collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Caixa - Baterias Lítio  (Lida 9326 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Caixa - Baterias Lítio
« em: 09 de Setembro de 2017, 08:46 »
Como costumam guardar baterias de Lítio? Tenho aqui umas quantas que vou tirando das baterias de portáteis, e mais umas células de Drone.

Neste momento a maior parte estão carregadas e  tenho-as guardadas dentro de uma caixa de plástico (resistente). A longo prazo (para além de não puderem estar com a carga máxima) onde é mais seguro guardá-las?

Estava a pensar em substituir a caixa de plástico por uma de metal? Como guardam as vossaS?

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #1 em: 09 de Setembro de 2017, 09:18 »
Eu tenho as minhas dentro de um saco "lipo-safe" comprado ao mesmo tempo que as células. Basicamente é um saco de material ignifugo bastante resistente, no meu caso são só meia dúzia de células individuais pelo que a "carga explosiva" acumulada não é grande, provavelmente se o número de baterias for elevado deverá ser usada outra solução.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #2 em: 09 de Setembro de 2017, 09:24 »
Eu tenho as minhas dentro de um saco "lipo-safe" comprado ao mesmo tempo que as células. Basicamente é um saco de material ignifugo bastante resistente, no meu caso são só meia dúzia de células individuais pelo que a "carga explosiva" acumulada não é grande, provavelmente se o número de baterias for elevado deverá ser usada outra solução.

 um desses sacos para cada bateria e uma caixa estanque de material nao perecivel e suficientemente resistente ao peso para as guardar todas. ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #3 em: 09 de Setembro de 2017, 10:06 »
As li-po são meio manhosas e justifica-se essas precauções, mais se forem de R/C que são sujeitas a muitos abusos.

Para 18650 de portáteis parece-me já um bocado exagerado. As mesmas tem mecanismos de ventilação em caso de sobrepressão, e não me lembro de ver histórias de falhas catastróficas das mesmas. Convém guardar de forma a que se evitem curto-circuito entre as mesmas, e ficarem longe de material inflamável caso o azar venha a acontecer, mas não é preciso construir um paiol para as mesmas. As minhas estão numa prateleira junto às eneloop e às lanternas em que são mais usadas, sem nenhuma precaução especial.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #4 em: 09 de Setembro de 2017, 20:24 »
essa lipo-safe sao apenas "seguras" no sentido de conter a propagação das faiscas/fogo, caso alguma faça algumas faísca ou rebente, certo?
Não são estanques à humidade e à agua pois nao?

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #5 em: 09 de Setembro de 2017, 21:18 »
A melhor forma que conheço de guardar células de bateria é esta:



Estas caixas são muito 'pro' mas eu procuraria tubo de electricidade (VD) um pouco mais largo que a célula, cortaria com mais uns milímetros que o comprimento da célula, em função da quantidade de células que tiver para guardar procuraria uma caixa tipo tuperware (ou mais baratex-chinesoico), cortaria os canudos de plástico em quantidade suficiente para preencher a caixa (colmatando a folga que sobrar com uma folha de esponja), e enfiaria as células dentro dos canudos.

Se os canudos mais a esponja preencherem a totalidade do espaço, os canudos não tombam e as células permanecem sossegadas.

E é assim que eu guardo as minhas? Não. É ainda mais tosco, pouco transportável e se a caixa cair é capaz de dar salgalhada. Quando lá conseguir chegar mando uma foto.


Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #6 em: 09 de Setembro de 2017, 22:27 »
Uma pergunta de quem não percebe muito de baterias....
O problema de elas serem guardadas ao calhas é o perigo de faíscas e/ou derrames. Certo?

Obrigado

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #7 em: 09 de Setembro de 2017, 22:33 »
Com baterias de lítio é mais curtos e consequente explosão.
Não gostam nada de curtos, podem danificar-se internamente e nesse caso entram numa deriva térmica que acaba com elas a arder de forma violenta.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #8 em: 10 de Setembro de 2017, 09:54 »
Gosto da ideia do tubo eléctrico.
Provavelmente acrescentaria uma espuma não condutora na base da caixa.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #9 em: 11 de Setembro de 2017, 07:52 »
(...) As minhas estão numa prateleira junto às eneloop e às lanternas em que são mais usadas, sem nenhuma precaução especial.

Uma curiosidade, estava a pensar comprar uma lanterna para usar com as 18650, como estas baterias são sensíveis a baixa voltagem, a lanterna deixa de funcionar a um valor de carga seguro para a bateria ou esgota-a completamente?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #10 em: 11 de Setembro de 2017, 08:10 »
Depende de cada lanterna. Algumas param ou até avisam (piscam), outras esgotam até ao fim e convém usar pilhas protegidas.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #11 em: 31 de Maio de 2023, 20:13 »
Desculpem por 'desenterrar' este tópido mas o assunto é o mesmo :)

No seguimento de um projecto há uns meses (https://lusorobotica.com/index.php?topic=9978.0) deparei-me com dezenas de células 18650 que tenho guardadas e, mesmo não sendo muito perigoso, tenho receio.

O objetivo era usá-las em projetos, fazer baterias 4/8/12V mas acabei por não as usar, ou melhor, as 2 baterias que fiz de 12V não deram em nada porque as BMS não gostam deste tipo de células (de portateis e\ou trotinetes), e o resultado foi nulo.

De ano a ano tenho vindo a controlar a carga, tenho muitas células individuais e uns 10/15 packs de 2 células em paralelo. Mantenho tudo nos 3.8-4V. Começo no entanto a pensar que não preciso de tantas, para a lanterna umas 10 já são de mais..

Pergunta: Onde é que podemos descartar estas coisas? Será que os bombeiros da zona sabem indicar algum local (devem saber não sei)?

Em todo o caso, fico sempre com pena quando penso em descartar isto tudo, mas na realidade não tenho um uso para lhes dar, mas estão todas boas  :-\

Tenho guardado a maior parte numa caixa de metal, mas tenho outras cá fora, não sei se tente arranjar uma caixa mais forte e maior de metal ou desfazer-me disto tudo.. alguma sugestão ?  ::)







Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #12 em: 02 de Junho de 2023, 08:13 »
Testaste a capacidade?
Pilhas usadas tanto apanho boas com >2Ah, como praticamente mortas , e não convém misturar ao fazer packs (independentemente de se são da mesma marca e modelo).
S
Para te ligares delas recomendo vender aqui pelo preço dos portes :)

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #13 em: 19 de Junho de 2023, 18:50 »
Existem os pilhões, costumam ser recipientes vermelhos junto a alguns ecopontos e nos hipers (lidls, continente, também nos Akis/Leroy) costumam ter colectores de pilhas...mas é como diz o jm_araujo, descarta as más ou menos boas/seguras de utilizar e tenta doar algumas dessas pilhas ao pessoal que esteja interessado.

Dá para saber, identificar quais dessas pilhas 18650 possuem circuito interno de proteção contra descarga?
E qcomo testar para identificar a capacidade útil vs a capacidade de fabrico da pilha, já que elas estão despidas dessa informação do fabricante no involucro?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Caixa - Baterias Lítio
« Responder #14 em: 20 de Junho de 2023, 12:05 »
Podes verificar a saúde de cada pilha, medindo a tensão actual, mesmo descarregada.
Se tiver menos de 3V é muito provável que já não esteja boa.
Medir a sua capacidade já é outra história e há aparelhos para isso.

As 18650 não têm de protecção alguma de carga ou descarga, a única protecção que têm é uma PTC no positivo que "impede" o aquecimento em descargas excessivas.