collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Set de abrir roscas  (Lida 14479 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Set de abrir roscas
« em: 06 de Agosto de 2016, 15:52 »
Encontrei finalmente um conjunto de abrir roscas, com qualidade decente e por um preço decente, no Aldi da Beloura. O material tem mto bom aspecto, sem rebarbas, direitinho, impecável. Até tem especificações e manual de instruções, coisa que nunca tinha visto numa cena destas. Tem um estojo metálico e peças para métrico e imperial. 19,90€. Só pa duros, eheheh.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2016, 16:02 por Njay »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Set de abrir roscas
« Responder #1 em: 06 de Agosto de 2016, 16:10 »
Um bom achado, fartei-me de andar à procura quando precisei e acabei por pagar mais do dobro dessas (apenas métricas).

Desconheço a marca mas parecem ter bom aspecto pelas fotos, instruções em português, agora já não tens desculpa para não as ler  ;D
Tens 2 acessórios, são para quê, um deles parece que serve para medir os passos da rosca, o outro uma bucha talvez?!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Set de abrir roscas
« Responder #2 em: 06 de Agosto de 2016, 16:17 »
Sim, um é pa medir "passos de rosca" e o outro é uma cena destas (a pega tá desmontada)


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Set de abrir roscas
« Responder #3 em: 06 de Agosto de 2016, 17:51 »
Para comparação, tenho este set que comprei por quase o mesmo preço, mas é tão mau que nunca cheguei a dar-lhe uso. Antes ainda tinha comprado um outro no Leroy (tb por 19,90€), mas ainda era pior e devolvi.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Set de abrir roscas
« Responder #4 em: 06 de Agosto de 2016, 18:48 »
Essas de refugo estão horríveis... a construção é mesmo péssima e duvido que cortem seja o que for.
As Duro é esperar que o metal seja bom e com o tratamento adequado se aguentem, pela comparação estão impecáveis, pelos menos nos acabamentos.  :)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Set de abrir roscas
« Responder #5 em: 06 de Agosto de 2016, 18:53 »
..a tal bucha é pra se poder abrir roscas com os machos em espaços confinados onde o suporte convencional dos machos ocupa muito espaço diametral.. eu muitas vezes prefiro usar uma aparafusadora/ou berbequim sem fios e com controlo de torque pra abrir roscas :P

Njay: compraste outro set de abrir roscas qdo ja tinha um que mal davas uso dele?! lol ..na vez de comprar sets, era melhor comprar os machos individualmente, pras roscas que usas ou pensas usar mais e pronto, fazer a colecção com os machos/caçonetes que mais se usa ou precisa..

Não querendo falar mal do teu set, tb só reparei bem agora na foto em mais pormenor, mas um bom set de abrir roscas deve conter sempre 3 conjuntos de machos para a mesma rosca.. o teu conjunto, se falas em dois tipos de roscas metrico e imperial, entao tem apenas um macho por cada tipo de rosca?! eu nao comprava um set assim... :/ (ok esquece, sao 7 roscas e 14 machos, nao tinha visto os outros do meio :P)

Uma boa dica pra abrir boas roscas e fazer os machos durarem muito: "Lubrificar os machos e parar meia volta antes de partir!"  ;D

Ja agora, que truques vcs usam pra remover um macho partido durante uma abertura de rosca femea?
« Última modificação: 06 de Agosto de 2016, 19:01 por Hugu »

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Set de abrir roscas
« Responder #6 em: 06 de Agosto de 2016, 23:26 »
Se for um furo cego é bastante complicado de remover sem fazer muita ginástica.

Em tempos a milha solução preferida foi substituir aquela porção da peça por um parafuso e abrir o furo roscado no núcleo desse mesmo parafuso. Resulta bem mas tem o seu quê de skill. É preciso preparar a peça para receber o parafuso maior, chanfrar tudo para soldar o parafuso e depois abrir o novo furo.

É verdade que para abrir a rosca em condições são necessários 3 machos. Desandadores manuais já não uso nem peço para usar há bastante tempo. E não se esqueçam que WD40 não é lubrificante  8)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Set de abrir roscas
« Responder #7 em: 07 de Agosto de 2016, 02:44 »
Em tempos a milha solução preferida foi substituir aquela porção da peça por um parafuso e abrir o furo roscado no núcleo desse mesmo parafuso. Resulta bem mas tem o seu quê de skill. É preciso preparar a peça para receber o parafuso maior, chanfrar tudo para soldar o parafuso e depois abrir o novo furo.
abrir rosca dentro do parafuso?! Não entendeste ou entao nao entendi a tua solução para a remoção do macho partido.. ???

p.s.: segundo a descrição do WD-40 é tb um lubrificante. Eu por acaso prefiro usar lubrificantes mais espessos, mas quando nao ha por perto outro é o que estiver mais à mao..às vezes a seco, tb se consegue, mas o risco de partir os machos é maior (claro que ha metais que "colam" mais que outros e onde abrir roscas é mais complicado que abrir furos) :P

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Set de abrir roscas
« Responder #8 em: 07 de Agosto de 2016, 16:11 »
Os gajos dizem que o aço é um 9SiCr. Andei a ver por aí, é de origem chinesa :) mas similar a um alemão, tem specs standard, e tem características para uso em ferramenta de corte a baixa velocidade.
http://www.hstoolsteel.com/tool-steel/9sicr-steel-9xc-1-2108.html

Njay: compraste outro set de abrir roscas qdo ja tinha um que mal davas uso dele?! lol ..
Não leste bem o que eu escrevi.

Citação de: Hugu
na vez de comprar sets, era melhor comprar os machos individualmente, pras roscas que usas ou pensas usar mais e pronto, fazer a colecção com os machos/caçonetes que mais se usa ou precisa..
Tenho algumas dessas, inclusivé em "triplets" como referes mais abaixo. Mas não é preciso os 3 passos para todos os tipos de materiais. O set tb me dava jeito para as outras peças, os desandadores (é isto, certo?) e o medidor de passos de rosca, que não tinha.

Citação de: Hugu
Ja agora, que truques vcs usam pra remover um macho partido durante uma abertura de rosca femea?
Nunca parti um macho.... tb não abro assim tanta rosca e quando abro tenho muiiito cuidado e uso sempre lub :D (não, não é WD-40 :) )
« Última modificação: 07 de Agosto de 2016, 16:21 por Njay »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Set de abrir roscas
« Responder #9 em: 07 de Agosto de 2016, 19:00 »
Citar
Njay: compraste outro set de abrir roscas qdo ja tinha um que mal davas uso dele?! lol ..
Não leste bem o que eu escrevi.

Para comparação, tenho este set que comprei por quase o mesmo preço, mas é tão mau que nunca cheguei a dar-lhe uso. Antes ainda tinha comprado um outro no Leroy (tb por 19,90€), mas ainda era pior e devolvi.
n querendo entrar em picuinhices ou no tu cá tu lá, neste post falaste em 3 sets, uma que ja tinhas, outro do leroy e que devolveste e agora neste que compraste.. nao sei, às vezes leio meio na diagonal, mas desta frase é o português que compreendi..

Citar
Citação de: Hugu
na vez de comprar sets, era melhor comprar os machos individualmente, pras roscas que usas ou pensas usar mais e pronto, fazer a colecção com os machos/caçonetes que mais se usa ou precisa..
Tenho algumas dessas, inclusivé em "triplets" como referes mais abaixo. Mas não é preciso os 3 passos para todos os tipos de materiais.
tb nao disse que era preciso, ja abri muitas roscas com o ultimo macho ou até com o intermedio onde depois o parafuso fazia o resto do trabalho :P mas é como tudo, nao se trata de desleixo, mas à vezes é a necessidade urgente, e ferramentas para o fazer, e quando é assim, quanda a exigencia e qualidade nao é a prioridade, é como se costuma dizer, é o que tiver mais à mao..
Só falei que os bons sets normalmente veem completos, com os 3 sets de machos.
O medidor de roscas arranjava-te um por menos de 2€ ou no ebay por menos (n precisam ser de titânio) :P o desandador..se ja tinha um set, bastava continuar com o mesmo ou pedir a alguem, porque aposto que partem-se mais machos que desandadores, e ha muitas caixas-de-ferramentas que teem mais desandadores que machos lol

Citar
Citação de: Hugu
Ja agora, que truques vcs usam pra remover um macho partido durante uma abertura de rosca femea?
Nunca parti um macho.... tb não abro assim tanta rosca e quando abro tenho muiiito cuidado e uso sempre lub :D (não, não é WD-40 :) )
n perguntei a quem nunca tinha partido machos :P e quem nao os parte n quer dizer nada (é como dizer que nunca furamos um pneu de bicicleta, ou nunca se andou de bicicleta ou entao nunca teve a "sorte" de apanhar um prego/espinho pela frente :P)...é tão facil partir um macho quando se trabalha com pressa ou com falta de ferramentas ou de baixa qualidade, tb nunca parti um macho em minha casa, no trabalho ja parti alguns ..mas a minha média n deve andar acima dos 5%
Quanto ao truque eu costumo usar o mesmo truque quando é tb para tirar um parafuso partido..ou entao tapar(ou nao) e abrir ao lado! lol
(tb nunca usei o wd40 pra roscas..tb n se usa isso la..só o cheiro daquilo, nao é desagradavel de todo, mas é mto intenso pra mim :P)

Os gajos dizem que o aço é um 9SiCr. Andei a ver por aí, é de origem chinesa :) mas similar a um alemão, tem specs standard, e tem características para uso em ferramenta de corte a baixa velocidade.
http://www.hstoolsteel.com/tool-steel/9sicr-steel-9xc-1-2108.html
tens de comprar um analisador de espectrografia porque ha muita imitação chinoca de produtos de marca, ou entao começar a fazer uso deles para saber quantas roscas conseguem fazer! :)
« Última modificação: 07 de Agosto de 2016, 19:10 por Hugu »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Set de abrir roscas
« Responder #10 em: 07 de Agosto de 2016, 19:10 »
Por norma os conjuntos de 3 machos são para abrir roscas à mão, se forem machos para abrir à máquina existem machos simples que abrem a rosca numa só passagem caso sejam furos vazados.
A razão dos machos manuais serem em três passagens é para que o binário que é necessário aplicar ao macho seja menor.

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Set de abrir roscas
« Responder #11 em: 07 de Agosto de 2016, 19:25 »
Por norma os conjuntos de 3 machos são para abrir roscas à mão, se forem machos para abrir à máquina existem machos simples que abrem a rosca numa só passagem caso sejam furos vazados.
A razão dos machos manuais serem em três passagens é para que o binário que é necessário aplicar ao macho seja menor.

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk
ha até machos especiais que até abrem o proprio furo e fazem logo a rosca no mesmo movimento... quando é uma maquina, especial, para abrir roscas, porque tb se podem usar os tornos para fazer roscas ou mesmo em fresadoras.. é natural que existam machos especiais para se poder usar apenas uma ferramenta, porque é tempo que se perde a mudar de ferramenta e em processos capacitivos ou ciclos de maquina, onde as maquinas têm de cagar peças roscadas, está tudo programado para que haja ferramentas especiais com os tempos de produçao maximizados ao maximo. E sendo maquinas, tb existe controlo de binario para maximizar tb a durabilidade da ferramentas/machos.. Por isso ha muito tipo de ferramentas para abrir roscas e os ditos machos, serem entao mais virados para os processos electro/mecanicos ou manuais.
Assim como ha brocas e machos que teem canais interiores para fazer lubrificaçao e arrefecimento pelo interior.
(estava a ver se encontrava um dos tais machos que abre o furo ao mesmo tempo, mas agora n estou a encontrar nenhuma imagem no google, so pra mostrar)


Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Set de abrir roscas
« Responder #12 em: 07 de Agosto de 2016, 19:27 »
Quando falei à máquina era mesmo aparafusadora a bateria, tornos e fresadoras já é outra liga :)

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk


Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Set de abrir roscas
« Responder #13 em: 07 de Agosto de 2016, 21:24 »
Em tempos a milha solução preferida foi substituir aquela porção da peça por um parafuso e abrir o furo roscado no núcleo desse mesmo parafuso. Resulta bem mas tem o seu quê de skill. É preciso preparar a peça para receber o parafuso maior, chanfrar tudo para soldar o parafuso e depois abrir o novo furo.
abrir rosca dentro do parafuso?! Não entendeste ou entao nao entendi a tua solução para a remoção do macho partido.. ???

p.s.: segundo a descrição do WD-40 é tb um lubrificante. Eu por acaso prefiro usar lubrificantes mais espessos, mas quando nao ha por perto outro é o que estiver mais à mao..às vezes a seco, tb se consegue, mas o risco de partir os machos é maior (claro que ha metais que "colam" mais que outros e onde abrir roscas é mais complicado que abrir furos) :P

Não entendeste o que eu escrevi. Se voltares a ler com atenção irás perceber. No entanto a sua prática nao é aconselhável do ponto de vista mecânico.

Se o vosso problema é abrir roscas pesquisem por Taptite ;)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Set de abrir roscas
« Responder #14 em: 07 de Agosto de 2016, 21:40 »
Estavas a rir-te porque comprei um set quando já tinha um set que mal usava... mais uma vez, não leste bem o que escrevi. Mas é irrelevante, adiante.

Citar
Citação de: Hugu
na vez de comprar sets, era melhor comprar os machos individualmente, pras roscas que usas ou pensas usar mais e pronto, fazer a colecção com os machos/caçonetes que mais se usa ou precisa..
Tenho algumas dessas, inclusivé em "triplets" como referes mais abaixo. Mas não é preciso os 3 passos para todos os tipos de materiais.
tb nao disse que era preciso, ja abri muitas roscas com o ultimo macho ou até com o intermedio onde depois o parafuso fazia o resto do trabalho :P mas é como tudo, nao se trata de desleixo, mas à vezes é a necessidade urgente, e ferramentas para o fazer, e quando é assim, quanda a exigencia e qualidade nao é a prioridade, é como se costuma dizer, é o que tiver mais à mao..
Só falei que os bons sets normalmente veem completos, com os 3 sets de machos.
E eu só falei que não é preciso sempre os 3. Mas é irrelevante, adiante.

Citação de: Hugu
O medidor de roscas arranjava-te um por menos de 2€ ou no ebay por menos (n precisam ser de titânio) :P o desandador..se ja tinha um set, bastava continuar com o mesmo ou pedir a alguem, porque aposto que partem-se mais machos que desandadores, e ha muitas caixas-de-ferramentas que teem mais desandadores que machos lol
O outro set é mesmo mau, até os desandadores são uma treta. Pelo menos neste a qualidade é decente em todas as peças, e os caçonetes de ambos os set têm formatos diferentes. Ia dizer que não parto machos nem desandadores, mas não perguntaste :)

Citar
Citar
Nunca parti um macho.... tb não abro assim tanta rosca e quando abro tenho muiiito cuidado e uso sempre lub :D (não, não é WD-40 :) )
n perguntei a quem nunca tinha partido machos :P
Pronto, então a resposta é "nenhum". Agora já sei que quando fores tu a perguntar, se quiser responder tenho que dar uma resposta directa objectiva e concisa :)