collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Hoje às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: [Tutorial] Faz a tua própria PCB  (Lida 203919 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #105 em: 01 de Agosto de 2010, 22:23 »
ja aqui estão...
na primeira foto são as minhas tentativas iniciais, a primeira e terceira para me vingar da placa deixei a noite/tarde inteira no percloreto de ferro  :P
a segunda placa ficou a metade pois demorei muito a passar a placa por agua depois de revelada pela soda caustica (hidróxido de sódio), safando-se metade pois acabei de limpar com o dedo enquanto a pegava...
a final esta com o jack do lado oposto pois ao desenhar a placa desenhei no layer "top" e nao "button", ao imprimir fiz mirror e acabei por fazer asneira  ;D

http://frederico.osmtts.com/projectos/Picaxe.program/

ja agora este circuito é uma adaptação para programar picaxe, isto é util quando se tem o pic numa breadboard mete-se uma linha no serial in, outra no serial out e ground como a picaxe requer, por fim liga-se o cabo e ja nao é necessario usar sempre as resistencias na breadboard...
« Última modificação: 01 de Agosto de 2010, 22:28 por fre_deri_co »
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #106 em: 04 de Agosto de 2010, 00:57 »
O que é que voces usam para furar a pcb para soldar os componentes?

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #107 em: 04 de Agosto de 2010, 01:20 »
broca de 1mm com a dremmel...e as vezes uso de 0.7mm :)

Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #108 em: 04 de Agosto de 2010, 01:22 »
Isso ha em qualquer loja de bricolage?

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #109 em: 04 de Agosto de 2010, 01:23 »
depende da loja, mas podes ir ao site da dremel (só com um M) procurar por fornecedores na tua zona.. eles têm um mapa com isso.. :)

Offline PedroBorga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #110 em: 04 de Agosto de 2010, 01:30 »
Boas. Ontem fiz, ou melhor, tentei fazer a primeira pcb.
Usei este método (com a diferença de usar uma lâmpada "normal" tal como descrito neste video: uma vez que não tinha nenhuma UV), com o soda cáustica, ácido muriático e água oxigenada, mas.... Correu muito mal.loool Ao ponto de não se notar nada.lool
Foi um desespero   :-\
Amanhã testarei novamente. É que não sei onde falhou. Quando coloquei na 1ª solução até apareceram as pistas (muito ao de leve e tal), mas depois... NADA... lol que fracasso.lol
Colecção de Chávenas de Café - www.chavenasdopedro.pt.vu

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #111 em: 04 de Agosto de 2010, 01:50 »
não falhaste nenhum passo? o tempo de exposição foi o que ele recomenda? a placa é igual à dele?

Offline PedroBorga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #112 em: 04 de Agosto de 2010, 01:57 »
não falhaste nenhum passo? o tempo de exposição foi o que ele recomenda? a placa é igual à dele?
A placa é esta: http://81.134.141.187/epages/Store.storefront/?ObjectPath=/Shops/Store.TechSupplies/Products/PCB020
Acho que não falhei passo nenhum, mas amanhã farei tudo com um cuidado redobrado. Até porque detectei uma falha, imprimi 2x a placa em papel de acetato, mas nenhuma em mirror, o que fez com  que a tinta "colasse" à placa... E depois na 1ª solução havia "tinta" a boiar, porque tinha ficado em contacto directo com a placa.

Quanto ao tempo de exposição, sim, foi o recomendado, até um pouquinho mais.
Colecção de Chávenas de Café - www.chavenasdopedro.pt.vu

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #113 em: 04 de Agosto de 2010, 08:41 »
Boas PedroBorga.. Culpa da placa nao sei se é, mas nao sei precisar pois ainda nao tive possibilidades de mandar vir....
quanto a onde falhas-te desconfio que foi nos primeiros dois passos...
tipo na parte de foto sensibilização tempo a mais penso que nunca seja problema por exemplo este primeiro passo uso exactamente o metodo deste topico, so que em vez de 10min deixo 15min. com dois acetatos (ou dois bocados de acetato) com o mesmo desenho sobreposto bem colado com fita cola nas bordas.... este primeiro passo é muito importante para que o próximo consiga separar as pistas.
no passo da soda caustica nao fiz como recomenda o topico pois tenho quase certeza que se enganaram nos numeros, ele indica uma colher de cafe por 40ml enquanto que a melhor solução que fiz com melhores resultados dois de +/-2g de soda por cerca de 35cl. o objectivo deste passo é que se revele exactamente as pistas mas nunca ficando claras, todo o resto é que devera sair mostrando o cobre, caso as pistas clareiem ou se apaguem no passo seguinte (segundo percloreto de ferro o que eu uso, mas acido clorídrico nao devera ser muito diferente) sera remover, corroendo todo o cobre exposto, ou seja as pistas ainda marcadas seram protegidas para que estas fiquem...
caso tenhas mais alguma duvida nao sou nenhum pro como obvio (simplesmente ainda so revelei uma ate hoje :-[) mas sempre posso fazer um videozito ou uma fotos a tentar ajudar o mais que poder... 
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline PedroBorga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #114 em: 04 de Agosto de 2010, 13:12 »
Boas PedroBorga.. Culpa da placa nao sei se é, mas nao sei precisar pois ainda nao tive possibilidades de mandar vir....
quanto a onde falhas-te desconfio que foi nos primeiros dois passos...
tipo na parte de foto sensibilização tempo a mais penso que nunca seja problema por exemplo este primeiro passo uso exactamente o metodo deste topico, so que em vez de 10min deixo 15min. com dois acetatos (ou dois bocados de acetato) com o mesmo desenho sobreposto bem colado com fita cola nas bordas.... este primeiro passo é muito importante para que o próximo consiga separar as pistas.
no passo da soda caustica nao fiz como recomenda o topico pois tenho quase certeza que se enganaram nos numeros, ele indica uma colher de cafe por 40ml enquanto que a melhor solução que fiz com melhores resultados dois de +/-2g de soda por cerca de 35cl. o objectivo deste passo é que se revele exactamente as pistas mas nunca ficando claras, todo o resto é que devera sair mostrando o cobre, caso as pistas clareiem ou se apaguem no passo seguinte (segundo percloreto de ferro o que eu uso, mas acido clorídrico nao devera ser muito diferente) sera remover, corroendo todo o cobre exposto, ou seja as pistas ainda marcadas seram protegidas para que estas fiquem...
caso tenhas mais alguma duvida nao sou nenhum pro como obvio (simplesmente ainda so revelei uma ate hoje :-[) mas sempre posso fazer um videozito ou uma fotos a tentar ajudar o mais que poder...

Boas.
De facto não sei mesmo onde errei, mas hoje verei isso.
O tempo de exposição também acho que não peca por ser mais.
Quanto à soda cáustica vou usar as tuas medidas para testar. Deixas quanto tempo nesta solução?

Daqui a bocado já testo e digo alguma coisa.
Abraço e obrigado.
Colecção de Chávenas de Café - www.chavenasdopedro.pt.vu

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #115 em: 04 de Agosto de 2010, 13:19 »
nao chega a tar mais de 10 seg... tipo, mergulhas na soda e vais mexendo o recipiente, uma vez que a solução é translucida permite-te ir vendo a revelar as pistas ... assim que o excedente estiver praticamente todo saido (se faltar um pouquinho nao tem problema) tiras passando logo por agua limpa..

sempre que precisares se poder ajudar esta a vontade!!!
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline PedroBorga

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #116 em: 04 de Agosto de 2010, 15:50 »
nao chega a tar mais de 10 seg... tipo, mergulhas na soda e vais mexendo o recipiente, uma vez que a solução é translucida permite-te ir vendo a revelar as pistas ... assim que o excedente estiver praticamente todo saido (se faltar um pouquinho nao tem problema) tiras passando logo por agua limpa..

sempre que precisares se poder ajudar esta a vontade!!!
Bem, já testei novamente. Falhanço total!!
Usei as tuas medidas (as tais 2g) e nada.
Coloquei à luz (como disse com lâmpada normal) durante uns 20min.
Fiz a 1ª solução com as +-2g e coloquei apenas uns 10seg. Notaram-se as pistas (um tom avermelhado que ficou mais claro depois).
Passei por água.
Passei pela 2ª solução, onde o cobre desapareceu todo... (em cerca de 3minutitos a agitar)... E nem uma pistazinha para alegrar.lol

Sugestões pessoal??
É que isto já me tá a chatear... :s
Colecção de Chávenas de Café - www.chavenasdopedro.pt.vu

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #117 em: 04 de Agosto de 2010, 15:54 »
Parece que ficou esposto tempo a mais.

Experimenta fazer varias tiras com exposições diferentes, há, e faz num quarto escuro pk o sol tem UV em monte.

tipo deixas uma tira de 1cm destapada, o resto tapas com um papel preto, ou cartolina, depois de 1 minuto moves a cartolina 1cm, ficando assim 2cm destapados, depois os primeiros 1cm serão os espostos por mais tempo, e o último por menos(se tiveres 10cm de PCB a primeira tira será exposta 10 minutos, e a última 1), a melhor irá ser á volta dos 5 - 6 minutos.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #118 em: 04 de Agosto de 2010, 16:01 »
andes de passar para a segunda solução as pistas estavam intactas?!
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline naf18

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #119 em: 04 de Agosto de 2010, 18:03 »
Eu acho que o problema é na ultima solução deves ter talvez o acido demasiado concentrado. Experimenta diluir isso um pouco.