collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Tomadas sem terra  (Lida 17718 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Tomadas sem terra
« Responder #15 em: 06 de Dezembro de 2013, 13:16 »
Boa tarde,
Por baixo das escadas tinha um arrecadação pequenina, e agora decidiu-se  aumentar. Aproveitei e montei a minha bancada.
Acontece que há certos componentes electronicos que são sensiveis a electricidade estática.  E convem ter uma tomada com terra quando se está a soldar.
Fiz a instalação electrica da oficina tem e pus fio terra em todas as tomadas. Mas o fio que liga a casa há oficina não tem terra.

A minha pergunta é se cravar um ferro de 2 metros no chão da oficina e ligar o fio  terra, eu fico com terra nas tomadas?

É que não tenho maneira de ligar a terra da oficina a terra de casa.
Posso é ligar a terra da oficina a torneira do quintal, mas li por ai que pode ser perigoso?.

Alguma conhece alguma solução.

Pelo menos queria terra na tomada onde ligo a estação de soldar.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 13:22 por dio123 »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Tomadas sem terra
« Responder #16 em: 06 de Dezembro de 2013, 13:36 »
Boa tarde,
Por baixo das escadas tinha um arrecadação pequenina, e agora decidiu-se  aumentar. Aproveitei e montei a minha bancada.
Acontece que há certos componentes electronicos que são sensiveis a electricidade estática.  E convem ter uma tomada com terra quando se está a soldar.
Fiz a instalação electrica da oficina tem e pus fio terra em todas as tomadas. Mas o fio que liga a casa há oficina não tem terra.

A minha pergunta é se cravar um ferro de 2 metros no chão da oficina e ligar o fio  terra, eu fico com terra nas tomadas?

É que não tenho maneira de ligar a terra da oficina a terra de casa.
Posso é ligar a terra da oficina a torneira do quintal, mas li por ai que pode ser perigoso?.

Alguma conhece alguma solução.

Pelo menos queria terra na tomada onde ligo a estação de soldar.
Acho que não estou a dizer nenhuma barbaridade (se estiver alguém que me corrija), sim podes criar um terra independente da ligação de terra geral, para isso se tiveres algum dinheiro disponivel aconselho a comprares mesmo um electrodo de terra para enterrar e não apenas um ferro qualquer, por cá um electrodo cobreado mais a peça de ligação ao cabo fica por menos de 15 euros se não estou em erro, numa instalação de poucas tomadas dá perfeitamente cabo de 2,5 mm2 de secção (o mesmo que deves usar em todas as ligações das tomadas), atenção apenas ao terreno onde enterras o electrodo, deve ser o mais condutor possível para garantir uma baixa impedância de terra, evitar terrenos arenosos ou com muitas pedras e pouca terra.

Offline vicardosof

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Tomadas sem terra
« Responder #17 em: 06 de Dezembro de 2013, 13:43 »
Boas!
Existe uma tabela de quão profundo deves enterrar a haste para o terra funcionar adequadamente. Esta tabela é baseada principalmente no tipo de solo e na resistência de aterramento desejada. Nos casos mais comuns, costumo a enterrar no mínimo 3 metros.

Sim, ligar a torneira é realmente perigoso.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Tomadas sem terra
« Responder #18 em: 06 de Dezembro de 2013, 14:08 »
E vais ficar com terras concorrentes, não inventes..
Não podes mesmo comprar uns metros de cabo e ligar a casa á tua oficina?
É que o neutro é ligado á terra no quadro principal da casa, terras separadas, perigoso, ground lifts e coisas do género.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Tomadas sem terra
« Responder #19 em: 06 de Dezembro de 2013, 14:34 »
É que o neutro é ligado á terra no quadro principal da casa

As ligações domésticas tanto quanto sei são em sistema TT (ligação à terra no PT e ligação à terra independente no consumidor), e apesar de não ter visto lá muitos quadros, nos que vi nunca encontrei a terra ligada ao neutro.

Tens a certeza disso? É que não se enquadra em nenhum dos sistemas de distribuição de terras (http://en.wikipedia.org/wiki/Earthing_system)

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Tomadas sem terra
« Responder #20 em: 06 de Dezembro de 2013, 18:05 »
É que o neutro é ligado á terra no quadro principal da casa

As ligações domésticas tanto quanto sei são em sistema TT (ligação à terra no PT e ligação à terra independente no consumidor), e apesar de não ter visto lá muitos quadros, nos que vi nunca encontrei a terra ligada ao neutro.

Tens a certeza disso? É que não se enquadra em nenhum dos sistemas de distribuição de terras (http://en.wikipedia.org/wiki/Earthing_system)
Pela pequena introdução que tive à dias aos sistemas de energia numa aula do curso que estou a frequentar foi precisamente isso que foi dito, instalações TT normalmente daí penso que não existirá problema na criação de mais uma rede terra, mas posso confirmar com o meu prof na quarta à tarde, se é seguro\aconselhável.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Tomadas sem terra
« Responder #21 em: 06 de Dezembro de 2013, 19:10 »
O neutro é uma terra protegida, não tens terra a passear pelos postes.
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Tomadas sem terra
« Responder #22 em: 07 de Dezembro de 2013, 13:48 »
O neutro é uma terra protegida, não tens terra a passear pelos postes.
Senso desculpa que te diga mas em todos os casos que vi, em nenhum quadro eléctrico vi o neutro ligado à terra, sei de quem faça isso mas por habilidade de modo a que se houver passagem de fase para a armadura de um aquecedor por exemplo faça disparar o disjuntor por curto-circuito, normalmente fazem estas habilidades em habitações antigas onde é inviável passar um fio terra sem trocar toda a instalação.

Talvez ajude a dissipar algumas duvidas:
http://ise.ualg.pt/home/sites/default/files/ise/Electrica/esquemas_ligacao_a_terra.pdf
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2013, 13:54 por artur36 »

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Tomadas sem terra
« Responder #23 em: 07 de Dezembro de 2013, 23:15 »
 A ideia que tenho é que o neutro é aterrado na saída do transformador.
 Nos edifícios em que trabalhei na construção são criados vários pontos de terra durante a construção dos alicerces que depois são ligados entre si para criar a terra do edifício para proteção, embora criem outras independentes como para as comunicações.
 Essas terras ficam com uma caixa para verificação na ultima cave que periodicamente são abertas para que sejam medidas.
PDI

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Tomadas sem terra
« Responder #24 em: 08 de Dezembro de 2013, 19:34 »
Não dá para colocar um novo fio, porque tinha colado com cola super quente. E depois  houve um artista que fez uma sanca em cimento por cima do fio.

Já vi que não dá para fazer o que queria, então é melhor ligar a extensão a uma tomada de casa.

Obrigado.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Tomadas sem terra
« Responder #25 em: 13 de Dezembro de 2013, 09:57 »
Só para ficar a informação caso mais alguém precise da informação, estive a falar com o meu prof (Dr. Beleza de Carvalho, director do departamento de electrotecnia do ISEP) e este confirmou-me que sim neste caso é perfeitamente possível e seguro criar uma nova ligação de terra no anexo, aconselhou apenas a que seja colocado um disjuntor diferencial dedicado no anexo para proteger mais eficazmente esta ligação.