collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões  (Lida 12982 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #15 em: 13 de Fevereiro de 2013, 12:08 »
Ok. Isso trata-se por PM ou há aqui algum tópico onde o Hugo anuncia quando faz as compras?

O Hugu anuncia sempre que faz compras coletivas
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #16 em: 13 de Fevereiro de 2013, 20:24 »
Ok. Isso trata-se por PM ou há aqui algum tópico onde o Hugo anuncia quando faz as compras?

O Hugu anuncia sempre que faz compras coletivas
É mesmo isso mas se tiverem pressa peçam que ele é bem capas de ter alguma encomenda com pressa e não pode esperar que o pessoal decida o que quer e não anuncia.
PDI

Offline vonBraun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #17 em: 13 de Fevereiro de 2013, 20:27 »
Ok. Isso trata-se por PM ou há aqui algum tópico onde o Hugo anuncia quando faz as compras?

O Hugu anuncia sempre que faz compras coletivas
É mesmo isso mas se tiverem pressa peçam que ele é bem capas de ter alguma encomenda com pressa e não pode esperar que o pessoal decida o que quer e não anuncia.

Ok. Eu vou agora tratar disso, obrigado.

Offline vonBraun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #18 em: 23 de Fevereiro de 2013, 02:02 »
Boas outra vez,

Venho aqui actualizar um pouco o estado do projecto e colocar mais umas dúvidas. Mas antes agradeço a todos os que já nos ajudaram ou se mostraram disponíveis para o fazer.

Actualização

Já encomendámos ao Hugo uma grande parte do material de electrónica e, portanto, estamos quase a por a mão na massa :D Entretanto, naquilo que diz respeito à programação, tenho usado o meu duemilanove para testar o código que vamos implementar quando chegarem os Mini . Como ignorante que sou neste mundo dos uC, comecei a aprender um pouco mais sobre o IDE e especificidades da programação dos Arduinos. Aproveitei o tempo de espera para "arrumar" a casa e dividir o código e funções por vários ficheiros. Claro que certa parte só se vai despachar quando o material chegar. Mas para já as coisas parecem estar a correr bem!

Depois falta tratar da estrutura da aeronave. Já fizemos uns estudos preliminares, estamos a tratar do CAD e se calhar até vamos fazer uma análise numérica muito simples antes dos ensaios. Só vamos avançar para a concepção quando tudo o que for electrónica estiver despachado e montado para optimizar o espaço ocupado. O material vai ser maioritariamente compósito. Felizmente no nosso laboratório, além dum túnel de vento (que poucas vezes é utilizado 8)), há muita fibra de carbono eheheh!

Dicas aceitam-se!

Ora a situação é esta: até agora temos apenas estado a usar breadboards e aqueles cabos jumper para ir testando todas as ligações/debug/etc... Quando chegar o resto do material ainda vamos estar um bom tempo de volta da breadboard até termos tudo a funcionar e sabermos bem como vão ser as ligações definitivas. Acontece que depois vamos ter que construir o protótipo final (a aeronave) onde vamos montar a electrónica. É precisamente aqui que as coisas se complicam porque não temos experiência nenhuma a projectar esses sistemas. Não sabemos que tipo de cabos devemos utilizar, quais os conectores/fichas, se for preciso, como projectar e onde mandar fazer uns PCB's muito simples para termos um suporte mais "rígido" para ser ligado à aeronave, etc... ) Por isto tudo vou pedir umas dicas para os próximos tópicos que já me vieram à cabeça, e claro, agradeço qualquer tipo de sugestão para outras coisas que ainda nem sequer tenhamos previsto.

1) Cabos: Como disse, só usamos aqueles cabos "jumper" para prototipagem. Não sabemos sequer que outro tipo de cabos existem para fazer ligações. Este é um ponto importante, já que uma parte dos cabos vão estar parcialmente expostos por causa dos servos que vão estar a controlar a plataforma móvel. Quer isto dizer que precisámos de garantir o mínimo de qualidade no isolamento . Além disso, era essencial que os cabos fossem pelo menos tão flexíveis como os "jumpers" já que a plataforma se vai mover e o resto estará bastante "arrumadinho" entorno da forma da fuselagem. Isto é, não nos dá jeito nenhuma coisa do estilo daqueles cabos de cobre que se costumam encontrar nos labs de electrónica ou por exemplo nos kits de introdução aos arduinos. E se houvesse algum tipo de cabo que trouxesse no seu interior uns quantos cabos isso seria excelente para ter tudo mais organizado!

2) Fichas/conectores: Falámos um pouco com o nosso professor de Ensaios em Voo e ele recomendou-nos que tivéssemos cuidado e não nos esquecêssemos de usar fichas/conectores para ter os cabos bem seguros já que durante o voo podem ocorrer vibrações significativas. Além disso ele disse que não é boa prática soldar todas as ligações em aeronáutica, já que é frequente termos que desmontar ou refazer partes da estrutura da aeronave que possa implicar ter que desfazer as ligações, daí as fichas serem muito importantes. A minha pergunta será portanto que tipo de fichas deveríamos utilizar?
Tinha pensado nestes pin conectors com headers: http://www.g7electronica.net/pt/cabos-conectores/516-4-pin-connector-w-header.html para a maior parte das ligações. Por outro lado que aconselham para os pinos que terei que usar para programar os Arduino Mini? Talvez uns headers para RX/TX sirvam uma vez que será para programar apenas? E daí se calhar tb precisa de uma ficha porque um deles vai ter um XBee ligado e eles usam o RX e TX não é?

3) Caixas: Seria porreiro se conseguíssemos colocar alguns dos componentes, depois de assemblados, numa caixa que pudesse depois ser fixada à fuselagem. Sabem onde se pode arranjar caixas em plástico/etc... eventualmente feitas por medida? Já vi umas quantas, mas é tudo para leonardo/raspberry pi,...

Para já, é o que me lembro, mas tenho a certeza que vão surgir mais coisas.

Desde já obrigado a quem tiver paciência de ler isto tudo ;)

« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2013, 02:05 por vonBraun »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #19 em: 23 de Fevereiro de 2013, 03:46 »
Caixas por medida, saem mais caras e a qualidade e as garantias ao indice de proteçao podem ser mto baixos, porque podes querer ter uma caixa que pode ser usada externamente e garantir isolamento à agua, ao frio, calor...

O melhor é mesmo fazer o circuito à medida da caixa! Tentas ver mais ou menos as dimensoes do circuito e procurar uma caixa ideal, e depois ajustar o circuito à caixa onde mtas até teem suportes para a fixaçao de pcbs onde so precisas fazer furos de fixaçao na pcb a coincidir com os da caixa!

Ha caixas de pvc, policarbonato, abs, aluminio, chapa de ferro, galvanizado, rectangulares, quadradas ou ovaladas, brancas,  pretas, beje ou outras cores!
Eu arranjo caixas da sonigate, mauser, RS ou mouser.com, de momento tenho alguns modelos em stock, que ja adquiri e que mandei vir a mais ou por engano! :P :D

Qto às pcbs, nós na G7 tb fabricamos pcbs semi-caseiras ou mais profissionais, de face simples ou dupla face!
Tipos de PCBs que fazemos podem consultar aqui neste post no forum G7:
http://www.g7electronica.com/forum/thread-955.html
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2013, 03:48 por Hugu »

Offline vonBraun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #20 em: 23 de Fevereiro de 2013, 13:05 »
Pois Hugo, as caixas não precisam de modo nenhum ser feitas por medida até pq não deve ser nada fácil/barato. Essas caixas que mostraste já são suficiente se se puder fazer uns furos com cuidado e depois colocar umas mangas nos cabos para o encaixe ficar direito.
As caixas nem precisam de ser de muito boa qualidade. É mesmo para arrumar os componentes e ligá-los à fuselagem. Claro que as caixas vão ficar no interior da fuselagem e por isso o isolamento à água não é uma preocupação. Também não acredito que tenhamos problemas térmicos.

É bom saber que na G7 fazem PCB's! Nós em aeronaves temos poucas cadeiras de electrónica e por isso de softwares apenas usámos o PSPice para simulações simples. Estive a ver o vosso thread e parece que o EAGLE é o mais comum para projetar as PCB's não é? Alguém me podia indicar uns tutorias para o básico? É que fazer o esquema do circuito ainda conseguia fazer, agora converter isso no CAD da placa não sei como se faz?

E Hugo, embora isto seja só mais lá para a frente, vocês na G7 têm (ou podem mandar vir) alguns cabos que nos possam ajudar quando tivermos que fazer a montagem final?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #21 em: 23 de Fevereiro de 2013, 16:12 »
É bom saber que na G7 fazem PCB's! Nós em aeronaves temos poucas cadeiras de electrónica e por isso de softwares apenas usámos o PSPice para simulações simples. Estive a ver o vosso thread e parece que o EAGLE é o mais comum para projetar as PCB's não é? Alguém me podia indicar uns tutorias para o básico? É que fazer o esquema do circuito ainda conseguia fazer, agora converter isso no CAD da placa não sei como se faz?
Sim, usamos o eagleCAD, tb tratamos dos layouts da PCB se nos enviarem o schematic...
tutoriais de eagleCAD basta pesquisar no google por "tutorial EagleCAD" ou no youtube que há aos montoes!

Citar
E Hugo, embora isto seja só mais lá para a frente, vocês na G7 têm (ou podem mandar vir) alguns cabos que nos possam ajudar quando tivermos que fazer a montagem final?
De quais cabos? daqueles do link atrás? desses temos em stock o k diz no site, mas tb tenho dos de 1.21mm pitch (espaçamento entre pinos menor) cerca de 50 de cada, que ainda n calhou stockar no site... mas se forem precisos mais, tb se arranja!

Offline vonBraun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #22 em: 23 de Fevereiro de 2013, 17:21 »
O link que postei era para mostrar o tipo de fichas que estávamos a pensar usar  :)
Eu gostava de saber por exemplo quais os tipos de cabos que há. Será que há alguma coisa do género dos "jumpers" que se venda ao metro, tipo: http://www.g7electronica.net/pt/cabos-conectores/643-jumper-m-m-30.html mas sem vir cortado e com terminais. Tentei ler os que aqui tenho e diz qlq coisa do estilo "24AWG AWM 80ºC 230V ...".
Gostava de saber também se existe algum cabo que traga 3 ou 4 (ou até mais) cabos de dados lá dentro.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #23 em: 23 de Fevereiro de 2013, 17:24 »
podias comprar os fios e depois cravar os jumpers no fio
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline vonBraun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #24 em: 23 de Fevereiro de 2013, 17:44 »
Eu peço desculpa que não me devo ter feito entender 8)
Eu não quero espetar os jumpers no final do fio. Eu queria era saber que tipo de fio se usa normalmente nesses jumpers que já se vendem feitos. É que aqueles cabos de cobre que vêm com muitos kits de electrónica (ex.: http://www.ptrobotics.com/product.php?id_product=776) podem ser bons para usar nas breadboards, mas são muito pouco flexíveis para o que precisamos e o tipo de fio usado nos jumpers já serve. Eu queria comprar ao comprimento para depois espetar-lhe com a ficha que quisesse. E claro que se também houver um cabo que traga vários fios melhor!

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #25 em: 23 de Fevereiro de 2013, 17:50 »
à queres fio multi-filar de 22awg acho. de 18-22awg deve dar.
ao ser multi-filar fica muito mais flexivel mas tenho ideia que é mais caro que o de cobre unifilar
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2013, 17:53 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline vonBraun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #26 em: 23 de Fevereiro de 2013, 17:56 »
à queres fio multi-filar de 22awg acho. de 18-22awg deve dar.
ao ser multi-filar fica muito mais flexivel

Obrigado! ;D
Era mesmo isso a que eu queria saber. Sabes se se vendem cabos disso com vários fios lá dentro?

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #27 em: 23 de Fevereiro de 2013, 17:59 »
vendem sim. agora onde não sei bem. e é um bocado uma seca procurar :P
vou tentar na mouser

talvez estes?
http://pt.mouser.com/Wire-Cable/Hook-up-Wire/_/N-5ggs/?Ns=Pricing|0
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2013, 18:01 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline vonBraun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #28 em: 23 de Fevereiro de 2013, 18:19 »
vendem sim. agora onde não sei bem. e é um bocado uma seca procurar :P
vou tentar na mouser

talvez estes?
http://pt.mouser.com/Wire-Cable/Hook-up-Wire/_/N-5ggs/?Ns=Pricing|0

Obrigado Luís, eu só queria saber se existia para ver se valia a pena procurar. Vou ver esse link.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: [Aeronave de investigação] Dúvidas e sugestões
« Responder #29 em: 23 de Fevereiro de 2013, 18:37 »
à queres fio multi-filar de 22awg acho. de 18-22awg deve dar.
ao ser multi-filar fica muito mais flexivel

Obrigado! ;D
Era mesmo isso a que eu queria saber. Sabes se se vendem cabos disso com vários fios lá dentro?
vais à izibuild ou casas deste género e compras cabo de rede k tem la dentro 6 fios unifilar..