collapse

* Posts Recentes

Motoserra Stihl 120C por almamater
[09 de Outubro de 2024, 17:01]

Meu novo robô por josecarlos
[06 de Outubro de 2024, 13:33]

Sirene NOVA maluca por dropes
[01 de Outubro de 2024, 18:26]

Shelly em jeito de watchdog por TigPT
[30 de Setembro de 2024, 21:21]

Transmissão de energia sem fios por dropes
[21 de Setembro de 2024, 16:50]

Spot Welder - O que acham? por jm_araujo
[20 de Setembro de 2024, 09:34]

Fita Isoladora - Tipos ou Qualidades diferentes? por dropes
[21 de Agosto de 2024, 15:53]

Cabo/Tubo? para passar ligação sensores - horta por SerraCabo
[21 de Agosto de 2024, 12:14]

Impressora - Valerá a pena? por dropes
[16 de Agosto de 2024, 17:09]

Fonte Monitor Samsung por jm_araujo
[14 de Agosto de 2024, 14:49]

Autor Tópico: Impressora - Valerá a pena?  (Lida 1255 vezes)

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
Impressora - Valerá a pena?
« em: 11 de Julho de 2024, 16:16 »
A semana passada deram-me uma impressora 'supostamente' avariada, ia para o lixo e obviamente que aceitaei a oferta :)

HP Color LaserJet Pro M452dn

Esatava numa empresa em que diariamente imprimia umas quantas folhas, entretanto deixou de imprimir, as funcionárias diesseram-me que havia uma película no sitio dos toners e que começaram a puxar até não haver mais (!?), presumo que seja a película do rolo de fusão?

Bom, deram-me a impressora e toners praticamente cheios porque não são compatíveis com a nova printer que já têm.  8)

Entretanto já tirei o bloco do fusor, pois pela descrição do problema parece-me que seja isso a causa do 'deixou de imprimir'.

A minha dúvida, e é por isso que peço as vossas opiniões, mudariam este bloco de fusão? pois parece-me que é uma das coisas que se costuma mudar, o problema é que o modelo está descontinuado mas acho que ainda se deve arranjar na china claro.

Este vídeo foi o que segui para sacar o bloco, nada de mais na realidade:

Sinceramente não sei se é fácil desmontar o bloco todo e colocar apenas os rolos, o preço é bem diferente: Fuser Film Sleeve + Lower Pressure Roller

Ou comprar logo o bloco inteiro, correndo o risco de não ser bem disto mas pronto, um tiro no escuro: Fuser Unit for HP M452nw

O que fariam?

De um modo assim geral a impressora está com vestígios de muito uso, assim po suja e tal mas nada que uma assopradela não limpe :) se tivesse +/- a certeza que o bloco iria resultar, não me importava de arriscar.. pois pelo que li é uma boa impressora.

Já agora umas fotos do animal:

Este é o resultado de uma impressão atual, os pontos coloridos diria que vem dos rolos por onde passa o papel e por estarem um pouco sujos:

« Última modificação: 11 de Julho de 2024, 16:23 por almamater »

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
Re: Impressora - Valerá a pena?
« Responder #1 em: 11 de Julho de 2024, 16:36 »
Se imprimires alguma coisa a cores, com os 4 toners metidos, o que sai?
Se sair página com a impressão mas é facilmente "esborratada", é do fusor e deve ser fácil resolver.
Se sai a pagina em branco, há aí merda da grossa, problemas no(s) laser(s) ou na parte eletrostática (HV) e não sei será fácil dar com a falha.

Offline zordlyon

• Mini Robot
  • *
« Responder #2 em: 11 de Julho de 2024, 18:03 »
Tive exatamente a mesma situação à 2/3 semanas.
Tenho uma canon mf728cdw que do nada ao fim de 4 anos de uso diário num escritório começou a imprimir riscas sólidas ao longo das folhas e espaçadas uns 4/5cm..

Liguei para a assistência Canon, conclusão uma impressora de 379€, ao fim de 4 anos, levaram-me 100€ para vir cá fazer a assistência e deram me um orçamento de 440€ para arranjo.

Escusado será dizer que arrumei para canto a impressora, e como estavamos a precisar de A3, acabei por comprar uma "profissional" Xerox.

Mas, também tenho aqui a Canon que me deixa com vontade de a abrir e ver o que ela tem visto que "já não se perde nada", alguém tem dicas também para mim? :P

Desculpa pela invasão no teu tópico @almamater.

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #3 em: 11 de Julho de 2024, 18:05 »
Se imprimires alguma coisa a cores, com os 4 toners metidos, o que sai?
Se sair página com a impressão mas é facilmente "esborratada", é do fusor e deve ser fácil resolver.
Se sai a pagina em branco, há aí merda da grossa, problemas no(s) laser(s) ou na parte eletrostática (HV) e não sei será fácil dar com a falha.

Ok, quando dizes "problemas no(s) laser(s) ou na parte eletrostática (HV) ". essa parte está dentro do bloco que tirei certo? Ou seja, se adquirir um bloco novo a probabilidade de funcionar até existe?

A impressão (com os 4 toners metidos) sai como mostro na imagem das folhas, mas o que me foi dito é que retiraram uma película de cor cinza que foi aparecendo e pensavam que era algo que 'estava a mais'.. e desde aí que ficou sem imprimir nada.. portanto, películas só me lembro dos rolos do fusor.. estarei errado?

zordlyon, sem problema  :D
« Última modificação: 11 de Julho de 2024, 18:28 por almamater »

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #4 em: 11 de Julho de 2024, 18:31 »
Ok, quando dizes "problemas no(s) laser(s) ou na parte eletrostática (HV) ". essa parte está dentro do bloco que tirei certo? Ou seja, se adquirir um bloco novo a probabilidade de funcionar até existe?
Essa parte que tiraste parece-me o bloco fusor, o que faz com que o toner "derreta" e fique fixo ao papel. Se não há nada na página para "fixar", trocar o bloco não adianta nada, e a probabilidade de voltar a funcionar é zero.
A impressão (com os 4 toners metidos) sai como mostro na imagem das folhas, mas o que me foi dito é que retirarram uma película que foi aparecendo e pensavam que era algo que 'estava a mais'.. e desde aí que ficou sem imprimir nada.. portanto, películas só me lembro dos rolos do fusor.. estarei errado?
Essa película soa-me mais ao revestimento dos tambores, e não é suposto sair (nem começar a sair). Não terão tentado imprimir autocolantes ou algo do género e deram cabo dos tambores? Ora vê se os toners tem este aspeto (rolos coloridos esverdeados)?

Se não tiverem esse revestimento, é trocar os toners. Na Onbit (recomendo) um jogo de toners novos são 40€. Nunca fiquei mal com os tinteiros e toners que eles vendem.

Se tiverem o revestimento, foi o gerador de  HV (que carrega os tambores eletrostáticamente) ou o laser que foi com as couves. Eu continuo a votar nesta opções porque me parece muito estranho que conseguissem dar cabo de 4 tambores de uma vez só, mas há utilizadores muito habilidosos.
« Última modificação: 11 de Julho de 2024, 18:34 por jm_araujo »

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #5 em: 11 de Julho de 2024, 19:15 »
Os toners têm de facto esse revestimento.. :\

Xi.. não me digas que destruiram outra coisa.. estava convencido que era algo do bloco do fusor :\

Há algum teste que possa fazer para ver se de facto o laser está OK e o gerador de HV?

Se tiverem o revestimento, foi o gerador de  HV (que carrega os tambores eletrostáticamente) ou o laser que foi com as couves. Eu continuo a votar nesta opções porque me parece muito estranho que conseguissem dar cabo de 4 tambores de uma vez só, mas há utilizadores muito habilidosos.

;D Habilidosas as pessoas são sempre.. para o que não interessa por vezes. O que me disseram foi que ela começou a imprimir uns 'artefactos' estranhos, tipo, numa imagem a preto apareciam uns triângulos brancos por exemplo, até deixar mesmo de imprimir e saía tudo a branco (mesmo com toners novos, estes que me deram tb). Depois começou a sair a tal película 'cinza' (por onde saem as folhas) e que puxaram e aquilo foi saindo.. mas que também não resolveu.

Acho que ainda perguntaram a uma loja de informática se tinha arranjo e não deram grande hipótese ou nem quiseram ter esse trabalho..
« Última modificação: 11 de Julho de 2024, 20:03 por almamater »

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #6 em: 12 de Julho de 2024, 11:17 »
Essa película não faço ideia do que seja, até pode ser do fusor, mas não adianta nada trocar o mesmo se o toner não chega ao papel.

Há algum teste que possa fazer para ver se de facto o laser está OK e o gerador de HV?

Não sei. Nunca reparei nenhuma, as minhas habilidades de diagnóstico são porque conheço quais os componentes que integram a impressora e princípio de funcionamento, que é muito semelhante às fotocopiadoras clássicas (num caso o tambor é excitado pelo laser, noutro pelo reflexo da página iluminada). Tinha de procurar online ou perguntar ao chatGPT/Gemini/Copilot, mas isso também podes fazer tu ;)

Edit:
Não resisti, perguntei ao copilot como testar o HV, deu esta sugestão:
https://support.hp.com/us-en/document/c02205773

Bem esgalhada a ideia. Basta fazer num dos toners!

« Última modificação: 12 de Julho de 2024, 11:22 por jm_araujo »

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #7 em: 12 de Julho de 2024, 11:51 »
 ;D ;D ;D és o maior!

Gosto mesmo das tuas análises  :P nunca me lembraria do raio do ChatGpt.. vou experimentar isso.

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #8 em: 12 de Julho de 2024, 16:32 »
Humm acabei por não fazer esse teste ainda porque, quando estava a montar o bloco do fusor reparei que havia 2 pedaços caídos no fundo da impressora da tal 'fita\película' cinza que me falaram.. e agora a ver uns vídeos no youtube reparei de onde é que aquilo veio.. não é de facto do bloco do fusor, é de um rolo que está agregado à mecânica dos toners.. de pressão?! Não sei para que serve:

Os restos da Fita que encontrei:

Segundo percebi pelos vídeos vieram deste rolo:

Que por acaso está cheio de pó preto do toner.. simplesmente depositado como ainda se consegue ver na foto

Nos vídeos onde percebi isto reparei que este rolo tem uma fita cinzenta:

Ainda bem que não me aventurei logo a comprar o bloco do fusor.. neste caso não sei mesmo se isto tem arranjo.. tenho de investigar que rolo é este..
« Última modificação: 12 de Julho de 2024, 16:34 por almamater »

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #9 em: 12 de Julho de 2024, 16:52 »
https://www.precisionroller.com/transfer-belt-units-for-hp-color-laserjet-pro-m452dn/details_86269.html
Isso explica o problema, é esta peça que tens de substituir.
Nesta impressora o papel não passa nos tambores do toner, primeiro é transferido para um "passadeira de transferência", que depois o passa para o papel. Sem essa "passadeira" o toner não tem como chegar dos toners até ao papel, e por isso é que não imprime.
Desconhecia a existência desse passo intermédio, mas faz sentido, evita o papel andar às voltinhas e deve diminuir os encravanços.
Já sabes a peça que procurar!

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #10 em: 12 de Julho de 2024, 22:53 »
 :o 366€ ? xii.. não compensa infelizmente.. pena..

Mas obrigado pela excelente análise mais uma vez :)

P.S.: Parece que há mais barato noutros lados.. humm vou ver melhor
« Última modificação: 12 de Julho de 2024, 22:55 por almamater »

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #11 em: 13 de Agosto de 2024, 20:14 »
Bom, mandei vir a peça em causa para ver se resolvia a situação, já chegou e estive a montar isto hoje:

Agora já imprime, mas as folhas saem com riscos às cores... será dos rolos dos toners ou de algum rolo mais à frente? eu tentei limpar o máximo possível por dentro dela e ainda assoprei tudo com um 'aspirador\assoprador'..

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #12 em: 14 de Agosto de 2024, 16:10 »
 ;D ;D

Entretanto resolvi os riscos... o dia todo de volta disto até agora! Aprendi a limpar\abrir toners.. limpei os 3 toners que estavam muito sujos, cheios de pó na 'lixeira' como chamam aquilo... saiu imenso pó, montei de novo e... yeah! Impressão sem riscos  8)

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #13 em: 14 de Agosto de 2024, 17:54 »
Menos lixo eletronico, e uma impressora laser a cores a preço desconto, com lição de reparação junto. Boa!

Offline dropes

• Mini Robot
  • *
« Responder #14 em: 16 de Agosto de 2024, 17:09 »
Muito bem  :)
Foi meio arriscado, mas estou a ver que deste conta do recado.
Nunca lidei com  uma impressora LASER a cores, apenas jato de tinta, dão para o serviço e uso apenas o preto.