collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: O Meu primeiro robo  (Lida 22872 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #30 em: 17 de Outubro de 2010, 17:13 »
Arduino duemilanove nunca mais pois foi descontinuado e agora arduinos oficiais só o mega e o uno.
Avr fanboy

Offline Ustary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #31 em: 17 de Outubro de 2010, 17:40 »
Entre comprar o deumilanove  o uno ha grandes diferenças?

Ja estive a pesquisar, e o que percebi e que o uno ainda nao esta muito testado nem nada, alem disso, tem o mesmo suporte? ou menos?


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #32 em: 17 de Outubro de 2010, 22:11 »
A diferença entre os dois é o chip que converte os dados do cabo usb para serial, que é uma maneira diferente de transferir a informação para o micro-controlador que está no arduino, que é um atmega328p da atmel.
Se usas windows é precisamente a mesma coisa que usar um duemilanove.
Avr fanboy

Offline Ustary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #33 em: 22 de Outubro de 2010, 19:16 »
Ok, recebi o meu UNO 4ª feira. Ja tenho o input de RF a funcionar, usei um transmissor e receptor de um carro telecomandado, e na programaçao, usei o interface de interrupts externos que o arduino tem. Tambem ja pus servos a mexer(nao me pareceu complicado, usei um servo tambem do carro telecomandado, pois ainda nao comprei os meus servos definitivos, mas em termos de programaçao nao me pareceu um problema de todo). Tirando a mecanica toda do trabalho, ja so me falte tratar mesmo de saber a rotaçao das patas. Pelo que estive a ver, poderia fazer o meu proprio encoder usando 2 LDRs, ou sensores de pressao (4 alias, pois preciso de 2 encoders iguais...) e montar uns circulos codificados no eixo, tal como foi sugerido.

Qual é a dificuldade disto? e dificil polo a trabalhar? e ja agora, o que e melhor: LDR com LEDS ou sensores de pressao, e um circulo de madeira com gravuras(para simular o Preto/Branco)?

Obrigado

PS: o meu codigo respectivo ao Input do telecomando foi baseado num post no forum do Arduino, e se alguem quiser estou mais que disposto a partilhar o meu Setch/Codigo.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #34 em: 22 de Outubro de 2010, 19:56 »
Para encoders o melhor será será emissores e receptores infra-vermelho por ser mais imune á ilumincação, e porque detectam muito bem diferenças de preto e branco, enquanto que LDR's nem por isso.
Avr fanboy

Offline Ustary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #35 em: 26 de Outubro de 2010, 18:30 »
Antes de comprar os sensores, estive a pensar. Nao seria possivel fazer isto, usando apenas materias condutores/nao condutores no disco, e ter uns fios a tocar lá? assim via se naqueles pins havia corrente ou nao. Isto em vez dos sensores...

obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #36 em: 26 de Outubro de 2010, 20:13 »
Isso seria com escovas, para alem de teres de garantir que tens sempre bom contacto, irás ter MUITO ruido por serem contactos metálicos rotativos e terás de fazer o debounce do que lês desses contactos, e assim usar isso numa interrupção iria ser a desgraça.
Avr fanboy

Offline Ustary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #37 em: 26 de Outubro de 2010, 22:31 »
eupoderia passar sem as interrupcoes, programava tudo para funcionar no loop... mas nao e possivel criar uma coisa deste genero estavel e solida?

obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #38 em: 26 de Outubro de 2010, 22:49 »
Não, um interruptor metálico, tenha molas ou não, vai apresentar sempre tendencia para oscilar quando é activado, se usas no loop podes falhar um estado da posição das pernas, dai se usar coisas ótpicas e interrupções, isso com leds IR ou vermelhos e sensores IR fica baratissimo, tipo uns 20 centimos que seja para ca led.
Avr fanboy

Offline Ustary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #39 em: 29 de Outubro de 2010, 14:08 »
Obrigado, parece que depois vou ter que ver IV entao.

Uma outra pergunta, ha algum sitio onde possa comprar rodas dentadas, correntes(tipo de bicicleta) e HDPE?? nao sei mesmo onde procurar...

obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #40 em: 29 de Outubro de 2010, 14:23 »
Se for de bicicleta vais a uma oficina/loja de bicicletas e motorizas que costumam haver um pouco por todo o lado.
O que é HDPE?
Avr fanboy

Offline Ustary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #41 em: 29 de Outubro de 2010, 18:31 »
HDPE e um tipo de plastico acho eu... vi num site e parece muito bom para robots...

Obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #42 em: 29 de Outubro de 2010, 18:51 »
Tens acrilico, e penso que HDPE é PVC expandido, e uma placa gigantesxa disso no aki são 4€ ou 5€, procura em aki, bricomarches, izi, que algum deles de certeza que tem.
Avr fanboy

Offline Ustary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #43 em: 16 de Novembro de 2010, 20:38 »
Ola outra vez. Depois de muita pesquisa sobre a parte mecanica, ja tenho mais algumas perguntas.
Em primeiro lugar, devido ás dificuldades mecanicas que seria, decidi usar 4 motores, em vez de 2. Nos meus testes com os servo que tenho em casa usei o arduino com a librarie ja incluida de servos para o controlar. Usando alimentaçao externa, nao deve haver nenhum problema a controlar 4 motores pois nao?

Segundo, depois de muita procura no assunto, finalmente encontrei uma loja que vende carretos e correntes(April, em benfica) Fui la, e comprei apenas um carreto para fazer uns testes. Cada carreto vai estar montado a um servo, e a um eixo, mas o carreto apenas tem 1 buraco no meio, no qual nao da para montar nada com muita seguramça... Sera que super cola, e um eixo apertado chega (Estou a falar de 10 kg cm  de torque)? se nao, os soldadores usados em eletronica chegam para pingar estas pecinhas (ja agora, sao feitas de aço) ?

Senao, conhecem alguma loja que venda eixos, e este tipo de encixes?

Muito obrigado

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #44 em: 16 de Novembro de 2010, 20:47 »
Não sei como são os carretos nem que diametro tem o furo no meio, mas suponde que o furo seja de 8 ou 10mm, deverias arranjar um varão metálico do diametro do furo, e numa extremidade do varão colocavas o carreto facejado com a ponta do varão e davas um pingo de solda do varão ao carreto (caso o carreto seja metálico é claro), na outra extremidade arranjavas uma cruzeta metálica e soldavas essa cruzeta a ponta do varão e depois era so aparafusar a cruzeta do varão a cruzeta do servo.

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.