collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Livro para um iniciante num mundo dos pic's  (Lida 4279 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Livro para um iniciante num mundo dos pic's
« em: 18 de Maio de 2017, 02:44 »
Olá a todos,

Estou a estudar microcontroladores, mais precisamente o pic16f690. Procuro um livro que me ajude a iniciar no mundo dos pic's. Que pelo que estou a ver é imenso  :P ::) Mas isso já desconfiava hehe

Perguntei ao meu professor sobre um livro e ele disse que não existe nenhum, pelo menos que conheça, que seja transversal. O que existe é livros especifico para cada pic. Ok, mas para já eu procuro um inicio, algo que me ajude com o básico. Depois no futuro vou aprofundando mais. Ele sugeriu este livro: https://www.lidel.pt/pt/catalogo/engenharia-ciencias-da-terra/eletronica-eletrotecnia/programacao-de-microcontroladores/

Já conhecem? Aconselham outro?
Obrigado

[UPDATE]
Também sugeriu documentação sobre o pic 8051, por ser um pic muito utilizado. O que sugerem ler sobre este pic?
« Última modificação: 18 de Maio de 2017, 02:48 por edeweld »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Livro para um iniciante num mundo dos pic's
« Responder #1 em: 18 de Maio de 2017, 03:08 »
8051 é tudo menos um PIC....

Não tens livros sobre um micro em específico..
Quanto muito, aprendes a programar em C e o resto é definições de registos específicos a cada chip.

Se já andas de volta de um Arduino, pensa em usar o mesmo, é exactamente o mesmo que um pic, e dada a tua imensa falta de conhecimentos e falta de vontade em focares a tua atenção num assunto só em vez de andar sempre aos saltinhos e acabares por não aprenderes nada, perde tempo com Arduino, tem N bibliotecas em cima para te abstraires por enquanto do hardware, porque pelo andar da coisa se pensas em ler um livro sobre um PIC vais perder a vontade no primeiro parágrafo..
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Livro para um iniciante num mundo dos pic's
« Responder #2 em: 18 de Maio de 2017, 10:52 »
Os melhores livros e que eu ja li, são as datasheets e as "Family reference" (referencia sobre a familia dos MCUs, etc)
São PDFs que podem ter mais de 600 páginas e explicam tudo e muito bem sobre o microcontrolador.

A Microchip é boa na documentação.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Livro para um iniciante num mundo dos pic's
« Responder #3 em: 18 de Maio de 2017, 11:25 »
Além que não faltam recursos na net sobre PICs, mesmo tendo ficado em segundo plano com Arduinos e família.

A primeira comunidade online que me juntei foi a piclist, não sei a certo a data mas por volta de 2000, uma mailing list dedicada às pics e ainda há os arquivos com carradas de informação (segundo o site atual 3GB). Apareciam ideias e soluções notáveis (que hoje davam  certamente num kickstarter) e muitas mentes brilhantes. Recordo-me por exemplo de Bob Blick, que fez o primeiro display POV que vi e muito bem documentado: http://www.bobblick.com/techref/projects/propclock/propclock.html. Também Roman Black, que sabia de eletrónica a potes (aprendi imenso a ler o que escrevia) e que tem projetos ainda populares após tantos anos, como o Linistepper.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Livro para um iniciante num mundo dos pic's
« Responder #4 em: 18 de Maio de 2017, 14:27 »
Curso de Microcontroladores PICmicro do Sérgio Sena: https://lusorobotica.com/index.php?topic=1041.msg10064#msg10064