collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Estação de soldadura "caseira"  (Lida 11341 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Estação de soldadura "caseira"
« em: 21 de Agosto de 2015, 12:16 »
É provável que alguns já se tenham deparado com este instructable:

http://m.instructables.com/id/DIY-Soldering-Station-1/?ALLSTEPS

Qual a vossa opinião, valerá a pena o trabalho?
Que funções lhe adicionariam?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #1 em: 21 de Agosto de 2015, 13:28 »
Se o teu projecto 'e fazer uma estacao de soldadura, entao 'e esse e mais algum o trabalho necessario.
Se o teu projecto nao 'e fazer uma estacao de soldadura e precisas de uma, entao mais vale comprar.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #2 em: 21 de Agosto de 2015, 13:31 »
Á um projecto ultra completo no DangerousPrototypes, vai lá procurar nos fóruns, mais de metade do preço de uma boa estação está no ferro, e "poupar" uns € na eletrónica, acaba por não compensar muito, porque um ferro que não um hakko chinês custa bem mais de 10 ou 15€.
Avr fanboy

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #3 em: 21 de Agosto de 2015, 14:50 »
Faz um bocado impressão estar com tanto trabalho para depois meter um ferro de imitação Hakko de menos de 10€.

Sendo os ferros (junto com as ponteiras) uma das partes mais (relativamente) baratas dos ferros de marca, acho que num projecto desse género valia o investimento.

Acho que vi há  tempos um tipo a desenvolver uma estação para ferros de indução por RF (?Weller?, googlem que agora estou limitado), que respeitava o preceito acima.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #4 em: 21 de Agosto de 2015, 14:56 »
é uma questao de sondar os preços dos itens e custas de material para a montagem dessa estaçao, sabendo que n pretendes contabilizar as horas de trabalho e gastos de electricidade, diluentes, ou outras custas que é dificil de contabilizar, mas que vais gastar tb nesse projecto, e comparar o preço final com uma estaçao comercial que faça mais ou menos a mm coisa e ver se te compensa ou nao o trabalho.

Ha ferros que teem aquela ficha e se vendem em separado, por isso é tb adicionar mais o preço do ferro, porque normalmente o ferro costuma vir juntamente com a estaçao..

Era um bom desafio, tentar listar os itens e ver os preços que consegues obter nas lojas.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #5 em: 21 de Agosto de 2015, 15:13 »
54 páginas:
http://dangerousprototypes.com/forum/viewtopic.php?f=56&t=2457

Muita informação no que toca a ferros.
Qualquer estação digna desse nome usa ferros com fichas..

E para os Metcal(RF/ponto de Curie):
http://www.eevblog.com/forum/projects/diy-metcal-13-56-mhz-rf-supply/

Não acho tanta piada aos Metcal, precisas de uma ponta para cada temperatura que quiseres usar..
Avr fanboy

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #6 em: 21 de Agosto de 2015, 15:28 »
Faz um bocado impressão estar com tanto trabalho para depois meter um ferro de imitação Hakko de menos de 10€.

Sendo os ferros (junto com as ponteiras) uma das partes mais (relativamente) baratas dos ferros de marca, acho que num projecto desse género valia o investimento.

Acho que vi há  tempos um tipo a desenvolver uma estação para ferros de indução por RF (?Weller?, googlem que agora estou limitado), que respeitava o preceito acima.

Tocaste numa boa questão. Compensa as estações de soldar de indução?

A meu este trabalho so justifica se for para ter uma estação melhor e que nos encha as medidas.

O velho ferrinho cumpre na maioria dos casos.

Já usei uma Metcal e até ja namorei algumas no ebay mas a questão da alteração da temperatura é um ponto negativo.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #7 em: 21 de Agosto de 2015, 15:31 »
Qual é que é a vantagem?
Aquecer mais rápido?
Brinco diariamente com uma iCon de 80Watts e aquilo mete-se a 360ºC em 10 ou 15 segundos, não vejo necessidade para aquecer ainda mais rápido, e quando a capacidade de soldar tralhas com planos de massa, 90% dos problemas deve-se a usarem pontas cónicas de 1mm para dessoldar condensadores de boards de 6 ou 8 layers, os planos de massa dificultam a coisa, chisel de 4mm, uma gota de solda para aumentar área de contacto, voilá, saltou fora..
Avr fanboy

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #8 em: 21 de Agosto de 2015, 16:55 »
Eu trabalho com um RD 80, e queria comprar para mim um I-Con Pico, qual é o feedback que dás dela?

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #9 em: 21 de Agosto de 2015, 17:22 »
Não conhecia essa icon pico, o preço pareceu-me interessante, ainda mais sendo da ERSA.
Tenho uma estação chinoca que estou a ver quando da o pifo e em vez de voltar a meter um ferro novo ( já levou 2 mas já tem uns anitos), gostava de a trocar por uma com melhores performances, e essa está interessante para os preços que vi online assim por alto.
Também gostava de ter mais feedback dela, da qualidade das pontas e se conhecem mais estações semelhantes em termos de qualidade/preço.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #10 em: 21 de Agosto de 2015, 17:30 »
Não é uma iCon Pico, mas desses tambem já usei, são ferros bastante bons, e pequenos, usar aquilo e voltar a pegar no meu jbc parece que estou a passar de um bisturi para um motoserra em termos de peso e manuseamento.
A que uso:
http://www.kurtzersa.com/electronics-production-equipment/soldering-tools-accessories/soldering-desoldering-stations/produkt-details/i-con-1-2.html
Tem é um preço um bocado deprimente.
Avr fanboy

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #11 em: 21 de Agosto de 2015, 17:36 »
Pelo que já vi, no meu entender esta é a mais vantajosa! Para teres ideia ela no passado natal esteve a 119€, e fui burro em não aproveitar :|

Tens a Hakko qualquer coisa com ESD free, que fica mais ou menos o mesmo preço, mas agora com o dollar alto é para esquecer.

Depois à as marcas Chinocas que prefiro não optar.

Para mim estações é Hakko, Ersa, Weller, JBC e Metcal... o resto desenrasca.

Senso essa é mesmo valente o preço é que já não é tão fixe aqui na tuga.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #12 em: 21 de Agosto de 2015, 19:51 »
em meio offtopic:

mas n vos estranha o facto de os ferros serem sempre mto compridos? porque nao ha ferros com as pontas mais curtas e assim nao parecer que estamos a manusear uma cana de pesca? é que qq tremelico na mao, sao logo cm's de deslocaçao na ponta do ferro :P

nao entendo porque fazem-nos com a pega tao atrás..acho que conseguia-se fazer uma pega mais proxima da ponta, nem que garantissem melhor isolamento,pra nao nos queimarmos e pra evitar tb mais gastos de energia devido à dissipaçao do calor.

É que ninguem escreve com um lapis assim pois nao?  ;D


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #13 em: 21 de Agosto de 2015, 20:03 »
Os iCon normal e o Pico são assim, tens 3-4cm entre a ponta do ferro e os dedos, comparado com aquilo, tudo é calhamaço.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Estação de soldadura "caseira"
« Responder #14 em: 21 de Agosto de 2015, 22:28 »
Ha varios tipos.
Mas sim, a maior parte 'e "estranha", mas o q penso 'e que este material geralmente 'e usado para linhas de producao.
.. e em linhas de producao, nao estao a soldar SMDs com ferros.. antes soldam algum pino ou connector (que nao foi `a onda).
Dito isto, 'e preciso notar que geralmente as placas sao grandes e o apoio esta afastado, logo da jeito ter esse ferro comprido.. e a soldadura 'e facil porque sao pontos grandes.

edit: e e' isso e o tamanho dos cabos. comprei um ferro bom (do meu ponto de vista da minha qualidade), mas o cabo 'e grosso e nao da jeito nenhum usar :/