collapse

* Posts Recentes

Motoserra Stihl 120C por almamater
[09 de Outubro de 2024, 17:01]

Meu novo robô por josecarlos
[06 de Outubro de 2024, 13:33]

Sirene NOVA maluca por dropes
[01 de Outubro de 2024, 18:26]

Shelly em jeito de watchdog por TigPT
[30 de Setembro de 2024, 21:21]

Transmissão de energia sem fios por dropes
[21 de Setembro de 2024, 16:50]

Spot Welder - O que acham? por jm_araujo
[20 de Setembro de 2024, 09:34]

Fita Isoladora - Tipos ou Qualidades diferentes? por dropes
[21 de Agosto de 2024, 15:53]

Cabo/Tubo? para passar ligação sensores - horta por SerraCabo
[21 de Agosto de 2024, 12:14]

Impressora - Valerá a pena? por dropes
[16 de Agosto de 2024, 17:09]

Fonte Monitor Samsung por jm_araujo
[14 de Agosto de 2024, 14:49]

Autor Tópico: Spot Welder - O que acham?  (Lida 528 vezes)

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
Spot Welder - O que acham?
« em: 06 de Setembro de 2024, 10:15 »
Nunca fiz muitas operações com baterias 18650 e quando fiz usei simplesmente o ferro de soldar (tendo os devidos cuidados) e deu para o que queria. Recentemente tenho tido a necessidade de 'arranjar' um ou outro eletrodoméstico (como por exemplo aquelas bombas de água da moda que se metem nos garrafões 5l), aquilo vem com uma bateria mas nem sempre é a melhor ou nem está nas melhores condições.. e começo a não gostar de soldar diretamente com o ferro.. e como já ando há algum tempo para arranjar um brinquedo destes... no entanto deparei-me com dezenas destas coisas e parece-me que é tudo muito 'fraco'  ::)

Pergunto se alguém tem uma "máquina" destas e o que recomenda.

O que andei a ver no Aliexpress foi este (parece que a fonte de alimentação que enviam não é a mais potente, mas pronto): LINK
« Última modificação: 06 de Setembro de 2024, 10:18 por almamater »

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
Re: Spot Welder - O que acham?
« Responder #1 em: 06 de Setembro de 2024, 11:20 »
Há tempos andei com o mesmo problema. Muitas coisas para reparar com baterias 18650, e soldar faz-me espécie. Entretanto encontrei umas  baterias de trotinetes no OLX a bom preço e tive sorte na qualidade, desmontei-as e fiquei com umas dezenas de 18650 em stock e em bom estado para as necessidades.

Quando estava a ver os  spot welders, há uns muito baratos que não são mais que umas LI-PO e um controlador básico que toda a gente se queixa que não duram muito tempo. Encontram-se no Ali e Banggood por menos de 50€, é fugir deles.

Depois há os mais "sérios" baseados em transformador, SUNKKO 737G e similares encontrei a "bom preço" na Vevor, mas parecem-me demasiado caros para um transformador e um controlador com um triac.

Depois há os DIY, a começar nos transformadores de microondas modificados, a passar pelos controladores chineses ligados a uma bateria Li-Po de RC ou bateria de chumbo automóvel (com má reputação, com tendência a queimar os mosfets se não forem modificados), e no topo o Kweld, um kit desenvolvido por um membro do EEVBlog, muito bom mas caro que dói.

Depois de ponderar seriamente o transformador de microondas (até guardei uma ponta de cabo de cobre grosso que me arranjaram), chegamos ao que parece que estou a evitar desde o inicio da resposta: os de descarga capacitiva com supercondensadores, que é o que meteste link.
O preço pareceu-me razoável, tem um aspecto de produto acabado e os reviews eram razoaveis, apesar de um ou outro se queixar que os supercondensadores não chegaram em condições (são reciclados). Decidi arriscar, encomendei no Ali numa loja com stock na europa a bom preço, não demorou muito a chegar e tem funcionado bem, já devo ter ultrapassado a centena de soldas sem problemas e sempre com muita qualidade. É maior e mais pesado do que parece nas fotos, e precisa de cerca de 15 minutos desde que se liga até ficar pronto a primeira vez (carregar os condensadores), a partir daí não é preciso esperar mais.
Já o tive de abrir porque o ecrã em vez de soldado está ligado com um conector e estava a fazer mau contacto. Aproveitei para verificar que estavam os parafusos de ligação de potência todos bem apertados, reencaixei o display e continua a funcionar bem. Se volta a acontecer soldo o conector do display.
O link do meu é este: Aliexpress

« Última modificação: 06 de Setembro de 2024, 11:23 por jm_araujo »

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #2 em: 06 de Setembro de 2024, 15:07 »
 ;D ;D :D  Uau!! Tudo o que disseste foram as minhas dúvidas, quando encontrava algo que podia funcionar acabava sempre por achar demasiado caro para as minhas necessidades ou então muito mau em termos de reviews..

Assim sendo, não precisas de dizer mais nada... Obrigado pelo feedback! Sempre com bastante utilidade!

Vou avançar para a minha ideia e já que foi também o que fizeste  :P  vou ver a loja do teu link.

Thanks!!!!!!

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #3 em: 14 de Setembro de 2024, 15:15 »
Jm_araujo  :) já chegou:

Alguma recomendaçao? Ainda não liguei nada.

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #4 em: 15 de Setembro de 2024, 09:56 »
Tens MP, mas doutro assunto :)
É ligar e fazer experiências para ver quais os parâmetros que te funcionam melhor, para mim é 2s de atraso e nível 20 de potencia.
Vi online a recomendar abrir e verificar que está tudo apertado nas ligações de potência. No meu estava tudo bem. Mas se quiseres ver as entranhas, tens 4 parafusos escondidos pelos pés de borracha. Não é preciso avisar o perigosos que são esses condensadores carregados, pois não? Já esperimentei soldar fios a PCBs sem mexer nos parâmetros, e é "giro" vaporizar ilhas na PCB e fazer fios incandescentes, isso sem aumentar a potência. Não é definitivamente um brinquedo.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2024, 10:04 por jm_araujo »

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #5 em: 15 de Setembro de 2024, 22:17 »
 :P Possa são mesmo potentes!

Eu costumo abrir sempre estas coisas para ver se vem tudo direitinho.. nunca confio muito nos chineses quanto aos acabamentos..

Quando testar aviso  ;D

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #6 em: 19 de Setembro de 2024, 23:19 »
Bom, não testei ainda mas já o abri, parece-me tudo Ok.. os parafusos estavam apertados..

Amanhã a ver se faço uns testes  ;D

P.S.: Já agora, já te passou pela cabeça usar uma fonte melhor? Tenho aqui tantas ATX com mais potência que esta que eles enviam.. devia ser mais rápido o carregamento não?
« Última modificação: 19 de Setembro de 2024, 23:23 por almamater »

Offline jm_araujo

• Mini Robot
  • *
  • NERD!
« Responder #7 em: 20 de Setembro de 2024, 09:34 »
Não carrega mais rapido, já liguei a uma fonte para medir a corrente e a que vem é adequada.
Incomoda um pouco não ficar logo disponível, mas é questão de te habituares a ligar logo no início, enquanto preparas as pilhas e cortas a fita de níquel.
Tenho muito respeito por esses condensadores (há quem lhe chame cagaço).