collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: BIOS Password  (Lida 7128 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
BIOS Password
« em: 11 de Dezembro de 2014, 10:36 »
 :o Oh god! A Toshiba gosta de complicar.. tenho aqui um TECRA M1 (antiguinho...) e que tem pwd na BIOS, após ter retirado 1000 parafusos e ter desligado a CMOS Battery.. adivinhem.. Continua com password.

A Toshiba acho que, para este modelo, guarda a password num chip qualquer.. alguém já conseguiu ultrapassar\apagar a pwd numa situação destas?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: BIOS Password
« Responder #1 em: 11 de Dezembro de 2014, 10:42 »
Mas, AFAIK, pelo menos nos desktopPC, nao serve de nada tirar a bateria, é necessário fazer reset num pino durante alguns segundos com a bateria colocada e computador desligado.
Alias, a bateria será apenas utilizada para manter o RTC a contar o tempo, as configuracoes serao guardadas numa non-volatile memory (tipo.. EEPROM).

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: BIOS Password
« Responder #2 em: 11 de Dezembro de 2014, 10:48 »
Pelo que li na web este modelo é mesmo macaco para desativar a pwd, deve haver um 'código' tipo de backdoor que deixa aceder e desactivar mas só a toshiba sabe..

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: BIOS Password
« Responder #3 em: 11 de Dezembro de 2014, 10:56 »
Acho que é esse o objetivo da password ;p

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: BIOS Password
« Responder #4 em: 11 de Dezembro de 2014, 11:00 »
sim é, mas de todos os métodos existentes este é um pouco parvo, podia haver um jumper ou assim, é como qdo compras um carro e metem um plástico a tapar a bateria ou algo assim e com um mecanismo estranho, basicamente para levar as pessoas à oficina da marca.

Neste caso é mais seguro de facto mas tão seguro que só a toshiba resolve, o que por essa perspetiva deixa de ser seguro pq há sempre alguém que pode aceder, logo para quê complicar tanto! €€..

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: BIOS Password
« Responder #5 em: 11 de Dezembro de 2014, 11:01 »
Mas, AFAIK, pelo menos nos desktopPC, nao serve de nada tirar a bateria, é necessário fazer reset num pino durante alguns segundos com a bateria colocada e computador desligado.
Alias, a bateria será apenas utilizada para manter o RTC a contar o tempo, as configuracoes serao guardadas numa non-volatile memory (tipo.. EEPROM).
A minha experiência vai  noutro sentido. As configurações são mantidas pela pilha, mas o consumo é tão baixo que se retirarmos só por uns segundos não dá tempo dos condensadores descarregarem. A solução é o tal jumper de reset, ou fazer um curto nos terminais da bateria depois de retirar a mesma.
Em computadores mais antigos que tinham uma bateria soldada também funcionava fazendo um curto momentâneo mesmo com ela ligada.

Agora para esse Toshiba já não sei.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2014, 11:05 por jm_araujo »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: BIOS Password
« Responder #6 em: 11 de Dezembro de 2014, 13:13 »
Mas, AFAIK, pelo menos nos desktopPC, nao serve de nada tirar a bateria, é necessário fazer reset num pino durante alguns segundos com a bateria colocada e computador desligado.
Alias, a bateria será apenas utilizada para manter o RTC a contar o tempo, as configuracoes serao guardadas numa non-volatile memory (tipo.. EEPROM).
A minha experiência vai  noutro sentido. As configurações são mantidas pela pilha, mas o consumo é tão baixo que se retirarmos só por uns segundos não dá tempo dos condensadores descarregarem. A solução é o tal jumper de reset, ou fazer um curto nos terminais da bateria depois de retirar a mesma.
Em computadores mais antigos que tinham uma bateria soldada também funcionava fazendo um curto momentâneo mesmo com ela ligada.

Agora para esse Toshiba já não sei.

Sim, isto é verdade, convem fazer um curto depois de tirar a bateria para descarregar os condensadores.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: BIOS Password
« Responder #7 em: 11 de Dezembro de 2014, 13:14 »
Ok, logo vou tentar fazer curto no encaixe da bateria, mas não tenho esperança. Possivelmente só identificando qual o chip que grava a password e aí fazer tb algum curto não sei..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: BIOS Password
« Responder #8 em: 11 de Dezembro de 2014, 13:57 »
Sim, definições de bios costuma estar tudo pendurado em SRAM's.
Não esquecer de tirar tambem a bateria de portatil e carregar meia duzia de vezes no botão de ligar.

Mas se procurar por tecra M1 bios aparecem logo uns quantos tópicos, que têm listas de passwords tipicas, fazer um curto entre dois pinos numa PPort, carregar no shift-esquerdo enquanto o pc faz o boot e mais um monte de ideias.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: BIOS Password
« Responder #9 em: 11 de Dezembro de 2014, 20:08 »
:o Oh god! A Toshiba gosta de complicar.. tenho aqui um TECRA M1 (antiguinho...) e que tem pwd na BIOS, após ter retirado 1000 parafusos e ter desligado a CMOS Battery.. adivinhem.. Continua com password.

A Toshiba acho que, para este modelo, guarda a password num chip qualquer.. alguém já conseguiu ultrapassar\apagar a pwd numa situação destas?
e porque nao mandas um mail à toshiba?.. :P

"Here is the solution :

If you are lucky it will work

you have to brake in to notebook and seek the batery that suport bios with energy, all the components must bee off the notebook (hdd,cdrom, batery, must not be plug in with any power).
You take off the bios batery stay 5 minutes, and put it inverted and keep it 5 seconds like this, then start the laptop without the bios batery, you should see that there in no password anymore, you can put the batery on now end the rest of the components also..

Good luck"


Se n conseguires, recorre à assistencia remota a partir deste link onde podes teclar com um toshiba asp..
http://forums.toshiba.com/t5/Computer-Troubleshooting/What-can-I-do-if-my-computer-asks-for-a-password-before-booting/ta-p/282187
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2014, 20:19 por Hugu »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: BIOS Password
« Responder #10 em: 11 de Dezembro de 2014, 20:40 »
Pois, já mandei um mail para eles, resposta:

A password poderá ser removida num dos nossos centros técnicos autorizados mediante orçamento, caso o mesmo seja aceite.
Os contactos dos centros técnicos poderão ser consultados através do seguinte endereço: www.toshiba.pt/assistencia
Cumprimentos


 ;D eu não disse que só querem é €... enfim, mas vou desistir, o portátil não vale o trabalho nem o tempo que poderei perder de volta disto:





Fica para peças..

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: BIOS Password
« Responder #11 em: 12 de Dezembro de 2014, 11:35 »
Procura por ctbios, tem uma função de reset da bios que tb apaga a password.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: BIOS Password
« Responder #12 em: 12 de Dezembro de 2014, 11:57 »
Devia de ser necessário um bootdisk ou algo assim, por acaso não testei mas parece que a board não procura por discos de arranque ou assim, pede logo a password..:


Mas posso testar ligar a drive DVD e ver se faz algum check no arranque.

Ontem desliguei o pino VCC da eeprom 24c02w6 que encontrei, mas depois a board não liga, aquele chip tem de estar ligado para arrancar  :P

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: BIOS Password
« Responder #13 em: 12 de Dezembro de 2014, 15:48 »
Desligar o VCC dum IC pendurado num barramento de comunicação é sempre má ideia.
Os diodos parasitas das entradas vão tentar sugar a corrente necessária para que o IC funcione, o que na maior parte dos casos vai ser visto como o diodo ligado à massa porque a maior parte dos protocolos não suportam muita corrente nas linhas. Deve ter sido por isso que não arrancou.
Devias desligar antes os dos pinos de comunicação.


Já experimentaste se o disco funciona ligado noutro PC? É que há bios que protegem com PW a si próprias e também o disco, e nesse caso  mesmo que consigas fazer o reset da pw ficas na mesma sem acesso ao disco.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: BIOS Password
« Responder #14 em: 12 de Dezembro de 2014, 15:55 »
Neste momento está sem disco, só queria mesmo que ela não tivesse pwd, o disco não é importante.

Vou tentar então eliminar a comunicação do chip e voltar a ligar o pino VCC.. obg.