Desde já agradeço a todos pela contribuição e boa troca de ideias.

Sei que os licenciamentos são necessários, como em tudo. É isso tudo que tenho de definir e orçamentar. Acresce ainda o manual de instruções (que nenhuma das placas o trazem), a embalagem (que nenhuma o faz), etc.
Sei que se não tiver margens de pelo menos 40% - 50% por produto não dá para constituir uma empresa deste tipo.
Sobre os valores que referi, de facto são da China. São preços para 2 ou 5 unidades. Por isso se comprar com melhor qualidade mas em maior quantidade julgo que fica dentro desses valores. Das pessoas que comprar e fizeram as suas button box, até ao momento não tiveram problemas. Mesmo os que vendem essas button box, vêem do mesmo sitio.
Mas como em tudo é necessário encontrar o fornecedor certo. Já fui a 2 lojas da "especialidade" e qual não é o meu espanto que me apresentam as mesmas saquetas que recebi do ebay?!! Se bem que lhes pedi os mais baratos, mas que funcionem!
Mesmo o gamepad que comprei por 2 euros no ebay, e já outros vários da Fnac e Worten, que tanto o feeling, como a simples reconhecimento não lhe fica atrás. Antes pelo contrário. Lembro-me um que quase sempre que ligava o PC tinha que volta a instalar drivers, etc. Este não. O Windows reconhece. Vou ao jogo, atribuo as funções e pronto. Agora a placa que trás.. pronto, aquilo é quase papel. Acho que se tiver com ela muito tempo nas mãos desintegra-se.

Mas também não foi feita para isso.
O que interessa é encontrar o fornecedor certo, que agora está na moda ir à China.
Mas não é isso que quero.Em relação à montagem e decoração, nem referi valores. Eu sei que não é meter lá para dentro e já está. E essa será a minha parte. Quando falei dos 10 euros no meu post foi só em relação só aos portes de envio para qualquer parte do mundo.
Só comecei a pensar nisto agora, não vou já abrir a empresa a correr.. mas percebo que será difícil fazer concorrência, já que a pouca concorrência vendem isto muito provavelmente a titulo meramente pessoal.
A única coisa até ao momento que não esperava é que não houvesse já uma placa ou um programador que tivesse uma programação já realizada deste tipo. Atenção não é para copiar.
É que para este tipo de coisas, no plano do QREN anterior, podia-se chegar aos 75% de fundo perdidos. Ou seja, se a placa custasse 10 euros a fabricar, o valor de custo dela ficava em 2,5 euros! outra percentagem para licenciamentos, etc.
O problema é que o Quadro mudou este ano, saíram em Setembro as novas regras e o pessoal da área ainda anda em estudo já que ao que parece vai deixar de ser a fundo perdido. Passado 5 anos tens de devolver o dinheiro e dão apenas um certo valor a fundo perdido se concluíres o projecto a que te candidataste.
Também existe financiamentos só para desenvolvimento de produtos.
Por isso, sei que tenho um longo e penoso caminho a percorrer, mas tenho de começar por algum lado. Comecei por aqui

Mais uma vez, agradecido pelas opiniões.