collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Guilhotina para PCBs  (Lida 16230 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Guilhotina para PCBs
« em: 01 de Março de 2015, 22:21 »
Olá a todos  :)

Tenho andado a organizar meu local de "trabalho" aqui por casa, acabei de construir uma bancada de 2 metros estes últimos dias só para as minhas coisas de electrónica.

- Para que queres uma mesa tão grande?!
- Porque é preciso, não existem mesas grandes, elas estão sempre ocupadas independentemente do tamanho.
;D

Bem, depois de espalhar o material já coloco aqui uma foto como é devido no tópico do estaminé :P

Voltando ao tópico, já à algum tempo que tenho andado a pensar fazer uma guilhotina, como aqui já foi referido pelo @Njay, elas andam acima dos 400€, pelo que confirmei chegarem aos 700€ as manuais.
O problema delas (também referido pelo @Njay) é que têm tendência a cortar em curva.

Eis algumas que encontrei:


Não se trata de uma chapa de aço, mas de duas bem grossas aparafusadas, a fixação da placa também deve ser crucial.
Em termos de materiais não se justifica o preço que pedem por elas, pois a montagem são do tipo de tornos ou colunas para berbequim, aposto que nem tem rolamentos ou algo que as encareça...

Costumo cortar com serra de ferro, com x-acto têm tendência a abrir no meio e com dremel faz muita poeira, não é precisa e perde-se um pouco da placa.

Alguém tem experiência neste tipo de ferramenta ou que possa dar uma sugestão?

Obrigado,
Paulo

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #1 em: 01 de Março de 2015, 22:33 »
eu corto-as com uma serra de disco em diamante num mini-berbequim... ok faz pó, mas mais pó faz a cnc ou a lixadora!.. por isso, com 400€ mais vale mandar fazer uma cabine num serralheiro e começar a fazer estas coisas todas nessa cabine fechada com aspiraçao das poeiras com um aspirador hepa...

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #3 em: 01 de Março de 2015, 23:34 »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #4 em: 02 de Março de 2015, 09:01 »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #5 em: 02 de Março de 2015, 09:12 »
O roleto de corte vai durar pouco tempo com fibra de vidro.

As guilhotinas são caras por causa das forças envolvidas, porque tecnicamente não cortam nada, é uma separação por cisalhamento.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #6 em: 02 de Março de 2015, 09:42 »
Eu tive alguma experiencia (== contacto com a actividade) a cortar FR04 de placas de cobre "caseiras" com gilhotina.

Tambem nao é a coisa ideal... e convem ter alguma maneira de guiar a lamina, por exemplo, nao ter cobre nessa linha.
Se forem placas compridas (> 10cm..15cm) a placa tende a dobrar ligeiramente e nao se torna muito facil o corte.

Por outro lado, a gilhotina tambem "esmaga" a placa e por vezes ficam partes ligeiramente "estilhacadas /  fragmentadas"

Deste modo, penso que a usar gilhotina, so nas seguintes condicoes:
- placas 1.6 mm sao ainda demasiado grossas para cortar na gilhotina "sem nenhum corte a ajudar", placas mais finas melhor.
- tem de haver sempre um linha guia (ex: sem cobre e sem mascara de verniz) para ajudar no corte.
- se possivel passar primeiro o x-acto para ajudar a melhorar esse guia.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #7 em: 02 de Março de 2015, 10:52 »
A parte do pó é relativamente simples de se resolver, água, muita água, a pcb não se importa nada.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #8 em: 02 de Março de 2015, 14:48 »
:)
@Hugu, uma cabine só para cortar não dá muito jeito... todos os aspiradores actuais têm filtro hepa, pelo que não devem ser usados para aspirar pó de gesso ou partículas da fibra de vidro, já com filtro de água daria, mas até esses têm filtro hepa pelo meio.

@josecarlos, já olhei centenas de vezes para um cortador de azulejos para esse fim, trocando o disco de diamante por um suporte para o x-acto parece-me viável, pois é necessário fazer imensa força várias vezes para que se consiga partir bem, o que dá cabo dos pulsos.

@senso & KammutierSpule, a força de cisalhamento deve ser grande, é sempre bom ter um feedback de quem já as usou, é a parte de que gosto menos de fazer e mesmo com serra pouco duram.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #9 em: 02 de Março de 2015, 15:48 »
Mas ficou a duvida: para que tipo de PCBs? Caseiros ou da china?

Penso que por mais uns $ as empresas na china fazem v-cut, para o caso de quereres ir mais rapido.

O que tenho feito, é mesmo sem v-cut, mandar fazer os PCBs com espessura de 1.2mm ou 1mm e deixar um guia sem solder mask. Corto com o x-acto. Alias, nao corto, faco eu o V-cut com o x-acto e depois parto.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #10 em: 02 de Março de 2015, 15:54 »
Talvez usar a máquina dos azulejos como forma fácil de fazer o "v cut" e depois cortar numa guilhotina.

Já pensei em comprar 2 barras de ferro para fazer uma guilhotina. Seriam aparafusadas numa ponta e numa delas seria limado um chanfro para ter uma aresta viva de corte. Talvez com uma base de madeira para apoiar o cortador, sendo que a barra não chanfrada teria que ser fixa a essa base.

Mas é bom saber que o dropes está a voltar ao activo :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #11 em: 02 de Março de 2015, 16:56 »
E de que tamanho queres as laminas?
Pode ser que um colega meu arranje disso..
Laminas ai com 100mm de largura, por 10-15mm de espessura e 50-60mm de altura, já com furos de montagem, usadas em moinhos.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #12 em: 02 de Março de 2015, 18:59 »
Mas ficou a duvida: para que tipo de PCBs? Caseiros ou da china?
Tudo o que faço é caseiro mesmo, FR4 1.5mm ;)

Talvez usar a máquina dos azulejos como forma fácil de fazer o "v cut" e depois cortar numa guilhotina.
Se passar o x-acto com força várias vezes de ambos os lados, torna-se possível partir numa esquina.
Cada ponta de x-acto só dá para uma pcb do tamanho do arduino ou maior... bolas, usar o arduino como referência até parece mal :P
Fazer isto em várias placas torna-se doloroso...

Citar
Já pensei em comprar 2 barras de ferro para fazer uma guilhotina. Seriam aparafusadas numa ponta e numa delas seria limado um chanfro para ter uma aresta viva de corte. Talvez com uma base de madeira para apoiar o cortador, sendo que a barra não chanfrada teria que ser fixa a essa base.
Pensei que fosse o único a ter interesse em fazer uma guilhotina, made in por cá é sempre bem-vindo.  :)

Citar
Mas é bom saber que o dropes está a voltar ao activo :)
Obrigado, estive 6 meses "afastado" da electrónica mas nunca perdi o interesse, lá vou eu voltar ao meu fluid-clock que ficou a meio  ::)

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #13 em: 02 de Março de 2015, 19:16 »
Já tive oportunidade de observar grandes guilhotinas industriais a cortar (folhas de madeira com cerca de 10 mm depois de prensada, o equivalente a madeira maciça da mesma espessura), os pontos a reter para mim são:
- posição e formato das 3 "lâminas" - as guilhotinas usam 2 barras de aço para segurar a peça a ser cortada, uma serve de "bancada" de suporte enquanto que  a outra é usada para comprimir a peça a grande pressão para evitar que esta se mexa, a face vertical destas barras é rectificada de modo a fazer metade da "tesoura", a terceira peça de corte é a única verdadeira lâmina que trabalha com uma face rectificada encostada às duas outras peças virtualmente sem qualquer folga, deve ter um gume o mais afiado possível.
- movimento da lâmina - para diminuir o esforço sobre a lâmina e facilitar o corte o movimento não deve nunca ser unicamente vertical, uma ponta da lâmina deve entrar sempre primeiro na peça, avançando depois progressivamente o corte.
Nas guilhotinas industriais que vai a trabalhar o movimento além desta particularidade era também horizontal, a lâmina fazia um movimento tipo vai-vem ao longo da linha de corte.

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Guilhotina para PCBs
« Responder #14 em: 02 de Março de 2015, 20:20 »
Boas :)



@josecarlos, já olhei centenas de vezes para um cortador de azulejos para esse fim, trocando o disco de diamante por um suporte para o x-acto parece-me viável, pois é necessário fazer imensa força várias vezes para que se consiga partir bem, o que dá cabo dos pulsos.



Podes utilizar em vez de x-acto um V bit tungstênio   ;)