collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade  (Lida 10971 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« em: 05 de Outubro de 2012, 10:06 »
Boas, para quem não quer ler o meu testamento abaixo a pergunta é simples:  Qual era o programa que utilizariam para simular os circuitos desta imagem se gostassem de saber as tensões e correntes em todas as partes do circuito?



Uploaded with ImageShack.us

O que acontece e que encontro-me neste momento a ter a minha primeira cadeira de electricidade na faculdade, nomeadamente "Analise de Circuitos", até agora demos as coisas mais básicas nomeadamente lei de Ohm, Leis de Kirchhoff, equivalentes de Thevenin e Norton etc..

O que acontece e que andei a fazer exercícios e a maioria dos exercícios propostos pelo nosso professor (especialmente os de escolha múltipla) não têm soluções.

Muitas vesses não tenho a certeza se a minha opção escolhida foi a correcta e gostava de poder simular o circuito da imagem da sebenta para saber se o "sinal daquela voltagem"  ou o "valor o valor daquela intensidade" esta certo.
Podia agarrar na breadboard e multímetro e começar a montar circuitos, mas a longo prazo se tornaria ineficiente e difícil para alguns circuitos... Além de haverem circuitos que eu não sei/posso montar com fontes de corrente ideais etc..   

Andei a pesquisar e a ver tópicos ontem a noite toda e a verdade e que fiquei ainda mais confuso visto haver tantos tipos de software de simulação.

Venho então por este meio, tendo em conta a vossa experiencia pedir conselhos acerca de qual software seria o ideal, a ideia era desenhar circuitos em regime estacionário (DC invariável no tempo por agora) e saber qual a corrente e voltagem nos terminais dos diversos componentes etc.

De preferência gostava um simulador fácil de usar mas que possa a vir a ser útil em coisas um pouco mais avançadas,  mas não preciso de software topo de gama nem muito complexo para isto.

Muito Obrigado desde já.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, 10:23 por Crazyaboutmachines »

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« Responder #1 em: 05 de Outubro de 2012, 10:17 »
Tens o Digital Works, não sei se te serve...

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« Responder #2 em: 05 de Outubro de 2012, 11:28 »
Parece que não, isso e mais para sistemas digitais.. eu presiso de algo mesmo para circuitos.
Mas obrigado : )

Offline RLFuse

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 52
  • Prática leva à perfeição
    • Codename: Stuart Little
Re: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« Responder #3 em: 05 de Outubro de 2012, 11:58 »
Há o PSPICE, também tens o PROTEUS e até há umas aplicações para o Android que fazem isso..(dá jeito para os exames..:P)

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« Responder #4 em: 05 de Outubro de 2012, 11:58 »
Tens o Orcad capture, multisim, Proteus, LTspice, Psim etc...

Só tens que escolher o que gostas mais... eu vou fazendo as minhas coisas no Orcad mas há malta que diz maravilhas do Proteus e agora o ltspice tá a ser muito usado.. tens que ver o que adaptas melhor e qual tem mais info na net.


Quando aos problemas tens que criar método para resolvê-los porque isso acaba por ser sempre a mesma coisa e ao final de um tempo até chateia.

Se tiveres dispositivo android arranja o everycircuit que é engraçado

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« Responder #5 em: 05 de Outubro de 2012, 12:23 »
Isso é trabalho para o SPICE.

Tutorial: É super fácil simular um circuito electrónico!

Offline PMMN

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« Responder #6 em: 05 de Outubro de 2012, 12:52 »
Olá!
Talvez te interesse esta applet Java que está em http://www.falstad.com/circuit/index.html
Não vou traduzir mas aqui vai um resumo:
"This java applet is an electronic circuit simulator.  When the applet starts up you will see an animated schematic of a simple LRC circuit. The green color indicates positive voltage.  The gray color indicates ground.  A red color indicates negative voltage.  The moving yellow dots indicate current.

To turn a switch on or off, just click on it.  If you move the mouse over any component of the circuit, you will see a short description of that component and its current state in the lower right corner of the window.  To modify a component, move the mouse over it, click the right mouse button (or control-click if you have a Mac) and select “Edit”.

The "Circuits" menu contains a lot of sample circuits for you to try. You can also create your own circuits

Cumps

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« Responder #7 em: 05 de Outubro de 2012, 15:01 »
Muito Obrigado! vou tentar escolher : P      ja agora o egle tambem e recomendavel? ou é uma coisa mais diferente?

1091286

  • Visitante
Re: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« Responder #8 em: 05 de Outubro de 2012, 15:06 »
Boas! Para esses circuitos até o circuitlab (aplicação para o google chrome) serve, é gratis e podes criar conta podendo ter os teus circuitos em todo lado. o eagle serve para fazer os circuitos para as placas de circuito impresso, não é um simulador (mas se estiver errado alguem me vai corrigir certamente xD)
« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, 15:07 por 1091286 »

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« Responder #9 em: 05 de Outubro de 2012, 15:10 »
Viva,

sugiro que experimentes o Yenka Electronics http://www.yenka.com/en/Yenka_Electronics/

para coisas simples é muito bom! e para sistemas digitais também!

embora nao seja gratuito podes usar em casa de forma gratuita!

não é uma aplicação tipo spice (mais profissional, mas menos intuitiva) eu usei mto este yenka tto para electrotecnia (lei dos nos, das malhas e isso tudo) como para simulação dos trabalhos de sistemas digitais.

um exemplo do ambiente do yenka:



Cumps, Mauro.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« Responder #10 em: 05 de Outubro de 2012, 16:55 »
Muito Obrigado! vou tentar escolher : P      ja agora o egle tambem e recomendavel? ou é uma coisa mais diferente?

Não, o Eagle serve para desenhar esquemas e respectivas pcb's, não tem componente se simulação.
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« Responder #11 em: 05 de Outubro de 2012, 17:08 »
Eu tenho aqui neste pc um software chamado Proteus que penso que seja para simulações. Só o usei 1 ou 2 vezes. Sei que dá para carregar os ficheiros hex e simular o microcontrolador, mas não sei o resto das capacidades deste software...

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« Responder #12 em: 07 de Outubro de 2012, 20:17 »
Acabei por utilizar o CircuitLab e aquele JavaApp, alem de ter o Pspice aqui ao lado (o Ltspice pareceu-me mais fácil de usar mas como na faculdade descobri que ia ter de utilizar o Pspice fiquei-me por este para já me ir acostumando : ))

Mais, uma vez obrigado
« Última modificação: 07 de Outubro de 2012, 20:18 por Crazyaboutmachines »

Offline dimitri9494

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« Responder #13 em: 08 de Outubro de 2012, 19:36 »
Acabei por utilizar o CircuitLab e aquele JavaApp, alem de ter o Pspice aqui ao lado (o Ltspice pareceu-me mais fácil de usar mas como na faculdade descobri que ia ter de utilizar o Pspice fiquei-me por este para já me ir acostumando : ))

Mais, uma vez obrigado

De onde se pode fazer o download do pspice ?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Simulador de circuitos basico para ajuda na faculdade
« Responder #14 em: 08 de Outubro de 2012, 19:42 »
Escrevendo pspice no google?
É que é logo o primeiro link.
Avr fanboy