collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: contador digital para rpm de um carro  (Lida 17473 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
contador digital para rpm de um carro
« em: 26 de Agosto de 2010, 17:52 »
boas,


Alguém já fez um contador digital para contar as rpm de um carro?

andei a procura na Internet e encontrei isto http://www.electronica2000.com/especiales/tacometro4.htm, acham que posso avançar com o projecto sendo um circuito fiável, se alguém tenho um diferente (que funcione de preferência :P) diga como fez


cump

Offline bdesigns

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 38
  • Return 1
Re: contador digital para rpm de um carro
« Responder #1 em: 26 de Agosto de 2010, 18:19 »
Se for para gasolina encontras muitos ;)
Para gasóleo é mais complicado, tens um fio especifico em certos alternadores, alguns tens um sensor na flyweel, ou senão OBDII

É algo interessante de fazer, isso e depois obteres a informação da caixa para saber a velocidade e depois com um sensor de L/minuto calcular os L/100km, ;)

Offline tiago-a-g

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: contador digital para rpm de um carro
« Responder #2 em: 26 de Agosto de 2010, 19:29 »
Isso seria bastante interesante de se fazer. Ja viste o contador digital do novo Lexus LFA?
Criar uma interface totalmente digital para um automovel seria um projecto bastante interessante...
« Última modificação: 26 de Agosto de 2010, 21:22 por tiago-a-g »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: contador digital para rpm de um carro
« Responder #3 em: 26 de Agosto de 2010, 20:35 »
Avr fanboy

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: contador digital para rpm de um carro
« Responder #4 em: 26 de Agosto de 2010, 21:17 »
olá...



eu estou a fazer um computador de bordo para medir o consumo instantâneo para uma cadeira da faculdade!

 estou a medir directamente dos injectores o sinal e a medir a velocidade instantânea para depois fazer os cálculos... 

neste projecto estou a utilizar o lcd do 3310 e um at89s52.


a grande maioria dos carros têm um sensor de rotação uns do tipo indutivo outro de hall...

no meu carro... tem um sensor na caixa de velocidade que é do genero do joystick daquela shield do 3310.

já agora aproveito este tópico para perguntar se alguem me pode ajudar no codigo tenho algumas duvidas...

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: contador digital para rpm de um carro
« Responder #5 em: 26 de Agosto de 2010, 21:22 »
o carro onde quero aplicar o circuito é a gasolina, mais propriamente um nissan micra k10 gl, do circuito que pos acima ele vai ligar aos platinados, como este carro tem-los, eu vou usar a partir dai o sinal, n sei é se vai dar grande resultado, porque não sei quais as tensões e intensidade que anda por lá :S

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: contador digital para rpm de um carro
« Responder #6 em: 26 de Agosto de 2010, 21:43 »
Ve este tópico:
http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1239996764

não a duvida que é um bom projecto, mas tendo pouco orçamento estou a limitar-me a usar poucas coisas no projecto, vou incluir uma matriz de leds 5x7 feita por mim para substituir as dores de cabeça a procura de um display de 14 segmentos para mostrar a mudança em que o carro vai entre outras coisas, usar um picaxe 40x1 e um lcd 4x20 ligação i2c, e dois displays de 7 segmentos a ler as tais rotações (caso consiga por um circuito fiável a funcionar), um VU stereo com 20 led's e alguns botões para controlar varias coisas no carro, até lá o mais preocupante é o conta rpm (podera xD)

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: contador digital para rpm de um carro
« Responder #7 em: 26 de Agosto de 2010, 23:14 »
o conta rotaçoes so tens que ler os intervalos entre impulsos...

dá uma olhadela nisto tambem

http://www.atmel.com/journal/documents/issue5/pg24_atmel5_versatiledigit.pdf



Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: contador digital para rpm de um carro
« Responder #8 em: 26 de Agosto de 2010, 23:33 »
o conta rotaçoes so tens que ler os intervalos entre impulsos...

dá uma olhadela nisto tambem

http://www.atmel.com/journal/documents/issue5/pg24_atmel5_versatiledigit.pdf
neste pdf usa um lcd e é para a velocidade, no meu caso é rpm e no link do 1º post explica la que ele converte a frequência ou os impulsos para mostrar nos displays

Offline Sextafeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: contador digital para rpm de um carro
« Responder #9 em: 26 de Agosto de 2010, 23:47 »
boas

aqui a uns tempos vi um contador de rpm com LM3915/4 mas acho que era para mota.

cumps

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: contador digital para rpm de um carro
« Responder #10 em: 27 de Agosto de 2010, 00:05 »
boas

aqui a uns tempos vi um contador de rpm com LM3915/4 mas acho que era para mota.

cumps

sim também já vi uns desses com o lm3914 usa dois e uns 20 leds, também irei usar esse circuito se funcionar, mas também quero por um com dois displays de 7 segmentos para mostrar os valores em nºs :D

cump

Offline Sextafeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: contador digital para rpm de um carro
« Responder #11 em: 27 de Agosto de 2010, 03:30 »
Citar

sim também já vi uns desses com o lm3914 usa dois e uns 20 leds, também irei usar esse circuito se funcionar, mas também quero por um com dois displays de 7 segmentos para mostrar os valores em nºs :D

cump

hmm...depois quero ver isso :P (gostava tbm de fazer um) se precisares de ajuda diz

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: contador digital para rpm de um carro
« Responder #12 em: 27 de Agosto de 2010, 12:01 »
Citar

sim também já vi uns desses com o lm3914 usa dois e uns 20 leds, também irei usar esse circuito se funcionar, mas também quero por um com dois displays de 7 segmentos para mostrar os valores em nºs :D

cump

hmm...depois quero ver isso :P (gostava tbm de fazer um) se precisares de ajuda diz

depois vou pondo restados, agora estou parado porque n tenho tinteiros para fazer as placas para os displays e assim experimentar o circuito que mencionei acima :/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: contador digital para rpm de um carro
« Responder #13 em: 27 de Agosto de 2010, 12:24 »
Pois, isso são circuitos que convertem de rotação(frequência) para uma voltagem variavel, alias o lm3914 é um vu meter, é só dar-lhe o sinal do som e pouco mais e tens um vu meter feito e tem alguns modos de funcionamento diferentes e tudo.
Á que estudar bem o assunto porque tirar 12v constantes de um carro é meio complicado, porque tens picos enormes de voltagem e de corrente devido á maneira como o alternador funciona, a tua ignição deve ter á volta de 12v nos platinados, mas tens de fazer um circuito para filtrar esse sinal, usando uma malha RC e uns diodos para limitar a voltagem a 5v e depois o melhor é usar uma AND e ligar o sinal ás duas entradas, que é para teres o sinal com a forma de uma onda quadrada o mais possivel, depois passas esse sinal a um pino de interrupção do teu micro-controlador e programas um timer por exemplo para fazer overflow uma vez por segundo, ves quantas inturrupções tens por segundo e assim sabes a que rotação está o motor, não é muito simples, mas tambem não é do mais dificil que há, procura que há muitos projectos na internet sobre isso e quanto mais se ler sobre o assunto mais esclarecido se fica.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: contador digital para rpm de um carro
« Responder #14 em: 27 de Agosto de 2010, 12:45 »
Pois, isso são circuitos que convertem de rotação(frequência) para uma voltagem variavel, alias o lm3914 é um vu meter, é só dar-lhe o sinal do som e pouco mais e tens um vu meter feito e tem alguns modos de funcionamento diferentes e tudo.
Á que estudar bem o assunto porque tirar 12v constantes de um carro é meio complicado, porque tens picos enormes de voltagem e de corrente devido á maneira como o alternador funciona, a tua ignição deve ter á volta de 12v nos platinados, mas tens de fazer um circuito para filtrar esse sinal, usando uma malha RC e uns diodos para limitar a voltagem a 5v e depois o melhor é usar uma AND e ligar o sinal ás duas entradas, que é para teres o sinal com a forma de uma onda quadrada o mais possivel, depois passas esse sinal a um pino de interrupção do teu micro-controlador e programas um timer por exemplo para fazer overflow uma vez por segundo, ves quantas inturrupções tens por segundo e assim sabes a que rotação está o motor, não é muito simples, mas tambem não é do mais dificil que há, procura que há muitos projectos na internet sobre isso e quanto mais se ler sobre o assunto mais esclarecido se fica.

em relação aos 12v inconstantes com disseste que o carro tem, no link que envias-te, ele utilizou um circuito destes http://code.google.com/p/multidisplay/wiki/Powersupply, se calhar é o suficiente para usar os 5v reduzidos com segurança :)
já agora podes por exemplificar com um circuito o filtro com a malha rc?


em relação a forma que explicaste o rpm, quase me baralhei xD
« Última modificação: 27 de Agosto de 2010, 12:46 por andre_f_carvalho »