collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Descarnador  (Lida 6463 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Descarnador
« em: 18 de Maio de 2014, 01:25 »
Boas gente, como ando farto de me cortar com a faca ou com o x-acto, bem como "partir dentes" desidi que tenho de investir num descarnador em condições nem que custe 30 euros...
A questão é qual o descarnador ideal para electronica uma vez que por vezes usamos fios com uma secção tão pequena como 0,25 mm (que é o que eu estou a lidar agora.

Gostei deste mas nao sei onde comprar um. E tambem nao sei se é bom para fios mais pequenos.


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Descarnador
« Responder #1 em: 18 de Maio de 2014, 02:56 »
eu tenho destes, podes regular para varios diametros de fio:
http://www.g7electronica.net/pt/ferramentas/1239-alicate-de-escarnar.html

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Descarnador
« Responder #2 em: 18 de Maio de 2014, 04:20 »
O meu pai tem um igual a esse mas ate conseguir acertar com o tamanho certo é uma dor de cabeça...
Este pareceu-me mais "automatico"
Mas nunca mexi com nenhum destes (não percebi o mecanismo de corte/adaptação a diferentes diametros, no video que postei em cima)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Descarnador
« Responder #3 em: 18 de Maio de 2014, 10:50 »
Após 3 descarnadores diferentes que comprei, não encontrei nada melhor que o do Hugo.
Aquilo é só calibrar para a secção sem cortar o cobre e é bem rápido se forem muitos cabos.

O do vídeo ainda não conhecia, para cabos mais finos multifilares tenho as minhas dúvidas que faça bem sem partir nenhum fio.
Corta por esticão, gostava de ver fazer isso num cabo de rede ou flatcable.
« Última modificação: 18 de Maio de 2014, 10:54 por dropes »

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Descarnador
« Responder #4 em: 18 de Maio de 2014, 10:57 »
Vais ao leroy merlin e compras uns que lá há vermelhos assim que sao bons paras cabos pequenos ate medios, principalmente os multifilares , eu ja parti um e voltei a comprar outro. Eu tenho 4 tipos de descarnadores diferentes mas por acaso sempre quis um do genero que tu postas-te para fios grossos
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Descarnador
« Responder #6 em: 18 de Maio de 2014, 19:08 »
Vais ao leroy merlin e compras uns que lá há vermelhos assim que sao bons paras cabos pequenos ate medios, principalmente os multifilares , eu ja parti um e voltei a comprar outro. Eu tenho 4 tipos de descarnadores diferentes mas por acaso sempre quis um do genero que tu postas-te para fios grossos
eu ja tive destes e sao uma porcaria, cortam os fios, e nao descarnam porque nao tem o corte do plastico em "V" e tb n tem regulaçao...pros fios de extensoes/jumpers que se usam nas breadboards, nao servem..
« Última modificação: 18 de Maio de 2014, 22:42 por Hugu »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Descarnador
« Responder #7 em: 18 de Maio de 2014, 19:18 »
O meu pai tem um igual a esse mas ate conseguir acertar com o tamanho certo é uma dor de cabeça...
Este pareceu-me mais "automatico"
Mas nunca mexi com nenhum destes (não percebi o mecanismo de corte/adaptação a diferentes diametros, no video que postei em cima)
nao parece ser la mto automatico, porque aquilo tem regulaçao com o parafuso e la tem uma mola ou contraçao pra fazer o aperto e depois o esticao..mas n me parece que dê pra todos os diametros.. tb depende pra que diametros queres o descarnador..

Mas se queres um igual, tens aqui:
http://www.ebay.com/itm/Wire-Stripper-and-Cutter-HS-D1D2-SOZ-/161288376869?pt=AU_HandTools&hash=item258d895225
« Última modificação: 18 de Maio de 2014, 19:25 por Hugu »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Descarnador
« Responder #8 em: 18 de Maio de 2014, 19:44 »
Vais ao leroy merlin e compras uns que lá há vermelhos assim que sao bons paras cabos pequenos ate medios, principalmente os multifilares , eu ja parti um e voltei a comprar outro. Eu tenho 4 tipos de descarnadores diferentes mas por acaso sempre quis um do genero que tu postas-te para fios grossos
O da leroy peca pela falta de qualidade. Tenho um do mesmo sistema, mas com mais qualidade (infelizmente não me lembro onde comprei) e funciona 5*, tem um parafuso na traseira que permite facilmente ajustar q profundidade do descarnar. Funciona bem para quer par multi como para mono, mas uso-o principalmente para fios finos.
Quando trabalho no carro ou mota, aí gosto mais deste tipo:


Do tipo que o Hugo sugeriu já tive vários e cheguei a comprar um de qualidade só para confirmar, e é mesmo verdade: detesto-os. Muito difíceis de ajustar e perdem facilmente o ajuste, perde-se mais tempo afiná-lo que usá-lo.
« Última modificação: 18 de Maio de 2014, 19:49 por jm_araujo »

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Descarnador
« Responder #9 em: 18 de Maio de 2014, 19:48 »
jm_araujo eu tambem tenho um de cada, e mais um daqueles do genero alicate, mas agora tenho que arranja um dos outros
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Descarnador
« Responder #10 em: 18 de Maio de 2014, 22:36 »
Atenção á linguagem Hugo!
Avr fanboy

Offline MMM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 64
Re: Descarnador
« Responder #11 em: 19 de Maio de 2014, 00:12 »
Tenho um igual a este:

http://www.ebay.com/itm/2-in-1-WIRE-STRIPPER-CUTTER-ELECTRONIC-ASSEMBLY-PRO-TOOL-FAST-POST-/231173904400?pt=UK_Computing_CablesConnectors_RL&hash=item35d309d810

O alicate corta muito bem e para fio de diametro pequeno funciona muito bem (só tens de treinar um pouco o movimento, mas depois é certinho). Acho que já trabalhei com ele em cabo electrico "normal" e também se safou bem.
Segmentation fault (core dumped)


Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Descarnador
« Responder #13 em: 21 de Maio de 2014, 16:13 »
Obrigado pelas respostas, analisei varios sistemas na leroy e sem duvida o que está no video do primeiro post foi o que mais me satisfez.
Hugu aquilo é mesmo automatico, nao precisas de regulas nada, a nao ser o "comprimento" do isolamento que queres tirar.
Comprei por 13 euros na Leroy merlin, que por indicação do Tech_JA encontrei ao lado do forum.
Acho que foi a melhor compra que fiz a nivel de ferramentas :D