collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto Freza CNC - Arduino  (Lida 232605 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #405 em: 21 de Novembro de 2013, 19:51 »



O sistema de suporte para absorver vibrações é mesmo assim, so com 2 parafusos a agarrar o motor e outros 2 a agarrar o suporte.


Estive a ver umas fontes no ebay baratas, tipo 36V com 6A. Preciso de no minimo 6A, mas mesmo o ideal seria 8A. Contudo nao sei se com 36V obtenho a corrente que quero, tenho de experimentar primeiro com uma fonte de 24v que tenho aqui em casa.

So nao sei é se estas fontes do ebay valem alguma coisa...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #406 em: 21 de Novembro de 2013, 20:18 »
So nao sei é se estas fontes do ebay valem alguma coisa...

Eu para a minha CNC, fiz a minha própria fonte, 30V 8A(60A de pico) :)

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #407 em: 21 de Novembro de 2013, 20:36 »
E quanto gastaste para isso?
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #408 em: 21 de Novembro de 2013, 20:53 »
E quanto gastaste para isso?
Já tinha material em casa, não faço a minima, só fazendo as contas.
Fiz com 2 2N3055
Ponte rectificadora
Resistençias
1 condensador de 10000uF
Lm 317
etc

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #409 em: 21 de Novembro de 2013, 23:06 »
Mas agora que estava aqui a testar o motor novo (afinal consigo um máximo de 1200mm/min  ;D), percebi que não necessito do 6A que falava.

Se aumentar a tensão aumento a corrente, mas para a mesma velocidade dahhhh  ??? :P

Se aumentar a velocidade, o torque minimo que o motor necessitará será o mesmo, não posso é aumentar de tal forma a velocidade que diminua muito o torque e o motor nao tenha capacidade para suportar uma determinada carga.


Ou seja, a mesa XY com 1kg de carga obriga o motor a consumir cerca de 1A para se movimentar sem perder passos. Para essa corrente a velocidade máxima disponível é de 1200mm/min (se aumentar a velocidade, as bobinas não têm tempo de carregar, diminuindo o consumo para baixo de 1A).


Sendo assim, se aumentar a tensão, posso aumentar a velocidade do motor até este consumir no mínimo 1A.

Portanto so preciso de uma fonte com cerca de 4A para 3 motores com uma segurança de 1A.

Fixe :D
« Última modificação: 21 de Novembro de 2013, 23:08 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #410 em: 24 de Maio de 2014, 17:00 »
Actualização...











"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #411 em: 24 de Maio de 2014, 22:01 »
Boa noite.

Secalhar esses controladores são bem melhores do que a palca que tenho, a TB6560.

Bom trabalho!

StarRider

  • Visitante
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #412 em: 24 de Maio de 2014, 22:26 »
Boa noite.

Secalhar esses controladores são bem melhores do que a palca que tenho, a TB6560.

Bom trabalho!

Boas,

O Toshiba TB6560 é um EXCELENTE driver ... mas nem só de drivers vive uma board, por vezes coisas tão
simples como a falta de um delay RC na linha de enable/reset pode levar a que o TB6560 tenha um mau
funcionamento.

O que acontece com muitas das placas chinocas (ou IC comprados no Ebay) e que em vez de Toshiba TB6560
originais vêm com TB6560 "contrafeitos", o que a juntar a alguns erros de concepção das boards dá nesse
problemas.

Abraços,
PA

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #413 em: 25 de Maio de 2014, 14:22 »
Estes são os tradicionais L297+L298 :P

Não vejo nenhum problema neles, funcionam impecáveis e fazem a sua função.

Mas por acaso ando interessado nesses da Toshiba. Preciso para um novo projecto uns drivers que façam microstepping. Ja pedi uns samples mas nunca me enviaram nada :P



« Última modificação: 25 de Maio de 2014, 14:35 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

StarRider

  • Visitante
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #414 em: 25 de Maio de 2014, 14:34 »
Estes são os tradicionais L297+L298 :P

Não vejo nenhum problema neles, funcionam impecáveis e fazem a sua função.


Mas por acaso ando interessado nesses da Toshiba. Preciso para um novo projecto uns drivers que façam microstepping. Ja pedi uns samples mas nunca me enviaram nada :P

Boas,

Até quantos microsteps pretendes ir ? Acima dos 32 ?

Abraços,
PA

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #415 em: 25 de Maio de 2014, 14:37 »
StarRider levantas uma boa pergunta. Como posso saber no ebay se estou a comprar ic's contrafeitos ou originais? Existe algum codigo no encapsulamento que permita ver a sua origem?

Não sei ate quanto preciso ir. Ainda nao estudei o caso, depende também da caixa de redução que usar com os steppers. Mas é para motorizar o telescopio que quero comprar.
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

StarRider

  • Visitante
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #416 em: 25 de Maio de 2014, 15:07 »
StarRider levantas uma boa pergunta. Como posso saber no ebay se estou a comprar ic's contrafeitos ou originais? Existe algum codigo no encapsulamento que permita ver a sua origem?

Boas,

O problema é mesmo esse, andam por aqui no forum uns vídeos e imagens de pessoal que comprou ICs no
Ebay e ficou queimado ... os relatos a nível mundial são aos MILHARES :(

A ninha experiência com ICs do Ebay é exactamente com o TB6560 ... exteriormente não existe qualquer
diferença, mas em funcionamento faz toda a diferença quando comparados na bancada com os que se
podem comprar na Mouser (por exemplo) ... a ideia geral é que os TB6560 do Ebay são os rejeitados pelo
controle de qualidade da Toshiba.

Só um, de muitos, exemplo:



Não sei ate quanto preciso ir. Ainda nao estudei o caso, depende também da caixa de redução que usar com os steppers. Mas é para motorizar o telescopio que quero comprar.


Pois, vais necessitar de MUITOS, mas tudo depende da relação entre o eixo do motor e os eixos da montagem.
Se for para o XT6 (ou uma montagem Alt/Azimutal Dobson) tens que entrar em conta com o método que vais
usar para mover os eixos, se for por fricção (o norma nos Dobs) tens que calcular em função do diâmetro das
rodas em vais aplica essa mesma fricção.

De qualquer forma tens que ter em conta que existe um coisa chamada limite de Dawes que dá a resolução
de uma determina abertura e que deve ser respeitada nos "steps" do movimento de forma a que quando estás
a observar pela ocular o movimento da montagem não seja perceptível, ou seja (e de uma forma muito básica)
que não se veja as "estrelas aos pulos" por cada step/microstep do motor.

Podes contar sempre um um mínimo de 64 microsteps ... mas como disse depende da relação motor/eixos do
telescópio.

Se existir interesse, e se se justificar, posso partilhar alguns trabalhos nessa área vocacionados para montagens
Equatoriais e/ou AltAzimutal.

Abraços,
PA

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #417 em: 25 de Maio de 2014, 15:24 »
Limite de Dawes. Ja estou a ver que vou ter muito trabalho pela frente.

Ainda nem sei bem como adaptar a montagem para a poder controlar, não queria alterar muito a montagem inicial, queria manter a integridade do meu telescopio.


Sim tenho interesse em ver essas montagens, se poderes partilhar agradecia.


"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #418 em: 25 de Maio de 2014, 21:31 »
Então e alguém conhece um bom ic que perfaça 1/64 ou 1/128?

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Projecto Freza CNC - Arduino
« Responder #419 em: 26 de Maio de 2014, 09:02 »
O DRV8825 faz 1/32.

Faz as contas se em conjunto com motores de 400(0.9º) passos em vez dos habituais 200(1.8º) não será suficiente.

É que a essas resoluções os passos também deixam de ser tão precisos.