collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: POWERFIX® Termometro a Infravermelhos  (Lida 11314 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
POWERFIX® Termometro a Infravermelhos
« em: 18 de Janeiro de 2016, 23:57 »
POWERFIX® Termometro a Infravermelhos (LIDL 11 Jan - 24.99€)



Indica as perdas de calor nas janelas, portas e isolamentos, bem como rápida e confiável localização de fugas térmicas e zonas frias.
Indicador acústico e visual de variação de temperaturas:

Display muda de cor com base em medições proximidade com a temperatura de referência:
Verde = correspondência aproximada / Vermelho = mais quente / Azul = mais frio
3 níveis de sensibilidade (°C): +/- 0.5, 3 ou 5.5

Faixa de medição: -50 a + 380 °C
Medidas em ° C ou ° F
Pilha incluída

Precisão:
>0ºC = 1.5ºC
<0ºC = 3ºC

Distância:Alvo = 12:1 (teve de ser calculada, não consta em lado nenhum)
Exemplos Distância:Alvo = 10cm:0.83cm ; 120cm:10cm

obs: Andava à procura de um sensor de temperatura para detectar avarias, entretanto este tem pouca precisão para o efeito, pois o laser está afastado cerca de 20mm do sensor IR (paralelo ao mesmo).
Uma forma que vejo para ultrapassar isto é através de espelhos para que o laser fique centrado com o sensor.
Pelo que andei a ler, o espelho deve ser feito de metal polido se for para IR... vamos ver
- Estive a pensar melhor e vou antes colocar um vidro para deflectir o laser 11º, as medições serão a uma distância de 10cm e fico com um alvo de +-8mm
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2016, 12:38 por dropes »

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: POWERFIX® Termometro a Infravermelhos
« Responder #1 em: 19 de Janeiro de 2016, 15:35 »
Será que tem algum interesse fazer o ponteiro lazer coincidir tanto com a medição, já que o lazer apenas serve para saberes +/- para onde estas a apontar e quanto mais afastas da superfície que estas a medir menos preciso é por estar a medir uma área cada vês maior.
PDI

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: POWERFIX® Termometro a Infravermelhos
« Responder #2 em: 19 de Janeiro de 2016, 18:52 »
Quanto mais curta a distância menor a área a medir, logo maior precisão, até aí estou de acordo.
É por isso que estipulei 10cm, entretanto a esta distância fico com uma referencia (que é dada pelo laser) 2cm acima.



obs: quanto à sua utilidade para verificar fugas nas portas e janelas, confirmo funcionar
enquanto estiver a carregar no gatilho, as leituras vão sendo efetuadas sucessivamente

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: POWERFIX® Termometro a Infravermelhos
« Responder #3 em: 19 de Janeiro de 2016, 19:22 »
Dois centímetros ainda é muito para pequenas peças, onde utilizava um termómetro desses era em ar condicionado e em saída de grelhas principalmente e não fazia diferença por serem grandes, mas para electrónica já é muito e mesmo para a tubagens dos gases, mas acho que o que tinha-mos na empresa não tinham essa distancia.
Um dos principais problemas desse termómetro é a difícil, se não impossível medição em superfícies polidas/espelhadas por causa dos reflexos.
PDI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: POWERFIX® Termometro a Infravermelhos
« Responder #4 em: 20 de Janeiro de 2016, 21:16 »
essa imagem devia ser considerada enganosa, é que estao querendo associar a esse termometro funçoes que nao realiza.. Funçoes de imagem espectral é uma funçao de termometros que ainda sao algo caros.. e tb nao funcionam a grandes distancias, normalmente sao pra usar a curtas distancias.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 21:18 por Hugu »

Offline Vdsm1994

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: POWERFIX® Termometro a Infravermelhos
« Responder #5 em: 20 de Janeiro de 2016, 21:32 »
Se abrires o equipamento certamente que consegues mudar o ângulo de saída do laser. Penso que seria uma solução mais fácil.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: POWERFIX® Termometro a Infravermelhos
« Responder #6 em: 20 de Janeiro de 2016, 21:41 »
Pois, não é uma camera IR e realmente a foto engana um pouco quem não souber o que está a comprar.
Por 25€ uma camera IR + processador de imagem + display RGB era mesmo um achado, este valor só daria para o display.

Ontem testei o aparelho com uma lâmpada incandescente 12V 50W a 1 metro, o laser deveria funcionar, mas não, tive à mesma de inclinar ligeiramente para cima de forma a apresentar a temperatura, realmente é muito preciso, a porcaria do laser é que me atrofia.

@Vdsm1994, ao inclinar o laser vou ter 2 problemas, o 1º é que só posso inclinar para uma distância, pois as restantes vão falhar, 2º o aparelho tem um encaixe manhoso, ainda não descobri como se abre porque os parafusos estão atrás de uns plásticos...

Tinha a ideia de colocar um vidro a deflectir o laser para medir a 10cm , entretanto experimentei uma coisa, que foi colocar um ferro com 5mm de largura mesmo ao meio do sensor, resultado, não detectou o ferro e continuou a ler perfeitamente o que estava à frente, por isso vou colocar 2 espelhos para que o laser fique exactamente ao centro do sensor.
Estou a pensar usar daqueles espelhos dos grupos-ópticos, são pequenos e até posso partir ao meio.

Outra coisa gira que também experimentei foi medir através de um vidro, não detectou nada que estivesse do outro lado.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 21:44 por dropes »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: POWERFIX® Termometro a Infravermelhos
« Responder #7 em: 21 de Janeiro de 2016, 02:22 »
O vidro "comum" (o que quer que seja que isso quer dizer... de sílica?) bloqueia os infravermelhos. Por isso as lentes de câmaras térmicas são de outros materiais como quartzo (ver mais abaixo).
Tenho um termómetro desse género, o mais comum, sem a cor rgb do display. Foram 17€ mas vindo da China, claro. Esse para algo comprado cá não está nada mal de preço. Podes brincar fazendo uma foto de longa exposição e varrendo um local com a pistola.

Tenho uma câmara térmica, tb é em formato pistola. Um dia destes posso mostrar-te se tiveres curiosidade.

« Última modificação: 21 de Janeiro de 2016, 17:43 por Njay »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: POWERFIX® Termometro a Infravermelhos
« Responder #8 em: 21 de Janeiro de 2016, 04:08 »
Varrimento é a camera térmica de pobre :P mas é o melhor que se pode arranjar.

Pode ser feito de duas formas:
-Usando 2 servos XY em que no computador vai anotando a leitura, além de gerar os PWMs
-Por exposição prolongada em que uma web-camera fica imóvel enquanto se passa a pistola com um LED RGB preso a esta, apontado para a frente, este LED vai mudando de cor conforme a temperatura, iluminando a zona de leitura, no final a imagem prolongada registará as cores sobrepostas (sem luz ambiente).

O enorme problema destes dois métodos é a velocidade de captura, pois o sensor demora muito tempo a registar e não tenho pachorra de esperar 1min para ter uma imagem de 14x14 pix.

O vidro é temperado, se for um espelho acontece o mesmo; não sabia que tinha de ser de quartzo, então esse tipo de vidro deixa passar de UV até IR?!

Também a comprei para ajudar a reparar uma fonte, é de uma plotter HP5500, foi por isso que também construí um medidor ESR; tenho outra fonte igual que está boa de outra plotter e troquei quase todas as peças de uma para a outra, continua a falhar após 1seg mesmo com arranque forçado (sem protecção), as tensões começam bem mas depois baixam até um valor não aceitável, tipo 15V até 10V, não sei que faça e já lá vão 2 meses que ando à volta daquilo :( uma nova andaria entre 150 a 200 mas não sou de desistir...
Esquemas não há, nos fóruns também pouco dizem... na sei.
As medições com osciloscópio só podem ser feitas no secundário, ficando na duvida o que se passa no primário.
SIM, já troquei todos os electrolíticos.

Ah, a camera térmica, sim adorava ver, e se detectar um pixel diferente desta placa que referi seria o pixel mais bonito que alguma vez virei LoL

Curiosidade: camera ou câmara de filmar?
Ambas estão correctas, camera é considerado um estrangeirismo inglês também aceite.
O que será incorrecto é dizer "câmera", pois não existe, só no Brasil.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2016, 04:14 por dropes »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: POWERFIX® Termometro a Infravermelhos
« Responder #9 em: 21 de Janeiro de 2016, 11:04 »
Nas camaras IR as lentes costumam ser de germânio, uma das partes mais caras.

http://en-us.fluke.com/products/infrared-cameras/ir-lenses.html
"All Fluke infrared lens glass optics are made with 100% diamond-turned germanium"

Preços (abrir o link sentados para não cair de cu):
http://www.edmundoptics.com/optics/optical-lenses/aspheric-lenses/germanium-infrared-ir-aspheric-lenses/3335/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: POWERFIX® Termometro a Infravermelhos
« Responder #10 em: 21 de Janeiro de 2016, 12:07 »
Mas isso é em camaras a sério, brinquedos silicio serve.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: POWERFIX® Termometro a Infravermelhos
« Responder #11 em: 21 de Janeiro de 2016, 13:19 »
Não sei...
Os termómetros IR são sensíveis dos 5um-15um:
Um sensor "Genérico" https://www.sparkfun.com/products/9570
Citar
The wavelength pass band of this optical filter is from 5.5 till 14?m. 

Mas a janela de transmitância do quartzo (SiO2) acaba nos 4um:


Não me parece que funcione.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: POWERFIX® Termometro a Infravermelhos
« Responder #12 em: 21 de Janeiro de 2016, 14:48 »
Um sensor "Genérico" https://www.sparkfun.com/products/9570
Interessante esse sensor, tem saída PWM ou SMBus deve ser mais rápida a leitura desta forma.

"An optical filter (long-wave pass) that cuts off the visible and near infra-red radiant flux is integrated in the package to provide ambient and sunlight immunity The wavelength pass band of this optical filter is from 5.5 till 141.1m (except for xCH and xCI type of devices which incorporate uncoated germanium lens)"

@jm_araujo, gostei das lentes da Fluke :o a que tem este brinquedo é de plástico, se é especial ou não, funciona.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: POWERFIX® Termometro a Infravermelhos
« Responder #13 em: 21 de Janeiro de 2016, 17:45 »
Nas camaras IR as lentes costumam ser de germânio, uma das partes mais caras.

É isso, o quartzo não está incluído, obrigado pela correcção.
Fica uma lista de uma série de materiais e "coatings" mais comuns em lentes IR e respectivas propriedades:

http://www.photonics.com/EDU/Handbook.aspx?AID=25495