collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Osciloscópio  (Lida 15392 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Osciloscópio
« Responder #15 em: 20 de Outubro de 2012, 15:49 »
Só se esse "estrangeiro" for fora da União Europeia (a Batronix não é).

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Osciloscópio
« Responder #16 em: 20 de Outubro de 2012, 16:25 »
Hmm, o meu pai disse mesmo que as empresas não pagam IVA...
Neste tópico falam disso:
http://forum.autohoje.com/off-topic/16186-compras-no-estrangeiro-iva.html

E realmente quando fui simular a compra na batronix pediram o NIF caso se tratasse de uma empresa...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Osciloscópio
« Responder #17 em: 20 de Outubro de 2012, 16:38 »
Os sujeitos passivos de IVA em qualquer país da UE podem não pagar o IVA em compras que efectuem noutro país da UE, se estiverem registados como podendo efectuar transações intra-comunitárias (não se paga nada por fazer isto, é só ir às Finanças e mudar esse campo na ficha de actividade). No entanto, caso optem por não pagar IVA no país de origem, têm que o pagar no próprio país. O IVA alemão é mais baixo que o IVA português.

Agora, se fores sujeito passivo de IVA (empresas, ou empresários em nome individual que estejam no regime de IVA) podes ainda assim ter vantagem em pagar cá o IVA, se essa compra for apresentada como gasto com a tua actividade, "descontando" isso no IVA que recebes dos clientes e que tens que dar ao Estado. Se o teu pai é empresário em nome individual e puder justificar essa compra no contexto da sua actividade, força.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Osciloscópio
« Responder #18 em: 20 de Outubro de 2012, 16:43 »
Hmm, acho que percebi.
Então sendo assim vou aproveitar e peço ao meu pai para comprar pela empresa...

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Osciloscópio
« Responder #19 em: 21 de Outubro de 2012, 00:59 »
NJay se uma empresa/empresário decidir pagar o IVA do país de origem (UE) funciona como se de uma transação empresa->particular se tratasse podendo haver mais encargos na alfandega?
Parece fazer lógica, senão a opção "pagar no país de origem" seria sempre mais viável penso eu.
Por outro lado, sendo empresa/empresário e pagando o IVA cá (sendo o país de origem dentro da UE), ao passar na alfândega não se paga nada mais do que o IVA certo? Ao contrário de transações empresa->particular em que a partir de certa quantia além do IVA pagam-se outras "taxas aduaneiras".

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Osciloscópio
« Responder #20 em: 21 de Outubro de 2012, 01:34 »
Quando mencionei "país de origem" referia-me ao país do vendedor do produto.

Dentro da UE não há alfandegas ao barulho.

O IVA é um imposto que só se aplica aos clientes finais que residem nos países onde o IVA se aplica. Qualquer coisa comprada por um cliente final tem que levar IVA; o vendedor entrega o valor do IVA na totalidade ao Estado. Mas então porque é que uma empresa quando compra algo a outra, paga à mesma o IVA (à outra empresa)? É uma forma de evitar fuga ao imposto. Esse IVA que uma empresa paga a outra, é descontado do IVA que a empresa recebe dos clientes, daquilo que vende. Então a empresa que compra precisa da factura para comprovar esse valor, e exige-o à empresa que vende. Quando chega a a hora de apresentar as contas do IVA ao Estado (que pode ser mensalmente ou de 3 em 3 meses, conforme a dimensão da empresa), a empresa apresenta o total do IVA que recebeu de clientes e o total de IVA que pagou por produtos/serviços a outras empresas. O valor que a empresa tem que dar ao Estado é a diferença dos 2, ou seja, o IVA recebido de clientes menos o IVA pago a outras empresas, "anulando-se" assim o pagamento de IVA a outras empresas. Deu para entender?

As transações intra-comunitárias são uma "extensão" das regras acima à UE. Só que como os países são diferentes (cada empresa apresenta contas apenas no seu próprio país) e taxas de IVA diferentes, em vez de a empresa que compra pagar o IVA à empresa que vende, não há pagamentos de IVA. Contudo, ambas as empresas têm que declarar essas transacções; no caso da empresa que compra, ela terá que pagar o IVA no próprio país (acaba por ser como se tivesse comprado a uma empresa do próprio país, em que teria que pagar o IVA) e a que vende não faz mais nada, não dá ao seu Estado nada relativo a essa transacção porque também não recebeu nela nenhum IVA.

Quando uma empresa compra fora da UE (ou seja, *importa*) acho que não há regras diferentes para clientes finais ou empresas na alfandega. A empresa paga o IVA na alfandega, mas depois apresenta esse valor ao Estado como IVA pago e esse IVA vai descontar no valor total de IVA a dar ao Estado.
O que há é que a partir de certas quantidades (se não estou em erro, cerca de 1000€) e frequência de encomendas, há obrigação de preencher uma papelada extra, e a empresa tem que estar registada como fazendo "importação".

No caso de empresa residente na UE, é possível não cobrar IVA a um cliente final se ela se encontrar fora da UE, e é considerado exportação (empresa tem que estar registada como fazendo exportação). Ainda não consegui perceber do código do IVA se é possível a um vendedor pequeno fazer isto de uma forma mais expedita, porque as regras do código do IVA àcerca disto são "chatas": é preciso que o comprador passe uma declaração ao vendedor dizendo que o produto é para exclusivo uso pessoal. Nunca entendi se há maneira mais fácil de fazer isto mesmo já tendo ligado para o apoio da Finanças várias vezes. Isto é vantajoso porque, por exemplo, isto permitia vender cenas para fora da UE (por exemplo para os EUA, Canadá, Brasil, China, etc) sem cobrar-lhes IVA, baixando assim imenso os nossos preços.

Pelo que percebi do código do IVA e pelo que me disseram na linha de apoio das Finanças, não há nenhuma obrigação extra por estarmos registados como fazendo importação/exportação. No entanto, admito que não tenho grande confiança na malta que lá está a responder. Também já consultei um contabilista, e percebi que ele sabia menos que eu; parece-me que em geral estão habituados a uma certa maneira de trabalhar e a fazer sempre o mesmo tipo de coisas. Concluí que teria que pagar bem e ir a um que percebesse de importação/exportação em alguma grande empresa de contabilidade.

Para finalizar, quero ainda dizer que, apesar de eu estar sempre a referir "empresa", na verdade foi só para simplificar. A expressão correcta seria "sujeito passivo de IVA", e sujeitos passivos de IVA podem ser empresas ou empresários em nome individual (categoria B mas no regime de IVA).

Ufa, que grande Tratado :). Depois posso dar uns exemplos se quiserem. Agora vou mas é dormir.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2012, 01:43 por Njay »

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Osciloscópio
« Responder #21 em: 26 de Outubro de 2012, 15:20 »
Lá vou eu desenterrar o tópico de novo  :P
O meu pai enviou-me um email a dizer que já fez encomenda do Rigol DS1052E em nome da empresa e não pagou IVA, nem os 19% do país de onde vem, nem os 23% de cá...
Colocou o NIF da empresa e o valor do IVA foi automaticamente descontado (se calhar é por isto que os valores apresentados são sem IVA).

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Osciloscópio
« Responder #22 em: 15 de Novembro de 2012, 21:49 »
Boas :)

Depois de muito experimentar o osciloscópio reparei que ao contrário do multímetro que mede a diferença de potêncial entre 2 pontos, o osciloscópio não o faz, pelo menos em algumas situações...

Alguém me pode explicar o porquê de quando ligo a ponta de prova a 3V por exemplo e o crocodilo do ground a 5V não me aparece um sinal com -2V? Isto era o esperado com o multímetro... Esperava que com o osciloscópio fosse igual... Tinha 2 ondas quadradas com 50Hz de frequência, mas quando uma delas estava a 1, a outra estava a 0 e vice versa. Pensava vir a obter uma onda AC, mas obtive uma DC, variando entre 0 e 1 com a mesma frequência das 2 ondas quadradas...

Liguei o ground da ponta a uma das ondas e a ponta de prova à outra onda...

Alguém me explica o porquê disto?  :(

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Osciloscópio
« Responder #23 em: 15 de Novembro de 2012, 21:56 »
Porque a massa do osciloscópio(o crocodilo) está ligado ao terminal de terra das tomadas e um osciloscópio deve SEMPRE estar ligado a uma tomada com ligação terra, porque um osciloscópio não é para estar a flutuar em relação aos 230vAC, e cuidado com isso de ligar voltagens á sorte no terminal de massa das pontas de prova porque podes rebentar com o osciloscópio.

E não esquecer, osciloscópio sempre com ligação á terra, se não a tua massa assim como os terminais BNC, e tudo o que seja metálico poderá e irá estar com um potencial relativo á terra que pode variar entre poucos e uns milhares de volts, logo nada de brincar com essas coisas.
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Osciloscópio
« Responder #24 em: 15 de Novembro de 2012, 22:05 »
Percebi...
Encontrei este vídeo no youtube:


Penso que ele está a falar precisamente sobre isto certo? No minuto 3 ele usa uma opção qualquer para medir a diferença de tensão entre as 2 pontas certo? Não encontro isso no meu osciloscópio  :( Não tem essa função ou não sou eu que estou a encontrar? Se me puderem ajudar  :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Osciloscópio
« Responder #25 em: 15 de Novembro de 2012, 22:13 »
Para uma ponta de prova diferencial, ligas os crocodilos das duas pontas de prova, e depois usas a mola de cada ponta para ligar num sitio que queres, depois em Math fazes canal A - Canal B, basicamente ficas com uma ponta diferencial, mas cuidado com as voltagens que vais andar a medir com isso, o Rigol supostamente pode levar com 300V RMS nas entradas, mas..
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Osciloscópio
« Responder #26 em: 15 de Novembro de 2012, 22:24 »
Já consegui, obrigado :)

Não vou medir tensões muito grandes, é mais por curiosidade  :P