calor dissipam durante fases de PWM.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2010, 00:39 por Njay »

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #100 em: 26 de Novembro de 2010, 07:59 »
Acho que ainda vou ter de ler e reler a tua mensagem várias vezes para perceber tudo bem.  ::)




Mas assim, só para confirmar, achas que deva alterar alguma coisa, como resistências ou transistores, para utilizar com motores que puxam no máximo 9 A?
« Última modificação: 26 de Novembro de 2010, 08:11 por XicoMBD »

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Controlador de Motores
« Responder #101 em: 26 de Novembro de 2010, 15:02 »
ja começo a "ver grilinhos"   :o

afinal usa-se os IRF9640 e IRF640 ou os IRF9540 e IRF540?!  ???
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Controlador de Motores
« Responder #102 em: 26 de Novembro de 2010, 20:45 »
ja começo a "ver grilinhos"   :o

afinal usa-se os IRF9640 e IRF640 ou os IRF9540 e IRF540?!  ???


acho que volta-se aos componentes iniciais no circuito

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Controlador de Motores
« Responder #103 em: 26 de Novembro de 2010, 23:24 »
este desconto de um euro nesta placa, vai para as 5bolas?

estou a pensar mandar vir uma, visto que assim poupo trabalho a fazer a mesma:P

A promoção é 6bolas a pcb do XicoMBD e que dá direito a um vale de 1bola para usar na webloja G7 ou em futuros pedidos de pcb's à G7.

Ora boas tardes, não tenho tido tempo de vir ca mas Hugu obrigado pelo desconto, acho um grande incentivo da vossa parte..
A promoção tem co objectivo fomentar a entre ajuda e a partilha dos trabalhos pessoais com os demais, por isso a nossa oferta à pcb do XicoMBD, mas que tb se poderá estender a outras pcbs feitas por outros users do forum LR!

Eu é que não estou a par de outros trabalhos ou layouts por parte de outros users, por isso os proprios que me informem para a G7 promover tb outras pcb's!..  ;)

Não se esqueçam tb que continua em aberto a Promoção: PCB's no Facebook! ;)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Controlador de Motores
« Responder #104 em: 27 de Novembro de 2010, 02:31 »
Pelas datasheets acho que com o IRF640 nunca vão ter 9A contínuos, com o 540 já me parece plausível, mas com mais de 6V na gate.

Nunca mandem fazer várias unidades de um PCB sem 1º fazerem um para experimentar, fazemos sempre erros por mais simples que o circuito possa parecer e se investimos logo em várias unidades sai-nos caro.