collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Backups - HDDs  (Lida 6777 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Backups - HDDs
« em: 07 de Setembro de 2017, 10:15 »
Olá,

Como é que vocês fazem com backups (relativamente a informação que queiram mesmo guardar para todo o sempre  :P)?

Eu basicamente guardo fotos e tenho a informação replicada, num total o mesmo ficheiro está em 3 Discos diferentes:
  • PC do dia-adia
  • Atualizo\sincronizo depois a informação para um Disco Externo USB 2Tb
  • De tempos em tempos atualizo\sincronizo tudo do Disco Externo para um outro Disco que está noutra localização geográfica
Recentemente adquiri uma nova máquina fotográfica e um dos discos (do PC) está Full, pois eu tiro fotos no formato .RAW e cada foto são uns 30Mb. Estou a tentar fazer uma selecção e\ou converter as que não interessam muito para Jpg..

Com isto tive de comprar um disco interno de 2Tb para substituir o outro, agora tenho de o guardar.. como será melhor para o manter são e salvo de humidades e afins? Estava a pensar numa caixa de plástico com tampa, colocar o disco dentro daquelas saquetas anti-estáticas e fazer tipo uma "cama" por baixo com sílica (que podia ser daqueles sacos de areia para gatos que acho que tem sílica).

Sugerem outra coisa?

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Backups - HDDs
« Responder #1 em: 07 de Setembro de 2017, 10:36 »
eu sugeria gravares as fotos em dvd's. sao menos sujeitos a formataçoes ou erros catastroficos do disco rigido.
e alem disso libertam espaço em disco.
ha programazecos gratuitos para catalogar os ficheiros dos discos que te podem ajudar a catalogar tudo nos dvd's
e manteres uma lista de pesquisa actualizada, por exemplo numa base de dados que te diga logo em que dvd, esta a imagem que queres usar no momento.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Backups - HDDs
« Responder #2 em: 07 de Setembro de 2017, 10:44 »
Confirmo que os sacos de cristais para gatos são sílica.
Também podes meter o disco num saco ziplock, depois do anti-estatico e da sílica para garantir estanquicidade.

A tua solução parece-me boa (e melhor que a minha).
Os pontos que  ainda podes melhorar mas que não sei se justifica, baseado no que já li, é usares storage na cloud (não tenho recomendações), e já vi quem tenha um cofre chumbado fixo, à  prova de fogo e impermeável, mas por cá não são fáceis de encontrar sem custarem fortunas.

Lembrei-me que nunca li nada sobre a retenção de dados em HDD desligados. Acho que quando estão ligados e sem atividade vão-se refrescando (devo ter lido em qq lado). Talvez não seja pior ligar o disco de backup e fazer uma verificação de dados periodicamente se estiver parado demasiado tempo, antes que seja preciso e tenha problemas.

DVDs são pequenos para grandes volumes de dados, e podem sofrer do rot'(apodrecimento), podem não ser uma solução tão permanente como se julga.

« Última modificação: 07 de Setembro de 2017, 10:50 por jm_araujo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Backups - HDDs
« Responder #3 em: 07 de Setembro de 2017, 11:29 »
Citar
Lembrei-me que nunca li nada sobre a retenção de dados em HDD desligados. Acho que quando estão ligados e sem atividade vão-se refrescando (devo ter lido em qq lado).

Aí está uma coisa que me deu chatice recentemente. Descobri (da pior forma) que não é má ideia 'refrescarem-se' os discos uma vez por ano, mas fiquei com a impressão que uma boa parte dos discos não o fazem sozinhos mesmo ligados e deixados sozinhos. Provavelmente varia com o modelo.

De uma forma ou outra, uso este software (DiskFresh):

http://download.cnet.com/DiskFresh/3000-18512_4-75937078.html

Quanto aos DVDs arquivei recentemente uns 500 e, nos comerciais de música quase tudo correu bem, nos DVDs comerciais tipo ROM também quase não houve problema mas nos graváveis talvez um em cada 5 deu raia independentemente de serem de marca ou produto branco. Alguns tinham mesmo buracos bem visíveis.

Já agora tenham particular cuidado porque algumas marcas apoiam o veio do eixo das cabeças na tampa cromada que tende a ser ligeiramente flexível. Parece coisa que não lembra nem ao diabo.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Backups - HDDs
« Responder #4 em: 07 de Setembro de 2017, 11:36 »
Tenho dvd's e cd's de dados ás dezenas muitos deles ja gravados ha mais de 15 anos e o unico problema que surge nos mais antigos tem a ver com a velocidade de gravaçao ou o formato nem sempre ser compativel com o leitor que estiver a usar.
e nao estao guardados em nenhum sitio especial, estao dentro duma caixa de cartao, mas os discos estao todos dentros das caixas plasticas onde vieram na compra.

mas sei que tambem ha contentores proprios para conservar os discos DVD e CD da mesma forma que existe para discos rigidos. se eu fosse andar a comprar discos rigidos cada vez que encho o anterior ja deveria ter centenas de Terabytes de discos HDD ;)

Mesmo assim neste momento ja tenho 2 teras ocupados no pc...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Backups - HDDs
« Responder #5 em: 07 de Setembro de 2017, 11:45 »
Não consegues gravar muita informação num DVD, comparando com um HDD, e já tive casos em que os DVD´s deixaram de ler, depende das marcas\qualidade.. lembram-se dos Princos? Esses até passados uns meses se estragavam.. 

A longo prazo não opto por DVD´s, o preço dos HDDs hoje em dia não está tão elevado como antigamente, por muito mais espaço pagamos basicamente o mesmo, é certo que os ficheiros também aumentam de tamanho e um disco vai ficar cheiro mais depressa, mas confio mais em discos no que em DVDs.

Dentro dos Discos seria os SSD mas esses ainda são muito caros..

Clouds.. sou muito desconfiado com a Internet, não gosto de enviar conteúdos pessoais para Clouds da forma como as pessoas o fazem hoje em dia. São conteúdos normais mas são meus, e colocando-os numa cloud não sei quem tem ou pode vir a ter também acesso aos mesmos. Chamem-me o que quiserem mas gosto de manter a privacidade.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Backups - HDDs
« Responder #6 em: 07 de Setembro de 2017, 12:14 »
gostos nao se discutem ;)

a diferença entre armazenar files em dvd's todos arrumados e ordenados numa caixa e guarda-los numa cloud, é apenas no material do suporte dos dados porque no fundo estao ambos arrumados em centenas de discos todos ordenados numa caixa...

e realmente a caixa de ferro da cloud esta aberta a toda a gente que queira la entrar.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Backups - HDDs
« Responder #7 em: 07 de Setembro de 2017, 12:28 »
Nop a grande diferença é uns estarem em nossa casa e outros numa casa estranha, por muitos logins e seguranças que coloquem há sempre maneira de contornar (falhas de segurança).. por isso as clouds não são uma opção para backups destes. Para outras coisas sim mas para o que quero não.

Mas conheço imensa gente que o faz, mas é como tudo.. se não se importam e confiam no sistema, então siga.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Backups - HDDs
« Responder #8 em: 07 de Setembro de 2017, 12:44 »
Material em disco é preciso ter cuidado, conforme já foi dito. Convém ligar de tempos em tempos! A periodicidade não sei, mas por estes lados ligo de duas em duas semanas. Basicamente quando preciso de fazer backups!

DVD!
Comprei uma caixa de plástico, daquelas de 5 euros no continente! Comprei uma saca de congelados, 1.5€ no continente! Caixa de cartão, dvd lá dentro embalados na saca dos congelados! Tudo fechado na caixa de plástico!
Feito!
Não sei se é boa solução, mas foi a que arranjei  ::) :P

Ainda nos discos. Uma boa maneira de perder os dados em disco é ter que fazer manutenção ao pc! Já me aconteceu ter que retirar um disco de uma baia para a outra e pela estática o disco ter deixado de funcionar. Tive que o formatar, perdendo todos os dados! Penso que tenha sido pela estática! Pois o deslocamento foi de menos 1 minutos e nem toquei na placa do disco..... :-X :-\ é daquelas coisas que não percebem como acontecem e porque que acontecem!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Backups - HDDs
« Responder #9 em: 07 de Setembro de 2017, 17:54 »
Não sou nada stressado com backups. Em 1º lugar, há coisas que não merecem assim tanto ser tratadas como informação "essencial". Tenho 2 PCs praticamente sempre ligados, que fazem backups diários automáticos um para o outro. Para as coisas realmente importantes, de vez em quando é feito um back para um SD card. As operações de power on são sempre delicadas; os meus PCs têm UPS (são computadores portáteis :) ).
CDs e DVDs gravados em casa.... é para esquecer.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2017, 17:55 por Njay »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Backups - HDDs
« Responder #10 em: 07 de Setembro de 2017, 18:14 »
Atenção que o armazenamento em FLASH (SSD, cartões de memória) também não aguenta para sempre. Com o passar do tempo os bits podem mudar, e é cada vez pior com a diminuição do tamanho das células de memória e com mais níveis por célula (MLC).


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Backups - HDDs
« Responder #11 em: 07 de Setembro de 2017, 19:38 »
Esse tempo deve medir-se em décadas, acho que os leitores dos cartões que há hoje ainda vão desaparecer antes de começarem a perder bits :) . E tens sempre outras cópias.

Também é preciso ver outros aspectos relativos aos backups. Afinal quanto tempo queres guardar essa informação? Queres mantê-la depois de morreres?? Ou quando chegares a uma idade a que já "não ligas nada" a ela? E que sentido faz manter coisas como 1 gazilião de fotos que nem tu próprio voltaste a ver depois de as tirares? Acho que às vezes se entra muito em "histeria" por causa da duração dos backups. Essas preocupações fazem sentido em algumas aplicações, mas em geral não é o caso do individuo comum...

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Backups - HDDs
« Responder #12 em: 07 de Setembro de 2017, 20:48 »
Eu tenho TimeCapsule, mas brevemente vou comprar um NAS da WD como o do link abaixo.

A Amazon por norma costuma vender uns refurbished com garantia da WD a preços mais acessiveis.

https://www.pccomponentes.pt/wd-my-cloud-dl4100-nas-8tb
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Backups - HDDs
« Responder #13 em: 07 de Setembro de 2017, 22:49 »
Esse tempo deve medir-se em décadas, acho que os leitores dos cartões que há hoje ainda vão desaparecer antes de começarem a perder bits
Provavelmente, era só para ficar o aviso.
A JEDEC(entidade normalizadora) para SSDs de consumo define um mínimo de retenção no fim de vida de um ano, e certamente os fabricantes devem dar boas margens, além que chegar a esse fim de vida não é fácil, são muitos teras de gravação!

E também tocas noutro ponto importante, os formatos/interfaces/dispositivos ficam obsoletos e pode ser complicado sacar a informação mesmo que ainda esteja em bom estado. Por exemplo não sei o que faria se apanhasse um disco Zip  nos dias de hoje, mas houve uma altura antes dos CDR que foram muito populares.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Backups - HDDs
« Responder #14 em: 08 de Setembro de 2017, 00:38 »
Podes sempre montar um NAS em casa, um Pentium de 50€, uma board de outros 50-60€, uma caixa, e vais metendo discos onforme queres, com discos e fonte decente, estás a olhar para uns 500-600€, mas podes meter discos conforme precisas, FreeNas, ou algo do género.
Avr fanboy