collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Microondas - Avaria  (Lida 3197 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Microondas - Avaria
« em: 01 de Abril de 2023, 18:55 »
Uns familiares iam mandar este Sharp com mais de 30 anos para o lixo mas resolvi investigar  :D , sim, desligado e com o condensador descarregado.

Mas não cheguei a nenhuma conclusão, acho que fez faíscas e começou a queimar lá dentro mas estava apenas a aquecer um chávena com água (de vidro)..:



Todos os fusíveis estão bem e os testes que fiz parecem-me Ok:





Magnetrão
  • Os pinos não têm continuidade com a carcaça
  • Entre os pinos existe continuidade

Transformador - Fios esquerda:
  • Entre estes fios existe uma resistência de ~1.5R
  • Nenhum destes fios tem continuidade com a carcaça do transformador

Transformador - Fios Direita:
  • No contacto mais pequeno (fio rosa) mede-se uma resistência de ~96.7R à carcaça
  • Entre o mesmo contacto pequeno e o outro fio (laranja) existe um valor de ~2.2MR
  • O fio laranja não tem continuidade com a carcaça

Condensador:

  • Medi cerca de 0.9uF
  • Uma resistência de 9.7MR entre os pinos
  • Sem qualquer continuidade entre os pinos e à carcaça

Diodos, são um pouco mais estranhos, é um bidirecional (2x062H) em paralelo com um HVR-1X4, mas parecem-me Ok também:

  • Com uma fonte de 12V o HVR-1X4 apenas conduz no sentido correto e com ~8.98V


  • Já o 2x062H não sei muito bem o que esperar mas as leituras foram estas:



Sei que não são nenhuns tetes de jeito e sem ligar o microondas acredito que seja complicado de perceber melhor, mas a minha dúvida é se o defeito que teve pode estar associado à água que estava a aquecer e que com o vapor lá dentro tenha feito alguma reação mais explosiva...  ::) , pois não vejo nada obvio para já..

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Microondas - Avaria
« Responder #1 em: 13 de Abril de 2023, 15:55 »
Bom, entretanto identifiquei que o problema será umas ferrugens que tem por dentro, mas comprei um díodo duplo para substituir este, queria meter outro condensador mais recente e de resto está tudo Ok.

Problema dos problemas, deixei o que pensava ser o mais fácil para o fim e pelos vistos é o mais difícil de arranjar: Tinta para pintar fornos por dentro.

Não encontro nada específico, nas lojas de tintas apenas existe para fora e já me disseram que há pessoas que usam spray 'normal' para pintar por dentro, o que é um enorme risco, se a tinta tiver metais pesados ou assim vai intoxicar os alimentos.

Alguém sabe de uma loja ou onde é que posso arranjar tinta para pintar isto por dentro? O que encontro na net é tudo do Brasil.. parece que em tempos havia um fornecedor qualquer em Portugal mas que fechou...  ???

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Microondas - Avaria
« Responder #2 em: 21 de Abril de 2023, 12:35 »
Citar
acho que fez faíscas e começou a queimar lá dentro

Já tive um problema desse género e a conclusão que tirei é que em circunstâncias misteriosas a deposição de gordura em quantidade aparentemente irrelevante faz com que o fenómeno aconteça. No meu caso o fogo de artifício era gerado numa espécie de cobertura de mica instalada na parede interna do forno à saída do magnetron. O forno acabou desmantelado porque estava com pancadas de vontade própria: ligava quando lhe apetecia ... fazia o que muito bem entendia. Tudo era controlado por um microcontrolador qualquer, até o liga/desliga.

Quando à pintura, essa chapa deveria ser inicialmente zincada e, se enferrujou é porque o zinco foi às urtigas e já não volta  ;D

Eu tentaria borrifar a zona com uma camada de um spray de primário e de seguida uma tinta branca, colocando tão pouca tinta quanto possível.

Há por aí uns sprays que se aplicam directamente sobre a chapa bastando lixar a maioria da ferrugem. Eles dizem (dizem eles) que a tinta (spray) tem um zereguidum para neutralizar a ferrugem. Já usei essa tinta e funcionou bem, mas não recordo a marca. Devo ter comprado no LeRoy.

Abraço
SC