collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Porquê -24Vdc?  (Lida 8499 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunofunchas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Porquê -24Vdc?
« em: 22 de Dezembro de 2015, 23:32 »
Viva,

Deparei-me com uma máquina industrial em que os sinais digitais, que vão para umas cartas digitais de Input, são de -24Vdc! Porquê que o fabricante optou por uma alimentação negativa em vez de +24Vdc?

Existe alguma justificação a nível de electrónica? Não estou a ver porquê que eles colocaram o positivo à massa em detrimento do negativo.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Porquê -24Vdc?
« Responder #1 em: 23 de Dezembro de 2015, 06:28 »
Como está a fonte de alimentação, flutuante ou referenciada à terra, se referenciada é nos 0V?
Os fios estão a cores diferentes ou são todos iguais? Não será que em vez de -24V o que tens na realidade é a leitura dos inputs a ser feita com a massa para comutação e os 24V para o comum da carta?

Offline brunofunchas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re: Porquê -24Vdc?
« Responder #2 em: 23 de Dezembro de 2015, 08:40 »
Viva,

Neste caso o positivo é que está  referenciado à terra. Os fios são todos azuis. Como exemplo, num dos disjuntores de motor, tem um contacto auxiliar onde passa um fio azul em que temos -24Vdc em relação à terra. È uma convenção estranha para mim, pois vejo sempre os sinais digitais em +24Vdc como sendo o sinal presente,neste caso, quando temos .24Vdc é que temos o sinal presente.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Porquê -24Vdc?
« Responder #3 em: 23 de Dezembro de 2015, 08:44 »
Estás a medir em relação a quê?
Está referenciado com fio terra na saída da fonte?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Porquê -24Vdc?
« Responder #4 em: 23 de Dezembro de 2015, 08:59 »
Deve ser pelo mesmo motivo que a alimentação em equipamento de telecomunicações é -48v: é um múltiplo de 12v, logo é fácil de proteger falhas de alimentação com baterias de chumbo, e em segundo lugar e tavez mais importante para protecção galvânica: só tendo tensões negativas em relação à terra nos cabos, reduzes a sua corrosão.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Porquê -24Vdc?
« Responder #5 em: 23 de Dezembro de 2015, 23:51 »
E é o esquema de ligações que manda ser assim, ou foi como encontras-te as ligações?
PDI

Offline brunofunchas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re: Porquê -24Vdc?
« Responder #6 em: 24 de Dezembro de 2015, 11:00 »
Agradeço as explicações.

Sim, o terra está ligado directamente ao positivo.
As ligações estão como saíram da fábrica.

Aproveito para desejar um bom Natal e um próspero 2016!

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Porquê -24Vdc?
« Responder #7 em: 24 de Dezembro de 2015, 12:06 »
Isso à partida quer dizer que foi propositado se bem que aconselho-te a verificar o esquema a confirmar que é assim mesmo.
Tive recentemente um caso parecido que dava problemas com actuadores de sinal 0 a 10V, naquele caso era AC e o transformador não estava referenciado, quando tentavam referenciar os 0V disparava o disjuntor, após algum tempo a partir pedra começamos a verificar os fios todos e descobriu-se o problema, o quadrista montou a platine fora fio armário e ao montá-la no armário aparafusou também um fio dos 24V, referenciando assim o transformador inadvertidamente.

Um problema simples que deu muitas dores de cabeça, a primeira ideia foi passagens à terra no equipamento de campo pois era onde tal era mais possível de acontecer, quando o engenheiro e o electricista responsável já estavam à tempo demais de volta do problema foi necessário uma "cabeça nova" para atacar o problema do início novamente...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Porquê -24Vdc?
« Responder #8 em: 24 de Dezembro de 2015, 13:28 »
 ::) ::) ::)
Parece que ninguém leu a minha resposta, ou então não sabe o que é corrosão galvânica...

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Porquê -24Vdc?
« Responder #9 em: 24 de Dezembro de 2015, 14:23 »
A corrosão galvânica não pressupõe dois metais diferentes e um electrólito?
A questão dos sistemas de telecomunicação não conheço, mas em ambiente industrial inclusive em sistemas para indústria química e Atex nunca viu a utilização de tensões negativas

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Porquê -24Vdc?
« Responder #10 em: 24 de Dezembro de 2015, 14:49 »
::) ::) ::)
Parece que ninguém leu a minha resposta, ou então não sabe o que é corrosão galvânica...

Eu li, mas se é tão eficaz a inversão da polaridade contra a corrosão, acho esquisito em tantos anos e a trabalhar com inúmeras empresas e em ambientes agressivos nunca apanhei nenhum caso assim.
PDI

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Porquê -24Vdc?
« Responder #11 em: 24 de Dezembro de 2015, 16:34 »
Outro metal pode ser qq coisa: uma calha, o chassy de uma máquina, outro fio que vá junto, estrutura de fixação, qualquer local por onde o cabo passe. Eletrólito é qualquer liquido contaminante, em ambiente industrial tens desde a simples condensação, passando por vapores diversos, solventes,lubrificantes, arrefecimento, etc.
O efeito pode ser muito lento, mas uma cablagem industrial pode ter de durar muitos anos, e o efeito é cumulativo.

Porque é que quando se falou em AC já não se estranhou? O objetivo é o mesmo...

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Porquê -24Vdc?
« Responder #12 em: 24 de Dezembro de 2015, 16:56 »


Outro metal pode ser qq coisa: uma calha, o chassy de uma máquina, outro fio que vá junto, estrutura de fixação, qualquer local por onde o cabo passe. Eletrólito é qualquer liquido contaminante, em ambiente industrial tens desde a simples condensação, passando por vapores diversos, solventes,lubrificantes, arrefecimento, etc.
O efeito pode ser muito lento, mas uma cablagem industrial pode ter de durar muitos anos, e o efeito é cumulativo.

Porque é que quando se falou em AC já não se estranhou? O objetivo é o mesmo...

Sim, mas á partida em ambiente industrial tens todos os materiais aterrados, pelo que qualquer fuga representa um curto para a terra e dispara o disjuntor certo?

Eu apenas falei de AC para exemplificar um caso que me aconteceu à duas semanas em que a tensão negativa existia derivado a uma avaria, neste caso má electrificação do quadro.
Apenas usamos AC nos quadros que usam lógica a relés, para redução de custos não por uma questão de corrosão.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Porquê -24Vdc?
« Responder #13 em: 24 de Dezembro de 2015, 17:11 »
Diria que um dijuntor nunca na vida vai disparar por diferenças de micro-amperes, ou até menos, basta uma ligeirissima corrente para ir roendo.
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Porquê -24Vdc?
« Responder #14 em: 24 de Dezembro de 2015, 17:17 »
Diria que um dijuntor nunca na vida vai disparar por diferenças de micro-amperes, ou até menos, basta uma ligeirissima corrente para ir roendo.
Se tenho uma linha a 24V com uma passagem para uma calha aterrada penso que não seriam apenas uns microAmperes