collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Inquérito sobre compra colectiva de componentes  (Lida 3337 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Inquérito sobre compra colectiva de componentes
« em: 15 de Agosto de 2011, 08:45 »
Tenho verificado que, esporadicamente, fazem compras colectivas de produtos electrónicos.
Conhecendo as dificuldades na aquisição de componentes, pois eu também adquiro componentes para os meus projectos, gostaria de efectuar o seguinte inquérito aos membros do fórum:

Quais os  componentes que necessitam de encomendar , as quantidades e, eventalmente, as lojas/sites onde poderemos adquirir os respectivos componentes?

Como preferem efectuar o pagamento dos componentes: transferência bancária, envio à cobrança (mencionem a localidade), outro (mencionem qual)?

Qual o prazo que acham ser razoável para aguardarem por uma compra colectiva?

A minha intenção, com esta recolha de informação, é perceber quais são os componentes que necessitamos e tentar arranjar uma solução viável e organizada para todos os membros na aquisição de componentes, colmatando assim problema com a loja do fórum.

Caso estejam interessados em participar neste inquérito, poderão respondê-lo directamente aqui no fórum, por PM ou enviando um e-mail para jorgeaugusto@netvisao.pt

Os resultados do inquérito serão publicados aqui no fórum.

Obrigado

Cumprimentos,
Jorge Augusto
« Última modificação: 15 de Agosto de 2011, 09:53 por Tech_JA »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Inquérito sobre compra colectiva de componentes
« Responder #1 em: 15 de Agosto de 2011, 15:15 »
Os componentes é muito relativo, porque cada um tem os seus projectos e invenções pessoais.

Por não se pagar taxas de alfandega e companhia provavelmente a Mouser ou talvez a TME sejam as nossas melhores opções.

Pelo tipo de perguntas que fazes, estás com vontade de organizar compras colectivas?
Avr fanboy

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Inquérito sobre compra colectiva de componentes
« Responder #2 em: 15 de Agosto de 2011, 16:34 »
A minha ideia é arranjar uma solução viável para que os jovens, que estão a fazer os seus projectos de electronica/robotica, possam adquirir componentes mais em conta.
Como sabes, comprar um microprocessador, por exemplo à Mauser, e pagar os portes, torna qualquer pequeno projecto praticamente inviável, mas se comprarmos vários produtos, os custos relativos ao envio são diluídos e a aquisição dos componentes fica mais barata. Se, após efectuar algumas compras colectivas, verificar que funciona, tentarei criar uma maneira de ter as peças mais usadas sempre prontas para vos fornecer e a preços realmente acessíveis, fazendo uma loja virtual, tal como a que existe (?) no fórum, mantendo uma política de componentes e preços de envio acessíveis para todos.

Eu também faço (ou tento fazer) os meus projetos e, como exemplo, estou a fazer uma CNC caseira (muito rudimentar). Para este projecto necessitei de comprar o PIC 16F887. Efectuei a compra do IC numa encomenda colectiva e ficou a menos de 3€ cada IC, quando numa loja em Portugal pediram-me 15 € por cada IC. A ultima gota de água, e que me levou a pensar seriamente em arranjar uma alternativa viável, foi há uns dias quando tentei pedir uns samples à MICROCHIP: Depois de colocar todos os dados solicitados no site, recebi a informação de que não enviavam samples para Portugal. Não penso em encomendar um IC de 0,30 € e pagar 20 € de portes para fazer um teste que poderá nem ser o que necessito para o meu projecto…

Um exemplo prático de compra coletiva que tenho em mente:
Estou a pensar em adquirir um (1) arduino. Se houver interessados em efetuar uma compra colectiva, tentarei arranjar uma(s) empresa(s) que faça(m) um desconto em quantidade e aí todos lucramos com a encomenda coletiva. Por isso necessito dos dados que vos solicitei, para verificar se é uma ideia para por em prática ou se realmente estarei enganado e a deva arrumar na prateleira.


Abraço

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Inquérito sobre compra colectiva de componentes
« Responder #3 em: 15 de Agosto de 2011, 16:39 »
Tens lojas portuguesas com alguns componentes e coisas para Arudino por assim dizer, a ptrobotics, a InMotion e mais umas que nunca me lembro delas.
Samples só com emails não publicos, de empresas ou universidade é á vontade, tenho literalmente centenas de chips em casa, tudo samples.

Caso não tenhas visto um tópico que ai anda, compras colectivas podem correm mal, e demorar muito tempo, e com muitas pessoas passam a ter valores bastante elevados, e se tal coisa para na alfandega é uma porrada de todos os tamanhos.
Eu disse Mouser e não Mauser, são coisas completamente distintas.
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Inquérito sobre compra colectiva de componentes
« Responder #4 em: 15 de Agosto de 2011, 17:18 »
Mouser e Mauser são de facto coisas diferentes...

Mas o mais engraçado é que a Mauser usa o nome Mouser tb... pelo menos no dominio .PT. Bela estratégia para quem se engana a digitar o URL... :)

www.mouser.com é uma coisa
www.mouser.pt e www.mauser.pt é a mesma coisa...

curioso... :)

Eu estou farto de mandar vir samples da microchip e tem chegado tudo a casa...

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Inquérito sobre compra colectiva de componentes
« Responder #5 em: 15 de Agosto de 2011, 18:24 »
Engano meu: queria escrever Mouser Electronics, e escrevi Mauser

Offline patinhofeio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 73
Re: Inquérito sobre compra colectiva de componentes
« Responder #6 em: 16 de Agosto de 2011, 00:34 »
Boas.
O meu Arduino comprei-o na G7 - eletrónica, e acabou por ser o mais barato que encontrei.
A G7, funciona basicamente como a ideia que originou este tópico. É um grupo de malta porreira que faz alguns serviços e gere stoks de alguns componentes para facilitar quem deles precise.
Tal como foi referido aqui, compras conjuntas de forma geral dão confusão. Ou porque demora e depois há quem se negue, ou porque para na alfandega e quem encomendou descarta-se de pagar as taxas, etc etc. Alem disso, só justificava se fosse para um grupo de malta da mesma zona. Já ouvi dizer que há por aí alguns locais em que a malta se junta para trabalhar e trocar ideias entre todos(tipo open space work) Para aí justificava já que os portes eram todos para o mesmo local.
Como já foi dito também a necessidade de componentes é algo muito variável, depende do projeto em questão.
Não quero com isto "matar" a tua ideia, é apenas a minha opinião.
Abraço

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Inquérito sobre compra colectiva de componentes
« Responder #7 em: 16 de Agosto de 2011, 01:43 »
Está uma lista neste tópico. Ainda assim não vais encontrar sempre o que queres, isso é verdade.

http://lusorobotica.com/index.php?topic=86.0